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Redação com Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos

Com foco na elaboração de documentos oficiais e técnicos de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (3a ed.) e Decreto no 9.758/19. Inclui, ainda, as melhores práticas do projeto Plain Language (linguagem simples) no setor público.

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

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Anos

de credibilidade

0

Clientes

fidelizados

0

Pessoas

capacitadas

0

Cursos e
seminários

realizados

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

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Destaque do Curso

Apresentação

Nos últimos 40 anos, a Administração Pública Brasileira passou por grandes transformações, sobretudo como parte do trânsito para a democracia. Desenvolveram-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda não foram removidas. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e a sua administração.

Linguagem Simples no Setor Público esse é um tema muito importante para todas as pessoas, mas principalmente para quem trabalha no governo. Você vai ver como a linguagem é um ponto central para prestar melhores serviços públicos e um instrumento importante para promover a inclusão e garantir direitos.

Assim, a expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.

Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.

O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos técnicos e administrativos é de suma importância para o bom funcionamento institucional.

Este curso foi idealizado a partir dessa visão, com o objetivo de refletir as evoluções do mundo digital e desenvolver técnicas de comunicação e expressão escrita na redação oficial e técnica, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, publicada em 27/12/2018 e o Decreto n. 9.758, 11/4/2019.

Objetivo geral

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos e oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional, de acordo com o novo Manual Redação da Presidência da República, em vigor a partir de 27/12/2018.

Objetivos específicos
Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
Melhorar o fluxo de comunicação inter e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.
Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir documentos com propostas de recomendações e determinações, de acordo com critérios de clareza, convicção, concisão, exatidão, relevância e objetividade.
Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que a língua é o suporte desse processo.

Público alvo
Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos; ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

Resultados esperados

O programa consubstancia a compreensão de que o conhecimento – valor intangível – passou a ser o meio dominante, o substituto último de todos os meios de produção. Nesse novo contexto, a escrita profissional ganha relevo todo especial. Dominá-la com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento.

Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a:

Aprender com erros e acertos, identificados com base na análise e reescritura de textos técnicos e de documentos oficiais;
Atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual;
Implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos profissionais que produzem;
Rever seus mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.

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Telefone:
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Caso tenha um CUPOM, insira aqui:
Ligue agora: 27 3340-0122

Modalidades

#

online/aovivo

.

Programa
A empatia e assertividade no ato de escrever;
Plain Language – Linguagem Simples no Setor Público: uma questão de cidadania
Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
O que faz a qualidade dos textos profissionais;
A linguagem dos documentos oficiais;

Príncipios norteadores da produção textual

Diferenças entre língua, linguagem, adequação linguística e as variações;
Principais parâmetros que distinguem a comunicação oficial dos demais tipos textuais;
Competência textual: escrever de forma adequada;
A elaboração do texto – mecanismos geradores;
O uso da linguagem técnica;
Os níveis de linguagem;
Vícios de linguagem
Estilo e linguagem do moderno texto administrativo;
Semântica: palavras e expressões adequadas;
Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;
Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor;

As comunicações oficiais e as mais recentes atualizações

Redação de documentos oficiais com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, atualizada e ampliada, publicada em 27/12/2018

Funcionalidades da Redação Oficial, seu espaço de circulação;
Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;
Signatário
Cargos interino e substituto
Signatárias do sexo feminino
Grafia de cargos compostos

Tipos de documentos

Variações dos documentos oficiais
Correio Eletrônico (E-mail ) como documento oficial de comunicação;
Valor documental;
Forma e Estrutura;
Ofício;
Ofício conjunto;
Ofício conjunto circular;
Forma de tratamento;
Endereçamento;

Argumentação do texto técnico

Macroestrutura do texto argumentativo
Formas de persuasão
Argumentos e contra-argumentos
Planejamento do texto

Os relatórios e demais documentos técnicos no contexto organizacional

O texto técnico profissional;
As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);
Aspectos de formatação e diagramação das comunicações e atos normativos;
A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos;
A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;
Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;
Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas);

Padronização

Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);
Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;
Escrita de números no texto;
Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998;

Questões gramaticais aplicadas aos textos administrativos oficiais

Concordância verbal;
Concordância nominal;
Regência verbal;
Regência nominal;
Acentuação gráfica;
Emprego de iniciais maiúsculas;
Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula;
Pronomes demonstrativos;
Pronomes de tratamento;
Crase;
Verbos com duplo particípio;
A nova ortografia da língua portuguesa;
Emprego do porquê;
Uso de siglas;
Abreviaturas;
Escrita de horas, datas e números;
Uso de sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão);
Regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
Outras questões gramaticais relevantes que surgirem na análise e elaboração dos documentos ou exercícios.

05/08/24

a

09/08/24
agosto
Horário: das

8h às 12h

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Presencial

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Programa
A empatia e assertividade no ato de escrever;
Plain Language – Linguagem Simples no Setor Público: uma questão de cidadania
Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
O que faz a qualidade dos textos profissionais;
A linguagem dos documentos oficiais;

Príncipios norteadores da produção textual

Diferenças entre língua, linguagem, adequação linguística e as variações;
Principais parâmetros que distinguem a comunicação oficial dos demais tipos textuais;
Competência textual: escrever de forma adequada;
A elaboração do texto – mecanismos geradores;
O uso da linguagem técnica;
Os níveis de linguagem;
Vícios de linguagem
Estilo e linguagem do moderno texto administrativo;
Semântica: palavras e expressões adequadas;
Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;
Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor;

As comunicações oficiais e as mais recentes atualizações

Redação de documentos oficiais com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, atualizada e ampliada, publicada em 27/12/2018

Funcionalidades da Redação Oficial, seu espaço de circulação;
Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;
Signatário
Cargos interino e substituto
Signatárias do sexo feminino
Grafia de cargos compostos

Tipos de documentos

Variações dos documentos oficiais
Correio Eletrônico (E-mail ) como documento oficial de comunicação;
Valor documental;
Forma e Estrutura;
Ofício;
Ofício conjunto;
Ofício conjunto circular;
Forma de tratamento;
Endereçamento;

Argumentação do texto técnico

Macroestrutura do texto argumentativo
Formas de persuasão
Argumentos e contra-argumentos
Planejamento do texto

Os relatórios e demais documentos técnicos no contexto organizacional

O texto técnico profissional;
As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);
Aspectos de formatação e diagramação das comunicações e atos normativos;
A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos;
A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;
Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;
Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas);

Padronização

Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);
Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;
Escrita de números no texto;
Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998;

Questões gramaticais aplicadas aos textos administrativos oficiais

Concordância verbal;
Concordância nominal;
Regência verbal;
Regência nominal;
Acentuação gráfica;
Emprego de iniciais maiúsculas;
Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula;
Pronomes demonstrativos;
Pronomes de tratamento;
Crase;
Verbos com duplo particípio;
A nova ortografia da língua portuguesa;
Emprego do porquê;
Uso de siglas;
Abreviaturas;
Escrita de horas, datas e números;
Uso de sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão);
Regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
Outras questões gramaticais relevantes que surgirem na análise e elaboração dos documentos ou exercícios.

05/06/24

a

07/06/24
Brasília - DF
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
21h
02/10/24

a

04/10/24
Salvador - BA
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
21h

Local do curso

Quality Hotel & Suítes São Salvador

R. Dr. José Peroba, 244 – Sala 01 – Stiep, Salvador – BA, 41770-235

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.

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