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Redação com Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos

Prevenção, enfrentamento, investigação e responsabilização, com abordagem voltada ao viés do compliance corporativo através do código de conduta no setor público. Inclui, ainda, módulo inédito que visa esclarecer os sintomas e os efeitos físicos, fisiológicos e psíquicos do assédio e a construção de ambientes afetivos-efetivos nas instituições públicas.

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

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capacitadas

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realizados

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Destaque do Curso

Apresentação

O curso capacita profissionais para produzir textos administrativos e técnicos com clareza, precisão e alinhamento às normas atuais, incluindo o Manual de Redação da Presidência da República e o movimento Plain Language no Setor Público. Os participantes desenvolverão competências para modernizar e padronizar a produção textual, promovendo a eficiência na comunicação institucional.

Objetivos

  • Desenvolver técnicas para a produção de documentos técnicos e oficiais, expressando ideias de forma clara, precisa e concisa, aplicando-as ao contexto institucional.
  • Identificar e corrigir erros em textos técnicos e oficiais.
  • Aplicar normas e diretrizes atualizadas na redação de documentos profissionais.
  • Produzir textos claros, concisos e bem estruturados, adaptados às necessidades institucionais.
  • Utilizar ferramentas apropriadas para análise e revisão textual.
  • Criar documentos técnicos que favoreçam a tomada de decisão e a eficiência administrativa.

Público-alvo

Profissionais envolvidos na criação, edição e padronização de documentos oficiais e técnicos, como ofícios, relatórios, pareceres, notas técnicas e e-mails, que auxiliam na implementação de ações administrativas.

 

Metodologia

  • Utilização do livro “Redação Oficial para Aprimorar Textos Profissionais” como material didático.
  • Aulas teóricas e práticas, incluindo análise de casos e exercícios de reescritura.
  • Discussão de normas e diretrizes, como o Manual de Redação da Presidência da República e a Plain Language Initiative.

 

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Caso tenha um CUPOM, insira aqui:
Ligue agora: 27 3340-0122

Modalidades

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Presencial

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  1. Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
  2. Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
  3. Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
  4. A empatia e assertividade no ato de escrever;
  5. Plain Language (movimento internacional) – Linguagem Simples e Inclusiva no Setor Público: uma questão de cidadania;
  6. O que faz a qualidade dos textos profissionais;
  7. A linguagem dos documentos oficiais; 
  8. Princípios Norteadores da Produção Textual: 
  • Diferenças entre língua, linguagem, adequação linguística e as variações;
  • Principais parâmetros que distinguem a comunicação oficial dos demais tipos textuais;
  • Competência textual: escrever de forma adequada;
  • A elaboração do texto – mecanismos geradores;
  • O uso da linguagem técnica;
  • Os níveis de linguagem;
  • Vícios de linguagem;
  • Estilo e linguagem do moderno texto administrativo;
  • Semântica: palavras e expressões adequadas;
  • Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;
  • Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades   informacionais do leitor.

9. As comunicações oficiais e as mais recentes atualizações: 

  • Competência interacional;
  • Funcionalidades da Redação Oficial, seu espaço de circulação;
  • Utilização de maneira adequada das formas oficiais dos pronomes de tratamento;
  • Signatário;
  • Cargos interino e substituto;
  • Signatárias do sexo feminino;
  • Grafia de cargos compostos.

10. Tipos de documentos: 

  • Variações dos documentos oficiais;
  •   E-mail e WhatsApp – Gêneros Emergentes;
  • Valor documental;
  • Forma e Estrutura;
  • Ofício;
  • Ofício conjunto;
  • Ofício conjunto circular;
  • SEI – Sistema Eletrônico de Informação
  • Forma de tratamento;
  • Endereçamento.

11. Os relatórios, pareceres, notas informativas e demais documento técnicos no contexto organizacional 

  • O texto técnico profissional;
  • As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);
  • Aspectos de formatação e diagramação das comunicações e atos normativos;
  • A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos; 
  • A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;
  • Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;
  • Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas);

12. Argumentação do Texto Técnico: 

  •  Macroestrutura do texto argumentativo
  •  Formas de persuasão
  •  Argumentos e contra-argumentos
  •  Planejamento do texto

13. Padronização: 

  • Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);
  • Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;
  • Escrita de números no texto;
  • Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  • Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998;

14. Questões gramaticais aplicadas aos textos administrativos oficiais

  • Concordância verbal;
  • Concordância nominal;
  • Regência verbal;
  • Regência nominal;
  • Emprego de iniciais maiúsculas;
  • Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula;
  • Pronomes demonstrativos;
  • Pronomes de tratamento;
  • Crase;
  • Verbos com duplo particípio;
  • A nova ortografia da língua portuguesa;
  • Uso de siglas;
  • Abreviaturas; 
  • Escrita de horas, datas e números;
  • Uso de sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão);
  • Regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
  • Outras questões gramaticais relevantes que surgirem na análise e elaboração dos documentos ou exercícios.
19/03/25

a

21/03/25
Rio de Janeiro - RJ
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
21h

Local do curso

A definir

A definir

13/08/25

a

15/08/25
Brasília - DF
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
21h

Local do curso

Lets Idea Brasília Hotel

SHN Q 5 Bloco B – Asa Norte, Brasília – DF, 70705-020

26/11/25

a

28/11/25
Rio de Janeiro - RJ
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
21h

Local do curso

A definir

A definir

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