Consultre

Search
Close this search box.

Inteligência Artificial (IA) em Ação: Simplificando rotinas e otimizando fluxos no setor público curso completo utilizando ferramentas e prompts eficazes para tarefas específicas da gestão pública

Há mais de 35 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 35 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

0

Anos

de credibilidade

0

Clientes

fidelizados

0

Pessoas

capacitadas

0

Cursos e
seminários

realizados

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

0

Anos

de credibilidade

0

Clientes

fidelizados

0

Pessoas

capacitadas

0

Cursos e
seminários

realizados

Destaques

Apresentação

Este curso é um treinamento prático e intensivo, desenhado especificamente para a realidade dos servidores públicos. O objetivo não é formar programadores, mas sim capacitar agentes públicos de todas as áreas (Jurídico, Contratações, Orçamento, Controle, Atendimento, etc.) a utilizar ferramentas de IA (como ChatGPT, Gemini e NotebookLM) de forma imediata, ética e eficiente.

O curso foca em desmistificar a IA e demonstrar sua aplicação direta para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de documentos essenciais (Ofícios, Pareceres, Notas Técnicas, ETPs, TRs) e otimizar os fluxos de trabalho que consomem o tempo do servidor.

Objetivo

Ao final desta capacitação, o participante estará apto a:

• Compreender os fundamentos da IA Generativa e sua relevância estratégica para o Princípio da Eficiência na Administração Pública.

• Dominar a “Engenharia de Prompt”, aprendendo a fazer os pedidos corretos para obter resultados de alta qualidade e precisão.

• Utilizar as ferramentas de mercado (ChatGPT, Gemini, NotebookLM) para tarefas cotidianas, comparando suas forças, melhores usos, aplicações mais indicadas e fraquezas.

• Aplicar a IA para redigir, revisar e estruturar documentos complexos, como minutas de pareceres, notas técnicas, ETPs e relatórios.

• Analisar e cruzar informações de documentos e processos (ex: leis, portarias, acórdãos) utilizando IA.

• Identificar e mitigar os riscos de segurança, privacidade (LGPD) e dados sensíveis no uso da IA.

• Mapear e propor a otimização e automação de fluxos de trabalho em seu setor.

Público-alvo

Este curso é destinado a todos os servidores públicos de todas as esferas (federal, estadual e municipal) e poderes, gestores interessados em otimizar rotinas e adotar tecnologias emergentes com segurança, e agentes de áreas técnicas e administrativas. Inclui, mas não se limita a: analistas, técnicos, assessores, procuradores e profissionais de Orçamento, Finanças, Contabilidade, Recursos Humanos, Licitações, Compras, Patrimônio, TI, Assessoria Jurídica, Controle Interno, Comunicação e Atendimento. Não é necessário conhecimento prévio em informática para participar.

 

Conteúdo Programático 

DIA 1: FUNDAMENTOS, FERRAMENTAS E A REVOLUÇÃO DO PROMPT

• Objetivo do Dia: Desmistificar a IA, nivelar o conhecimento da turma, apresentar o “arsenal” de ferramentas acessíveis e focar na habilidade mais crucial: a engenharia de prompt adaptada à linguagem e às necessidades do setor público.

MÓDULO 1: A IA CHEGOU AO SETOR PÚBLICO

Seção 1.1: A Revolução da IA e o Princípio da Eficiência

Conteúdo:

O que é (e o que não é) Inteligência Artificial Generativa: Desmistificando os conceitos e o “hype” ou moda por trás da tecnologia.

Por que a IA é inevitável na Administração Pública: A conexão direta da tecnologia com o Princípio Constitucional da Eficiência (Art. 37) e a melhoria na prestação de serviços ao cidadão.

Diferenças Práticas: IA Específica (ex: um robô de RPA) vs. IA Generativa Multiuso (ChatGPT, Gemini).1

Vantagens e desvantagens da IA genérica no contexto do serviço público: O que um servidor precisa saber?

• Seção 1.2: A Mudança de Paradigma: Google vs. ChatGPT

Conteúdo:

Por que você não pode “dar um Google” no ChatGPT: A diferença fundamental entre um motor de busca (que encontra informação) e um motor generativo (que cria informação).

Como o ChatGPT “pensa”: Explicando de forma simples o modelo probabilístico e por que ele pode “alucinar” (erros e invenções).

O primeiro passo para o sucesso: Aprender a dialogar e contextualizar, em vez de apenas perguntar. A IA como um “assessor estagiário de grandes capacidades” que precisa de ordens claras.

• Seção 1.3: Engenharia de Prompt Descomplicada (A Arte de Dar Ordens à IA)

Conteúdo:

O que é um prompt e por que ele é a habilidade-chave no serviço público do século XXI.

Exemplos Práticos: Prompts fracos (“Resuma a Lei 14.133”) vs. Prompts fortes (“Aja como um jurista especialista em licitações e resuma os 5 principais pontos de mudança da Lei 14.133 para gestores de contratos, em formato de bullets”).1

O Método do IOGURTE e dos 4 INs adaptado à Administração Pública: Os 6 elementos essenciais para prompts de excelência no setor público (Persona, Regras/Contexto, Objetivo, Modelo/Formato, Público/Tom, Travas/Restrições).

MÓDULO 2:  O ARSENAL DO SERVIDOR E O PRIMEIRO DESAFIO

• Seção 2.1: Batalha de Ferramentas: ChatGPT vs. Gemini (Análise Comparativa)

Conteúdo:

Apresentação das interfaces: Acesso, planos gratuitos e pagos (ChatGPT, Gemini, Perplexity, etc.).

Comparativo prático e pontos fortes de cada ferramenta no contexto institucional

ChatGPT: Ideal para redação criativa, estruturação de textos complexos e longos (pareceres, minutas) e personalização de instruções.

Gemini: Superior para pesquisa em tempo real (ex: “Qual a portaria mais recente sobre…?”), integração com o ecossistema Google (Workspace) e análise de dados.

Análise comparativa para tarefas típicas da Administração Pública.

Tarefa Típica do Servidor ChatGPT (GPT-5) Gemini (2.5 Pro) Veredito Prático

Redigir Minuta de Ofício/Parecer Excelente (Ótimo em escrita longa e formal) Bom (Às vezes mais direto) ChatGPT

Pesquisar Legislação Recente Ruim (Dados limitados) Excelente (Conectado ao Google) Gemini

Resumir E-mails Longos (Gmail) N/A Excelente (Integrado ao Workspace) Gemini

Criar um ETP (Estudo Técnico) Excelente (Ótimo em estruturação) Bom ChatGPT

Brainstorm de Riscos (SWOT) Excelente (Mais “criativo” em cenários) Bom ChatGPT

• Seção 2.2: O Risco Imediato: Alucinações e a Validação Humana

Conteúdo:

Por que a IA “mente”: O que são alucinações e como identificá-las na prática (ex: citação de leis, artigos ou acórdãos inexistentes).

O papel insubstituível do servidor: A supervisão humana e a responsabilidade funcional.

O “Dever de Fundamentação” : Você não pode citar uma lei que a IA inventou. A responsabilidade da assinatura é 100% do servidor. A IA é um assessor; o servidor é o tomador de decisão.

• Seção 2.3: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 1)

Título: “Da Demanda do Cidadão ao Ofício de Resposta: Eficiência e Linguagem Simples”.

Objetivo: Praticar a engenharia de prompt (Módulo 1) e a seleção de ferramentas (Módulo 2) em um fluxo de atendimento/comunicação.

• Descrição da Atividade (Em Grupos):

A Demanda: Os alunos recebem um e-mail longo, confuso e com tom irritado de um cidadão (ou de outro órgão), misturando múltiplas solicitações.

Triagem (com Gemini): Usar o Gemini para “ler” o e-mail e responder ao prompt: “Resuma esta demanda em 3 bullets, identifique o tom do remetente e liste as solicitações práticas.”

Redação (com ChatGPT): Usar o ChatGPT com um prompt robusto (Persona: Chefe de Gabinete, Modelo: Ofício de Resposta Padrão, Tom: Formal, mas empático) para redigir a resposta, abordando os pontos identificados.

Simplificação (com ChatGPT): Aplicar a técnica de “Linguagem Simples” em um segundo prompt: “Agora, reescreva esta resposta em linguagem simples, evitando jargões, para que o cidadão compreenda.”

Apresentação: Comparar as respostas e discutir o ganho de produtividade e qualidade no atendimento.

DOMÍNIO PRÁTICO E APLICAÇÃO EM PROCESSOS COMPLEXOS

• Objetivo do Dia: Aprofundar a engenharia de prompt para tarefas técnicas (Jurídico, Compras, Controle) e introduzir a ferramenta-chave para análise de processos e documentos: o NotebookLM.

 

MÓDULO 3:  IA NA ANÁLISE E FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA

• Seção 3.1: Engenharia de Prompt Avançada (Métodos de Raciocínio)

Conteúdo:

Técnicas avançadas para forçar a IA a “raciocinar” (ex: “Cadeia de Pensamento” – Chain of Thought).

Tradução de Métodos de Gestão para Prompts de IA1:

Método 5W2H para ETPs: Como usar a estrutura do 5W2H (O quê, Por quê, Quem, Onde, Quando, Como, Quanto) para criar o prompt perfeito para um Estudo Técnico Preliminar (ETP) ou Termo de Referência (TR).

Método SWOT para Gestão de Riscos: Usando a IA para analisar um cenário de contratação e identificar Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Método FIRAC (Facts (Fatos), Issue (Questão), Rule (Regra), Analysis (Aplicação) e Conclusion (Conclusão)) / CRARC (Conclusão (Conclusion), Regra (Rule), Aplicação (Application) e Resultado/Conclusão (Conclusion)) para Pareceres: Como estruturar um prompt para que a IA rascunhe uma Nota Técnica ou Parecer Jurídico 1 seguindo a estrutura legal (Fatos, Fundamentação, Análise, Conclusão).

• Seção 3.2: Foco no NotebookLM: A IA sobre Seus Documentos

Conteúdo:

O que é o NotebookLM e por que ele é diferente (RAG – Geração Aumentada por Recuperação).

Como “alimentar” o NotebookLM: Subindo seus documentos (PDFs de Leis, Portarias, minutas de contrato, processos anonimizados).

A grande vantagem: A IA responde baseada apenas nas suas fontes, reduzindo alucinações e aumentando a segurança e conformidade.

Aplicações práticas: Resumir processos, criar glossários, identificar Prazos, e fazer perguntas complexas (ex: “Com base no Acórdão X e na Lei Y, quais os requisitos de habilitação?”).

MÓDULO 4: IA EM AÇÃO (JURÍDICO, CONTRATOS E CONTROLE)

• Seção 4.1: Atividade Prática (Hands-On com NotebookLM)

Conteúdo:

Exercício guiado: Todos os alunos irão subir 3 documentos (ex: Lei 14.133, um Decreto municipal, um Acórdão do TCU) no NotebookLM.

Exercício de “interrogatório”: Fazer perguntas cruzadas (“Quais pontos do Decreto X conflitam com a Lei 14.133?”, “Quais os prazos recursais citados no Acórdão Y?”).

Exercício de extração: “Extraia todos os verbos de obrigação (‘deverá’, ‘terá que’) da Lei X e liste-os.”

Gerar resumos, apresentações em vídeos, podcasts, perguntas e respostas, mapas mentais, comparações etc.

• Seção 4.2: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 2)

• Título: “Do ETP ao Parecer: A IA como Assistente de Contratação Pública” .

• Objetivo: Simular um fluxo de processo de contratação, combinando a redação estruturada (Módulo 3.1) com a análise de documentos (Módulo 3.2).

• Descrição da Atividade (Em Grupos de Áreas Afins – Compras, Jurídico, Controle):

Parte A (O ETP – com ChatGPT): Os grupos recebem uma demanda vaga (ex: “Precisamos contratar serviço de vigilância”). Usando o Método 5W2H como prompt mestre, eles devem gerar uma minuta robusta de Estudo Técnico Preliminar (ETP).

Parte B (A Análise – com NotebookLM): Os grupos recebem uma “minuta de Edital” e 3 “documentos de referência” (ex: Lei 14.133, Acórdão do TCU sobre o tema, Portaria interna de riscos). Eles devem subir os documentos no NotebookLM e perguntar: “Quais cláusulas deste Edital apresentam maior risco de impugnação, com base nos documentos de referência?” e outras perguntas ou interações típicas do processo de contratação afetas ao processo.

Parte C (O Parecer – com ChatGPT): Com base na análise da Parte B, os grupos devem usar o Método FIRAC como prompt no ChatGPT para redigir o parágrafo de “Análise” de uma Nota Técnica ou Parecer Jurídico, recomendando (ou não) a aprovação do Edital.

 

RISCOS, RESPONSABILIDADE E O FUTURO DA AUTOMAÇÃO

• Objetivo do Dia: Capacitar o servidor para o uso seguro e ético da IA, dominando os riscos da LGPD e dados sensíveis, e olhar para o futuro: como automatizar fluxos de trabalho inteiros.

 

MÓDULO 5: O ESCUDO DO SERVIDOR: SEGURANÇA, ÉTICA E LGPD

• Seção 5.1: O Lado Sombrio: Riscos, Vieses e Responsabilidade Funcional

Conteúdo:

Riscos de uso irresponsável e como evitá-los.

Viés algorítmico: Como a IA pode perpetuar preconceitos e por que o servidor público deve atuar como filtro ético e garantidor da isonomia.

Transparência e o Dever de Fundamentação: A quem culpar? O servidor que assina é 100% responsável pelo output da IA. O “copiar/colar” sem validação crítica traz consequências. Quais são elas?

• Seção 5.2: O Muro de Proteção: LGPD e Dados Sensíveis

Conteúdo:

O “Elefante na Sala”: O que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) diz sobre o uso de dados pessoais em plataformas de IA.

Cuidados críticos com dados sensíveis (saúde, etnia) e informações sigilosas (sigilo fiscal, processos em segredo de justiça).

Controles de Privacidade: O “self-service” (desligar histórico do ChatGPT) vs. Contas Corporativas (formais).

Boas práticas (ex: Resolução nº 615/2025 do CNJ que regulamenta o uso da IA) e a necessidade de regulamentação interna no seu órgão.

• Seção 5.3: Atividade Prática (O Semáforo da LGPD)

Conteúdo:

Apresentação do framework “Semáforo da LGPD para IA”:

VERMELHO (NUNCA INSERIR): Dados Pessoais Sensíveis, CPFs, Nomes de partes em processos sigilosos, Sigilo Fiscal/Bancário.

AMARELO (CUIDADO / ANONIMIZAR): Conteúdo de processos públicos (mas com nomes), minutas de documentos internos, e-mails institucionais.

VERDE (SEGURO): Leis, Portarias, Acórdãos públicos, perguntas teóricas, textos para revisão gramatical (sem dados).

Exercício em Grupo: Discutir: “Quais são as 3 tarefas no meu setor que podem ser otimizadas com IA?” e “Quais são os riscos de dados (LGPD/Sigilo) envolvidos e como aplicaríamos o Semáforo?”

MÓDULO 6:  O FUTURO: AUTOMATIZANDO FLUXOS COM AGENTES E ROBÔS

• Seção 6.1: Além do Chat: Assistentes (Robôs) e Agentes de IA

Conteúdo:

Níveis de Interação com IA: A diferença entre Chat (Nível 1), Assistentes (Nível 2) e Agentes (Nível 3).

Abordagem estratégica sobre como identificar tarefas repetitivas e gargalos nos processos de trabalho atuais. Os participantes aprenderão a usar a IA para criar fluxogramas e diagramas que ajudam a visualizar e a redesenhar esses processos de forma mais eficiente.

Assistentes (Robôs/GPTs): O que são? São IAs especializadas. Ex: Um “Assistente de Licitação” treinado apenas com a Lei 14.133 e Acórdãos do TCU.

Como usar GPTs ou GEMs de terceiros e como criar seu próprio “GPT Personalizado” (plano pago).

Agentes de IA: O que fazem? São IAs que executam tarefas, não apenas respondem. Ex: Um agente que lê um e-mail, identifica o tema, abre um processo no sistema (SEI) e envia para o setor correto.

• Seção 6.2: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 3)

• Título: “Projetando um Piloto de Automação de Fluxo”.

• Objetivo: Consolidar o aprendizado, fazendo os servidores pensarem estrategicamente na transformação dos seus próprios setores.

• Descrição da Atividade (Em Grupos Setoriais – RH, Compras, Jurídico, etc.):

Mapear o Fluxo: Identificar uma tarefa repetitiva e delegável no setor (ex: “Verificar atestado de capacidade técnica”, “Analisar pedido de férias”, “Triar denúncia da ouvidoria”).

Desenhar o Mapa: Criar um fluxograma simples do “antes” (manual).

Identificar Gargalos: Marcar no fluxo os pontos que poderiam ser automatizados (ex: “Leitura de PDF”, “Verificação de dados”, “Rascunho de despacho”).

Desenhar a Solução (O Piloto): Esboçar o “depois” (com IA). Quais prompts seriam usados? Qual ferramenta (NotebookLM, ChatGPT, um Agente)?

Pitching de Inovação: Apresentar o “Projeto Piloto” para a turma (5 min), focando no ganho de eficiência e na redução de erros.

• Seção 6.3: Encerramento e Próximos Passos

Conteúdo:

Jornada da Inovação: Como continuar aprendendo e se atualizando?

Comunidades, canais e bibliotecas úteis para servidores públicos.

Plano de Ação Individual: “O que eu vou aplicar na minha rotina na segunda-feira?”

Mensagem final: Inspirando os servidores a serem os agentes da transformação digital em suas instituições.

 

Professor: Silvio Lima

Especialista em Contratações Públicas e Tecnologia da Informação, com vasta experiência em gestão de grandes projetos, inovação, terceirização, fiscalização e gestão de riscos para organizações públicas.

Coordenador-Geral de Contratações de TIC na Secretaria de Gestão (SEGES) do Ministério da Economia, responsável por gerar R$ 1,76 bilhão de economia para o Governo Federal entre 2020 e 2023.

Autor e palestrante reconhecido, com destaque para a obra “Contratações de Tecnologia da Informação 4.0, Segue o Jogo” (Editora Fórum, 2020), além de ministrar cursos em instituições como ENAP, ESAF, Consultre e ABOP. 

Participação internacional, representando o Brasil na Global Procurement Initiative da USTDA (EUA), sobre modelos de compras públicas.

Professor certificado no método gamificado de ensino, com atuação em treinamentos sobre planejamento, licitações, fiscalização e gestão de riscos em contratações públicas.

 

Certidões: http://www.consultre.com.br/certidoes

Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA.
Endereço: Av. Champagnat, 645, Ed. Palmares, 3º andar – Centro – 29.100-011 – Vila Velha, Espírito
Santo
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Insc. Estadual: Isento
Insc. Municipal: 24.687-0
Telefone: (27) 3340-0122 / (27) 9 8179-1115 (WhatsApp)
Site: www.consultre.com.br – E-mail: [email protected]
DADOS BANCÁRIOS:
Favorecido: CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Banco: BANCO DO BRASIL: Agência 1240-8 | Conta Corrente: 105.895-9

*Estamos cadastrados no SICAFI

Solicitar Atendimento

Whatsapp:
Como soube do curso?
Caso tenha um CUPOM, insira aqui:
Ligue agora: 27 3340-0122

Modalidades

#

Presencial

.

DIA 1: FUNDAMENTOS, FERRAMENTAS E A REVOLUÇÃO DO PROMPT

• Objetivo do Dia: Desmistificar a IA, nivelar o conhecimento da turma, apresentar o “arsenal” de ferramentas acessíveis e focar na habilidade mais crucial: a engenharia de prompt adaptada à linguagem e às necessidades do setor público.

MÓDULO 1: A IA CHEGOU AO SETOR PÚBLICO

Seção 1.1: A Revolução da IA e o Princípio da Eficiência

Conteúdo:

O que é (e o que não é) Inteligência Artificial Generativa: Desmistificando os conceitos e o “hype” ou moda por trás da tecnologia.

Por que a IA é inevitável na Administração Pública: A conexão direta da tecnologia com o Princípio Constitucional da Eficiência (Art. 37) e a melhoria na prestação de serviços ao cidadão.

Diferenças Práticas: IA Específica (ex: um robô de RPA) vs. IA Generativa Multiuso (ChatGPT, Gemini).1

Vantagens e desvantagens da IA genérica no contexto do serviço público: O que um servidor precisa saber?

• Seção 1.2: A Mudança de Paradigma: Google vs. ChatGPT

Conteúdo:

Por que você não pode “dar um Google” no ChatGPT: A diferença fundamental entre um motor de busca (que encontra informação) e um motor generativo (que cria informação).

Como o ChatGPT “pensa”: Explicando de forma simples o modelo probabilístico e por que ele pode “alucinar” (erros e invenções).

O primeiro passo para o sucesso: Aprender a dialogar e contextualizar, em vez de apenas perguntar. A IA como um “assessor estagiário de grandes capacidades” que precisa de ordens claras.

• Seção 1.3: Engenharia de Prompt Descomplicada (A Arte de Dar Ordens à IA)

Conteúdo:

O que é um prompt e por que ele é a habilidade-chave no serviço público do século XXI.

Exemplos Práticos: Prompts fracos (“Resuma a Lei 14.133”) vs. Prompts fortes (“Aja como um jurista especialista em licitações e resuma os 5 principais pontos de mudança da Lei 14.133 para gestores de contratos, em formato de bullets”).1

O Método do IOGURTE e dos 4 INs adaptado à Administração Pública: Os 6 elementos essenciais para prompts de excelência no setor público (Persona, Regras/Contexto, Objetivo, Modelo/Formato, Público/Tom, Travas/Restrições).

MÓDULO 2:  O ARSENAL DO SERVIDOR E O PRIMEIRO DESAFIO

• Seção 2.1: Batalha de Ferramentas: ChatGPT vs. Gemini (Análise Comparativa)

Conteúdo:

Apresentação das interfaces: Acesso, planos gratuitos e pagos (ChatGPT, Gemini, Perplexity, etc.).

Comparativo prático e pontos fortes de cada ferramenta no contexto institucional

ChatGPT: Ideal para redação criativa, estruturação de textos complexos e longos (pareceres, minutas) e personalização de instruções.

Gemini: Superior para pesquisa em tempo real (ex: “Qual a portaria mais recente sobre…?”), integração com o ecossistema Google (Workspace) e análise de dados.

Análise comparativa para tarefas típicas da Administração Pública.

Tarefa Típica do Servidor ChatGPT (GPT-5) Gemini (2.5 Pro) Veredito Prático

Redigir Minuta de Ofício/Parecer Excelente (Ótimo em escrita longa e formal) Bom (Às vezes mais direto) ChatGPT

Pesquisar Legislação Recente Ruim (Dados limitados) Excelente (Conectado ao Google) Gemini

Resumir E-mails Longos (Gmail) N/A Excelente (Integrado ao Workspace) Gemini

Criar um ETP (Estudo Técnico) Excelente (Ótimo em estruturação) Bom ChatGPT

Brainstorm de Riscos (SWOT) Excelente (Mais “criativo” em cenários) Bom ChatGPT

• Seção 2.2: O Risco Imediato: Alucinações e a Validação Humana

Conteúdo:

Por que a IA “mente”: O que são alucinações e como identificá-las na prática (ex: citação de leis, artigos ou acórdãos inexistentes).

O papel insubstituível do servidor: A supervisão humana e a responsabilidade funcional.

O “Dever de Fundamentação” : Você não pode citar uma lei que a IA inventou. A responsabilidade da assinatura é 100% do servidor. A IA é um assessor; o servidor é o tomador de decisão.

• Seção 2.3: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 1)

Título: “Da Demanda do Cidadão ao Ofício de Resposta: Eficiência e Linguagem Simples”.

Objetivo: Praticar a engenharia de prompt (Módulo 1) e a seleção de ferramentas (Módulo 2) em um fluxo de atendimento/comunicação.

• Descrição da Atividade (Em Grupos):

A Demanda: Os alunos recebem um e-mail longo, confuso e com tom irritado de um cidadão (ou de outro órgão), misturando múltiplas solicitações.

Triagem (com Gemini): Usar o Gemini para “ler” o e-mail e responder ao prompt: “Resuma esta demanda em 3 bullets, identifique o tom do remetente e liste as solicitações práticas.”

Redação (com ChatGPT): Usar o ChatGPT com um prompt robusto (Persona: Chefe de Gabinete, Modelo: Ofício de Resposta Padrão, Tom: Formal, mas empático) para redigir a resposta, abordando os pontos identificados.

Simplificação (com ChatGPT): Aplicar a técnica de “Linguagem Simples” em um segundo prompt: “Agora, reescreva esta resposta em linguagem simples, evitando jargões, para que o cidadão compreenda.”

Apresentação: Comparar as respostas e discutir o ganho de produtividade e qualidade no atendimento.

DOMÍNIO PRÁTICO E APLICAÇÃO EM PROCESSOS COMPLEXOS

• Objetivo do Dia: Aprofundar a engenharia de prompt para tarefas técnicas (Jurídico, Compras, Controle) e introduzir a ferramenta-chave para análise de processos e documentos: o NotebookLM.

 

MÓDULO 3:  IA NA ANÁLISE E FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA

• Seção 3.1: Engenharia de Prompt Avançada (Métodos de Raciocínio)

Conteúdo:

Técnicas avançadas para forçar a IA a “raciocinar” (ex: “Cadeia de Pensamento” – Chain of Thought).

Tradução de Métodos de Gestão para Prompts de IA1:

Método 5W2H para ETPs: Como usar a estrutura do 5W2H (O quê, Por quê, Quem, Onde, Quando, Como, Quanto) para criar o prompt perfeito para um Estudo Técnico Preliminar (ETP) ou Termo de Referência (TR).

Método SWOT para Gestão de Riscos: Usando a IA para analisar um cenário de contratação e identificar Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Método FIRAC (Facts (Fatos), Issue (Questão), Rule (Regra), Analysis (Aplicação) e Conclusion (Conclusão)) / CRARC (Conclusão (Conclusion), Regra (Rule), Aplicação (Application) e Resultado/Conclusão (Conclusion)) para Pareceres: Como estruturar um prompt para que a IA rascunhe uma Nota Técnica ou Parecer Jurídico 1 seguindo a estrutura legal (Fatos, Fundamentação, Análise, Conclusão).

• Seção 3.2: Foco no NotebookLM: A IA sobre Seus Documentos

Conteúdo:

O que é o NotebookLM e por que ele é diferente (RAG – Geração Aumentada por Recuperação).

Como “alimentar” o NotebookLM: Subindo seus documentos (PDFs de Leis, Portarias, minutas de contrato, processos anonimizados).

A grande vantagem: A IA responde baseada apenas nas suas fontes, reduzindo alucinações e aumentando a segurança e conformidade.

Aplicações práticas: Resumir processos, criar glossários, identificar Prazos, e fazer perguntas complexas (ex: “Com base no Acórdão X e na Lei Y, quais os requisitos de habilitação?”).

MÓDULO 4: IA EM AÇÃO (JURÍDICO, CONTRATOS E CONTROLE)

• Seção 4.1: Atividade Prática (Hands-On com NotebookLM)

Conteúdo:

Exercício guiado: Todos os alunos irão subir 3 documentos (ex: Lei 14.133, um Decreto municipal, um Acórdão do TCU) no NotebookLM.

Exercício de “interrogatório”: Fazer perguntas cruzadas (“Quais pontos do Decreto X conflitam com a Lei 14.133?”, “Quais os prazos recursais citados no Acórdão Y?”).

Exercício de extração: “Extraia todos os verbos de obrigação (‘deverá’, ‘terá que’) da Lei X e liste-os.”

Gerar resumos, apresentações em vídeos, podcasts, perguntas e respostas, mapas mentais, comparações etc.

• Seção 4.2: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 2)

• Título: “Do ETP ao Parecer: A IA como Assistente de Contratação Pública” .

• Objetivo: Simular um fluxo de processo de contratação, combinando a redação estruturada (Módulo 3.1) com a análise de documentos (Módulo 3.2).

• Descrição da Atividade (Em Grupos de Áreas Afins – Compras, Jurídico, Controle):

Parte A (O ETP – com ChatGPT): Os grupos recebem uma demanda vaga (ex: “Precisamos contratar serviço de vigilância”). Usando o Método 5W2H como prompt mestre, eles devem gerar uma minuta robusta de Estudo Técnico Preliminar (ETP).

Parte B (A Análise – com NotebookLM): Os grupos recebem uma “minuta de Edital” e 3 “documentos de referência” (ex: Lei 14.133, Acórdão do TCU sobre o tema, Portaria interna de riscos). Eles devem subir os documentos no NotebookLM e perguntar: “Quais cláusulas deste Edital apresentam maior risco de impugnação, com base nos documentos de referência?” e outras perguntas ou interações típicas do processo de contratação afetas ao processo.

Parte C (O Parecer – com ChatGPT): Com base na análise da Parte B, os grupos devem usar o Método FIRAC como prompt no ChatGPT para redigir o parágrafo de “Análise” de uma Nota Técnica ou Parecer Jurídico, recomendando (ou não) a aprovação do Edital.

 

RISCOS, RESPONSABILIDADE E O FUTURO DA AUTOMAÇÃO

• Objetivo do Dia: Capacitar o servidor para o uso seguro e ético da IA, dominando os riscos da LGPD e dados sensíveis, e olhar para o futuro: como automatizar fluxos de trabalho inteiros.

 

MÓDULO 5: O ESCUDO DO SERVIDOR: SEGURANÇA, ÉTICA E LGPD

• Seção 5.1: O Lado Sombrio: Riscos, Vieses e Responsabilidade Funcional

Conteúdo:

Riscos de uso irresponsável e como evitá-los.

Viés algorítmico: Como a IA pode perpetuar preconceitos e por que o servidor público deve atuar como filtro ético e garantidor da isonomia.

Transparência e o Dever de Fundamentação: A quem culpar? O servidor que assina é 100% responsável pelo output da IA. O “copiar/colar” sem validação crítica traz consequências. Quais são elas?

• Seção 5.2: O Muro de Proteção: LGPD e Dados Sensíveis

Conteúdo:

O “Elefante na Sala”: O que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) diz sobre o uso de dados pessoais em plataformas de IA.

Cuidados críticos com dados sensíveis (saúde, etnia) e informações sigilosas (sigilo fiscal, processos em segredo de justiça).

Controles de Privacidade: O “self-service” (desligar histórico do ChatGPT) vs. Contas Corporativas (formais).

Boas práticas (ex: Resolução nº 615/2025 do CNJ que regulamenta o uso da IA) e a necessidade de regulamentação interna no seu órgão.

• Seção 5.3: Atividade Prática (O Semáforo da LGPD)

Conteúdo:

Apresentação do framework “Semáforo da LGPD para IA”:

VERMELHO (NUNCA INSERIR): Dados Pessoais Sensíveis, CPFs, Nomes de partes em processos sigilosos, Sigilo Fiscal/Bancário.

AMARELO (CUIDADO / ANONIMIZAR): Conteúdo de processos públicos (mas com nomes), minutas de documentos internos, e-mails institucionais.

VERDE (SEGURO): Leis, Portarias, Acórdãos públicos, perguntas teóricas, textos para revisão gramatical (sem dados).

Exercício em Grupo: Discutir: “Quais são as 3 tarefas no meu setor que podem ser otimizadas com IA?” e “Quais são os riscos de dados (LGPD/Sigilo) envolvidos e como aplicaríamos o Semáforo?”

MÓDULO 6:  O FUTURO: AUTOMATIZANDO FLUXOS COM AGENTES E ROBÔS

• Seção 6.1: Além do Chat: Assistentes (Robôs) e Agentes de IA

Conteúdo:

Níveis de Interação com IA: A diferença entre Chat (Nível 1), Assistentes (Nível 2) e Agentes (Nível 3).

Abordagem estratégica sobre como identificar tarefas repetitivas e gargalos nos processos de trabalho atuais. Os participantes aprenderão a usar a IA para criar fluxogramas e diagramas que ajudam a visualizar e a redesenhar esses processos de forma mais eficiente.

Assistentes (Robôs/GPTs): O que são? São IAs especializadas. Ex: Um “Assistente de Licitação” treinado apenas com a Lei 14.133 e Acórdãos do TCU.

Como usar GPTs ou GEMs de terceiros e como criar seu próprio “GPT Personalizado” (plano pago).

Agentes de IA: O que fazem? São IAs que executam tarefas, não apenas respondem. Ex: Um agente que lê um e-mail, identifica o tema, abre um processo no sistema (SEI) e envia para o setor correto.

• Seção 6.2: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 3)

• Título: “Projetando um Piloto de Automação de Fluxo”.

• Objetivo: Consolidar o aprendizado, fazendo os servidores pensarem estrategicamente na transformação dos seus próprios setores.

• Descrição da Atividade (Em Grupos Setoriais – RH, Compras, Jurídico, etc.):

Mapear o Fluxo: Identificar uma tarefa repetitiva e delegável no setor (ex: “Verificar atestado de capacidade técnica”, “Analisar pedido de férias”, “Triar denúncia da ouvidoria”).

Desenhar o Mapa: Criar um fluxograma simples do “antes” (manual).

Identificar Gargalos: Marcar no fluxo os pontos que poderiam ser automatizados (ex: “Leitura de PDF”, “Verificação de dados”, “Rascunho de despacho”).

Desenhar a Solução (O Piloto): Esboçar o “depois” (com IA). Quais prompts seriam usados? Qual ferramenta (NotebookLM, ChatGPT, um Agente)?

Pitching de Inovação: Apresentar o “Projeto Piloto” para a turma (5 min), focando no ganho de eficiência e na redução de erros.

• Seção 6.3: Encerramento e Próximos Passos

Conteúdo:

Jornada da Inovação: Como continuar aprendendo e se atualizando?

Comunidades, canais e bibliotecas úteis para servidores públicos.

Plano de Ação Individual: “O que eu vou aplicar na minha rotina na segunda-feira?”

Mensagem final: Inspirando os servidores a serem os agentes da transformação digital em suas instituições.

25/03/26

a

27/03/26
Fortaleza - CE
Horário: das

08h ás 16h.

Local: clique em "Saiba Mais"

Carga horária
21h

Local do curso

Hotel Luzeiros

Av. Beira Mar, 2600 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-122

21/10/26

a

23/10/26
Foz do Iguaçu - PR
Horário: das

08h as 16h.

Local: clique em "Saiba Mais"

Carga horária
21h

Local do curso

Wyndham Golden Foz Suítes

Rua Rui Barbosa, 394 – Centro – Foz do Iguaçu, PR 85.851-170 – Brasil

02/12/26

a

04/12/26
São Paulo - SP
Horário: das

08h às 16h.

Local: A definir.

Carga horária
21h

Local do curso

São Paulo - SP

A definir.

Há mais de 35 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

Com mais de 35 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

Cursos relacionados