Home / Cursos / Gestão e RH / Inteligência Artificial (IA) em Ação: Simplificando rotinas e otimizando fluxos no setor público curso completo utilizando ferramentas e prompts eficazes para tarefas específicas da gestão pública
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 35 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
de credibilidade
fidelizados
capacitadas
realizados
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
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capacitadas
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Este curso é um treinamento prático e intensivo, desenhado especificamente para a realidade dos servidores públicos. O objetivo não é formar programadores, mas sim capacitar agentes públicos de todas as áreas (Jurídico, Contratações, Orçamento, Controle, Atendimento, etc.) a utilizar ferramentas de IA (como ChatGPT, Gemini e NotebookLM) de forma imediata, ética e eficiente.
O curso foca em desmistificar a IA e demonstrar sua aplicação direta para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de documentos essenciais (Ofícios, Pareceres, Notas Técnicas, ETPs, TRs) e otimizar os fluxos de trabalho que consomem o tempo do servidor.
Ao final desta capacitação, o participante estará apto a:
• Compreender os fundamentos da IA Generativa e sua relevância estratégica para o Princípio da Eficiência na Administração Pública.
• Dominar a “Engenharia de Prompt”, aprendendo a fazer os pedidos corretos para obter resultados de alta qualidade e precisão.
• Utilizar as ferramentas de mercado (ChatGPT, Gemini, NotebookLM) para tarefas cotidianas, comparando suas forças, melhores usos, aplicações mais indicadas e fraquezas.
• Aplicar a IA para redigir, revisar e estruturar documentos complexos, como minutas de pareceres, notas técnicas, ETPs e relatórios.
• Analisar e cruzar informações de documentos e processos (ex: leis, portarias, acórdãos) utilizando IA.
• Identificar e mitigar os riscos de segurança, privacidade (LGPD) e dados sensíveis no uso da IA.
• Mapear e propor a otimização e automação de fluxos de trabalho em seu setor.
Este curso é destinado a todos os servidores públicos de todas as esferas (federal, estadual e municipal) e poderes, gestores interessados em otimizar rotinas e adotar tecnologias emergentes com segurança, e agentes de áreas técnicas e administrativas. Inclui, mas não se limita a: analistas, técnicos, assessores, procuradores e profissionais de Orçamento, Finanças, Contabilidade, Recursos Humanos, Licitações, Compras, Patrimônio, TI, Assessoria Jurídica, Controle Interno, Comunicação e Atendimento. Não é necessário conhecimento prévio em informática para participar.
DIA 1: FUNDAMENTOS, FERRAMENTAS E A REVOLUÇÃO DO PROMPT
• Objetivo do Dia: Desmistificar a IA, nivelar o conhecimento da turma, apresentar o “arsenal” de ferramentas acessíveis e focar na habilidade mais crucial: a engenharia de prompt adaptada à linguagem e às necessidades do setor público.
MÓDULO 1: A IA CHEGOU AO SETOR PÚBLICO
Seção 1.1: A Revolução da IA e o Princípio da Eficiência
Conteúdo:
◦ O que é (e o que não é) Inteligência Artificial Generativa: Desmistificando os conceitos e o “hype” ou moda por trás da tecnologia.
◦ Por que a IA é inevitável na Administração Pública: A conexão direta da tecnologia com o Princípio Constitucional da Eficiência (Art. 37) e a melhoria na prestação de serviços ao cidadão.
◦ Diferenças Práticas: IA Específica (ex: um robô de RPA) vs. IA Generativa Multiuso (ChatGPT, Gemini).1
◦ Vantagens e desvantagens da IA genérica no contexto do serviço público: O que um servidor precisa saber?
• Seção 1.2: A Mudança de Paradigma: Google vs. ChatGPT
Conteúdo:
◦ Por que você não pode “dar um Google” no ChatGPT: A diferença fundamental entre um motor de busca (que encontra informação) e um motor generativo (que cria informação).
◦ Como o ChatGPT “pensa”: Explicando de forma simples o modelo probabilístico e por que ele pode “alucinar” (erros e invenções).
◦ O primeiro passo para o sucesso: Aprender a dialogar e contextualizar, em vez de apenas perguntar. A IA como um “assessor estagiário de grandes capacidades” que precisa de ordens claras.
• Seção 1.3: Engenharia de Prompt Descomplicada (A Arte de Dar Ordens à IA)
Conteúdo:
◦ O que é um prompt e por que ele é a habilidade-chave no serviço público do século XXI.
◦ Exemplos Práticos: Prompts fracos (“Resuma a Lei 14.133”) vs. Prompts fortes (“Aja como um jurista especialista em licitações e resuma os 5 principais pontos de mudança da Lei 14.133 para gestores de contratos, em formato de bullets”).1
◦ O Método do IOGURTE e dos 4 INs adaptado à Administração Pública: Os 6 elementos essenciais para prompts de excelência no setor público (Persona, Regras/Contexto, Objetivo, Modelo/Formato, Público/Tom, Travas/Restrições).
MÓDULO 2: O ARSENAL DO SERVIDOR E O PRIMEIRO DESAFIO
• Seção 2.1: Batalha de Ferramentas: ChatGPT vs. Gemini (Análise Comparativa)
Conteúdo:
◦ Apresentação das interfaces: Acesso, planos gratuitos e pagos (ChatGPT, Gemini, Perplexity, etc.).
◦ Comparativo prático e pontos fortes de cada ferramenta no contexto institucional
▪ ChatGPT: Ideal para redação criativa, estruturação de textos complexos e longos (pareceres, minutas) e personalização de instruções.
▪ Gemini: Superior para pesquisa em tempo real (ex: “Qual a portaria mais recente sobre…?”), integração com o ecossistema Google (Workspace) e análise de dados.
Análise comparativa para tarefas típicas da Administração Pública.
Tarefa Típica do Servidor ChatGPT (GPT-5) Gemini (2.5 Pro) Veredito Prático
Redigir Minuta de Ofício/Parecer Excelente (Ótimo em escrita longa e formal) Bom (Às vezes mais direto) ChatGPT
Pesquisar Legislação Recente Ruim (Dados limitados) Excelente (Conectado ao Google) Gemini
Resumir E-mails Longos (Gmail) N/A Excelente (Integrado ao Workspace) Gemini
Criar um ETP (Estudo Técnico) Excelente (Ótimo em estruturação) Bom ChatGPT
Brainstorm de Riscos (SWOT) Excelente (Mais “criativo” em cenários) Bom ChatGPT
• Seção 2.2: O Risco Imediato: Alucinações e a Validação Humana
Conteúdo:
◦ Por que a IA “mente”: O que são alucinações e como identificá-las na prática (ex: citação de leis, artigos ou acórdãos inexistentes).
◦ O papel insubstituível do servidor: A supervisão humana e a responsabilidade funcional.
◦ O “Dever de Fundamentação” : Você não pode citar uma lei que a IA inventou. A responsabilidade da assinatura é 100% do servidor. A IA é um assessor; o servidor é o tomador de decisão.
• Seção 2.3: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 1)
Título: “Da Demanda do Cidadão ao Ofício de Resposta: Eficiência e Linguagem Simples”.
Objetivo: Praticar a engenharia de prompt (Módulo 1) e a seleção de ferramentas (Módulo 2) em um fluxo de atendimento/comunicação.
• Descrição da Atividade (Em Grupos):
◦ A Demanda: Os alunos recebem um e-mail longo, confuso e com tom irritado de um cidadão (ou de outro órgão), misturando múltiplas solicitações.
◦ Triagem (com Gemini): Usar o Gemini para “ler” o e-mail e responder ao prompt: “Resuma esta demanda em 3 bullets, identifique o tom do remetente e liste as solicitações práticas.”
◦ Redação (com ChatGPT): Usar o ChatGPT com um prompt robusto (Persona: Chefe de Gabinete, Modelo: Ofício de Resposta Padrão, Tom: Formal, mas empático) para redigir a resposta, abordando os pontos identificados.
◦ Simplificação (com ChatGPT): Aplicar a técnica de “Linguagem Simples” em um segundo prompt: “Agora, reescreva esta resposta em linguagem simples, evitando jargões, para que o cidadão compreenda.”
◦ Apresentação: Comparar as respostas e discutir o ganho de produtividade e qualidade no atendimento.
DOMÍNIO PRÁTICO E APLICAÇÃO EM PROCESSOS COMPLEXOS
• Objetivo do Dia: Aprofundar a engenharia de prompt para tarefas técnicas (Jurídico, Compras, Controle) e introduzir a ferramenta-chave para análise de processos e documentos: o NotebookLM.
MÓDULO 3: IA NA ANÁLISE E FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA
• Seção 3.1: Engenharia de Prompt Avançada (Métodos de Raciocínio)
Conteúdo:
◦ Técnicas avançadas para forçar a IA a “raciocinar” (ex: “Cadeia de Pensamento” – Chain of Thought).
◦ Tradução de Métodos de Gestão para Prompts de IA1:
▪ Método 5W2H para ETPs: Como usar a estrutura do 5W2H (O quê, Por quê, Quem, Onde, Quando, Como, Quanto) para criar o prompt perfeito para um Estudo Técnico Preliminar (ETP) ou Termo de Referência (TR).
▪ Método SWOT para Gestão de Riscos: Usando a IA para analisar um cenário de contratação e identificar Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
▪ Método FIRAC (Facts (Fatos), Issue (Questão), Rule (Regra), Analysis (Aplicação) e Conclusion (Conclusão)) / CRARC (Conclusão (Conclusion), Regra (Rule), Aplicação (Application) e Resultado/Conclusão (Conclusion)) para Pareceres: Como estruturar um prompt para que a IA rascunhe uma Nota Técnica ou Parecer Jurídico 1 seguindo a estrutura legal (Fatos, Fundamentação, Análise, Conclusão).
• Seção 3.2: Foco no NotebookLM: A IA sobre Seus Documentos
Conteúdo:
◦ O que é o NotebookLM e por que ele é diferente (RAG – Geração Aumentada por Recuperação).
◦ Como “alimentar” o NotebookLM: Subindo seus documentos (PDFs de Leis, Portarias, minutas de contrato, processos anonimizados).
◦ A grande vantagem: A IA responde baseada apenas nas suas fontes, reduzindo alucinações e aumentando a segurança e conformidade.
◦ Aplicações práticas: Resumir processos, criar glossários, identificar Prazos, e fazer perguntas complexas (ex: “Com base no Acórdão X e na Lei Y, quais os requisitos de habilitação?”).
MÓDULO 4: IA EM AÇÃO (JURÍDICO, CONTRATOS E CONTROLE)
• Seção 4.1: Atividade Prática (Hands-On com NotebookLM)
Conteúdo:
◦ Exercício guiado: Todos os alunos irão subir 3 documentos (ex: Lei 14.133, um Decreto municipal, um Acórdão do TCU) no NotebookLM.
◦ Exercício de “interrogatório”: Fazer perguntas cruzadas (“Quais pontos do Decreto X conflitam com a Lei 14.133?”, “Quais os prazos recursais citados no Acórdão Y?”).
◦ Exercício de extração: “Extraia todos os verbos de obrigação (‘deverá’, ‘terá que’) da Lei X e liste-os.”
◦ Gerar resumos, apresentações em vídeos, podcasts, perguntas e respostas, mapas mentais, comparações etc.
• Seção 4.2: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 2)
• Título: “Do ETP ao Parecer: A IA como Assistente de Contratação Pública” .
• Objetivo: Simular um fluxo de processo de contratação, combinando a redação estruturada (Módulo 3.1) com a análise de documentos (Módulo 3.2).
• Descrição da Atividade (Em Grupos de Áreas Afins – Compras, Jurídico, Controle):
◦ Parte A (O ETP – com ChatGPT): Os grupos recebem uma demanda vaga (ex: “Precisamos contratar serviço de vigilância”). Usando o Método 5W2H como prompt mestre, eles devem gerar uma minuta robusta de Estudo Técnico Preliminar (ETP).
◦ Parte B (A Análise – com NotebookLM): Os grupos recebem uma “minuta de Edital” e 3 “documentos de referência” (ex: Lei 14.133, Acórdão do TCU sobre o tema, Portaria interna de riscos). Eles devem subir os documentos no NotebookLM e perguntar: “Quais cláusulas deste Edital apresentam maior risco de impugnação, com base nos documentos de referência?” e outras perguntas ou interações típicas do processo de contratação afetas ao processo.
◦ Parte C (O Parecer – com ChatGPT): Com base na análise da Parte B, os grupos devem usar o Método FIRAC como prompt no ChatGPT para redigir o parágrafo de “Análise” de uma Nota Técnica ou Parecer Jurídico, recomendando (ou não) a aprovação do Edital.
RISCOS, RESPONSABILIDADE E O FUTURO DA AUTOMAÇÃO
• Objetivo do Dia: Capacitar o servidor para o uso seguro e ético da IA, dominando os riscos da LGPD e dados sensíveis, e olhar para o futuro: como automatizar fluxos de trabalho inteiros.
MÓDULO 5: O ESCUDO DO SERVIDOR: SEGURANÇA, ÉTICA E LGPD
• Seção 5.1: O Lado Sombrio: Riscos, Vieses e Responsabilidade Funcional
Conteúdo:
◦ Riscos de uso irresponsável e como evitá-los.
◦ Viés algorítmico: Como a IA pode perpetuar preconceitos e por que o servidor público deve atuar como filtro ético e garantidor da isonomia.
◦ Transparência e o Dever de Fundamentação: A quem culpar? O servidor que assina é 100% responsável pelo output da IA. O “copiar/colar” sem validação crítica traz consequências. Quais são elas?
• Seção 5.2: O Muro de Proteção: LGPD e Dados Sensíveis
Conteúdo:
◦ O “Elefante na Sala”: O que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) diz sobre o uso de dados pessoais em plataformas de IA.
◦ Cuidados críticos com dados sensíveis (saúde, etnia) e informações sigilosas (sigilo fiscal, processos em segredo de justiça).
◦ Controles de Privacidade: O “self-service” (desligar histórico do ChatGPT) vs. Contas Corporativas (formais).
◦ Boas práticas (ex: Resolução nº 615/2025 do CNJ que regulamenta o uso da IA) e a necessidade de regulamentação interna no seu órgão.
• Seção 5.3: Atividade Prática (O Semáforo da LGPD)
Conteúdo:
◦ Apresentação do framework “Semáforo da LGPD para IA”:
▪ VERMELHO (NUNCA INSERIR): Dados Pessoais Sensíveis, CPFs, Nomes de partes em processos sigilosos, Sigilo Fiscal/Bancário.
▪ AMARELO (CUIDADO / ANONIMIZAR): Conteúdo de processos públicos (mas com nomes), minutas de documentos internos, e-mails institucionais.
▪ VERDE (SEGURO): Leis, Portarias, Acórdãos públicos, perguntas teóricas, textos para revisão gramatical (sem dados).
◦ Exercício em Grupo: Discutir: “Quais são as 3 tarefas no meu setor que podem ser otimizadas com IA?” e “Quais são os riscos de dados (LGPD/Sigilo) envolvidos e como aplicaríamos o Semáforo?”
MÓDULO 6: O FUTURO: AUTOMATIZANDO FLUXOS COM AGENTES E ROBÔS
• Seção 6.1: Além do Chat: Assistentes (Robôs) e Agentes de IA
Conteúdo:
◦ Níveis de Interação com IA: A diferença entre Chat (Nível 1), Assistentes (Nível 2) e Agentes (Nível 3).
◦ Abordagem estratégica sobre como identificar tarefas repetitivas e gargalos nos processos de trabalho atuais. Os participantes aprenderão a usar a IA para criar fluxogramas e diagramas que ajudam a visualizar e a redesenhar esses processos de forma mais eficiente.
◦ Assistentes (Robôs/GPTs): O que são? São IAs especializadas. Ex: Um “Assistente de Licitação” treinado apenas com a Lei 14.133 e Acórdãos do TCU.
◦ Como usar GPTs ou GEMs de terceiros e como criar seu próprio “GPT Personalizado” (plano pago).
◦ Agentes de IA: O que fazem? São IAs que executam tarefas, não apenas respondem. Ex: Um agente que lê um e-mail, identifica o tema, abre um processo no sistema (SEI) e envia para o setor correto.
• Seção 6.2: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 3)
• Título: “Projetando um Piloto de Automação de Fluxo”.
• Objetivo: Consolidar o aprendizado, fazendo os servidores pensarem estrategicamente na transformação dos seus próprios setores.
• Descrição da Atividade (Em Grupos Setoriais – RH, Compras, Jurídico, etc.):
◦ Mapear o Fluxo: Identificar uma tarefa repetitiva e delegável no setor (ex: “Verificar atestado de capacidade técnica”, “Analisar pedido de férias”, “Triar denúncia da ouvidoria”).
◦ Desenhar o Mapa: Criar um fluxograma simples do “antes” (manual).
◦ Identificar Gargalos: Marcar no fluxo os pontos que poderiam ser automatizados (ex: “Leitura de PDF”, “Verificação de dados”, “Rascunho de despacho”).
◦ Desenhar a Solução (O Piloto): Esboçar o “depois” (com IA). Quais prompts seriam usados? Qual ferramenta (NotebookLM, ChatGPT, um Agente)?
◦ Pitching de Inovação: Apresentar o “Projeto Piloto” para a turma (5 min), focando no ganho de eficiência e na redução de erros.
• Seção 6.3: Encerramento e Próximos Passos
Conteúdo:
◦ Jornada da Inovação: Como continuar aprendendo e se atualizando?
◦ Comunidades, canais e bibliotecas úteis para servidores públicos.
◦ Plano de Ação Individual: “O que eu vou aplicar na minha rotina na segunda-feira?”
◦ Mensagem final: Inspirando os servidores a serem os agentes da transformação digital em suas instituições.
Professor: Silvio Lima
Especialista em Contratações Públicas e Tecnologia da Informação, com vasta experiência em gestão de grandes projetos, inovação, terceirização, fiscalização e gestão de riscos para organizações públicas.
Coordenador-Geral de Contratações de TIC na Secretaria de Gestão (SEGES) do Ministério da Economia, responsável por gerar R$ 1,76 bilhão de economia para o Governo Federal entre 2020 e 2023.
Autor e palestrante reconhecido, com destaque para a obra “Contratações de Tecnologia da Informação 4.0, Segue o Jogo” (Editora Fórum, 2020), além de ministrar cursos em instituições como ENAP, ESAF, Consultre e ABOP.
Participação internacional, representando o Brasil na Global Procurement Initiative da USTDA (EUA), sobre modelos de compras públicas.
Professor certificado no método gamificado de ensino, com atuação em treinamentos sobre planejamento, licitações, fiscalização e gestão de riscos em contratações públicas.
DIA 1: FUNDAMENTOS, FERRAMENTAS E A REVOLUÇÃO DO PROMPT
• Objetivo do Dia: Desmistificar a IA, nivelar o conhecimento da turma, apresentar o “arsenal” de ferramentas acessíveis e focar na habilidade mais crucial: a engenharia de prompt adaptada à linguagem e às necessidades do setor público.
MÓDULO 1: A IA CHEGOU AO SETOR PÚBLICO
Seção 1.1: A Revolução da IA e o Princípio da Eficiência
Conteúdo:
◦ O que é (e o que não é) Inteligência Artificial Generativa: Desmistificando os conceitos e o “hype” ou moda por trás da tecnologia.
◦ Por que a IA é inevitável na Administração Pública: A conexão direta da tecnologia com o Princípio Constitucional da Eficiência (Art. 37) e a melhoria na prestação de serviços ao cidadão.
◦ Diferenças Práticas: IA Específica (ex: um robô de RPA) vs. IA Generativa Multiuso (ChatGPT, Gemini).1
◦ Vantagens e desvantagens da IA genérica no contexto do serviço público: O que um servidor precisa saber?
• Seção 1.2: A Mudança de Paradigma: Google vs. ChatGPT
Conteúdo:
◦ Por que você não pode “dar um Google” no ChatGPT: A diferença fundamental entre um motor de busca (que encontra informação) e um motor generativo (que cria informação).
◦ Como o ChatGPT “pensa”: Explicando de forma simples o modelo probabilístico e por que ele pode “alucinar” (erros e invenções).
◦ O primeiro passo para o sucesso: Aprender a dialogar e contextualizar, em vez de apenas perguntar. A IA como um “assessor estagiário de grandes capacidades” que precisa de ordens claras.
• Seção 1.3: Engenharia de Prompt Descomplicada (A Arte de Dar Ordens à IA)
Conteúdo:
◦ O que é um prompt e por que ele é a habilidade-chave no serviço público do século XXI.
◦ Exemplos Práticos: Prompts fracos (“Resuma a Lei 14.133”) vs. Prompts fortes (“Aja como um jurista especialista em licitações e resuma os 5 principais pontos de mudança da Lei 14.133 para gestores de contratos, em formato de bullets”).1
◦ O Método do IOGURTE e dos 4 INs adaptado à Administração Pública: Os 6 elementos essenciais para prompts de excelência no setor público (Persona, Regras/Contexto, Objetivo, Modelo/Formato, Público/Tom, Travas/Restrições).
MÓDULO 2: O ARSENAL DO SERVIDOR E O PRIMEIRO DESAFIO
• Seção 2.1: Batalha de Ferramentas: ChatGPT vs. Gemini (Análise Comparativa)
Conteúdo:
◦ Apresentação das interfaces: Acesso, planos gratuitos e pagos (ChatGPT, Gemini, Perplexity, etc.).
◦ Comparativo prático e pontos fortes de cada ferramenta no contexto institucional
▪ ChatGPT: Ideal para redação criativa, estruturação de textos complexos e longos (pareceres, minutas) e personalização de instruções.
▪ Gemini: Superior para pesquisa em tempo real (ex: “Qual a portaria mais recente sobre…?”), integração com o ecossistema Google (Workspace) e análise de dados.
Análise comparativa para tarefas típicas da Administração Pública.
Tarefa Típica do Servidor ChatGPT (GPT-5) Gemini (2.5 Pro) Veredito Prático
Redigir Minuta de Ofício/Parecer Excelente (Ótimo em escrita longa e formal) Bom (Às vezes mais direto) ChatGPT
Pesquisar Legislação Recente Ruim (Dados limitados) Excelente (Conectado ao Google) Gemini
Resumir E-mails Longos (Gmail) N/A Excelente (Integrado ao Workspace) Gemini
Criar um ETP (Estudo Técnico) Excelente (Ótimo em estruturação) Bom ChatGPT
Brainstorm de Riscos (SWOT) Excelente (Mais “criativo” em cenários) Bom ChatGPT
• Seção 2.2: O Risco Imediato: Alucinações e a Validação Humana
Conteúdo:
◦ Por que a IA “mente”: O que são alucinações e como identificá-las na prática (ex: citação de leis, artigos ou acórdãos inexistentes).
◦ O papel insubstituível do servidor: A supervisão humana e a responsabilidade funcional.
◦ O “Dever de Fundamentação” : Você não pode citar uma lei que a IA inventou. A responsabilidade da assinatura é 100% do servidor. A IA é um assessor; o servidor é o tomador de decisão.
• Seção 2.3: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 1)
Título: “Da Demanda do Cidadão ao Ofício de Resposta: Eficiência e Linguagem Simples”.
Objetivo: Praticar a engenharia de prompt (Módulo 1) e a seleção de ferramentas (Módulo 2) em um fluxo de atendimento/comunicação.
• Descrição da Atividade (Em Grupos):
◦ A Demanda: Os alunos recebem um e-mail longo, confuso e com tom irritado de um cidadão (ou de outro órgão), misturando múltiplas solicitações.
◦ Triagem (com Gemini): Usar o Gemini para “ler” o e-mail e responder ao prompt: “Resuma esta demanda em 3 bullets, identifique o tom do remetente e liste as solicitações práticas.”
◦ Redação (com ChatGPT): Usar o ChatGPT com um prompt robusto (Persona: Chefe de Gabinete, Modelo: Ofício de Resposta Padrão, Tom: Formal, mas empático) para redigir a resposta, abordando os pontos identificados.
◦ Simplificação (com ChatGPT): Aplicar a técnica de “Linguagem Simples” em um segundo prompt: “Agora, reescreva esta resposta em linguagem simples, evitando jargões, para que o cidadão compreenda.”
◦ Apresentação: Comparar as respostas e discutir o ganho de produtividade e qualidade no atendimento.
DOMÍNIO PRÁTICO E APLICAÇÃO EM PROCESSOS COMPLEXOS
• Objetivo do Dia: Aprofundar a engenharia de prompt para tarefas técnicas (Jurídico, Compras, Controle) e introduzir a ferramenta-chave para análise de processos e documentos: o NotebookLM.
MÓDULO 3: IA NA ANÁLISE E FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA
• Seção 3.1: Engenharia de Prompt Avançada (Métodos de Raciocínio)
Conteúdo:
◦ Técnicas avançadas para forçar a IA a “raciocinar” (ex: “Cadeia de Pensamento” – Chain of Thought).
◦ Tradução de Métodos de Gestão para Prompts de IA1:
▪ Método 5W2H para ETPs: Como usar a estrutura do 5W2H (O quê, Por quê, Quem, Onde, Quando, Como, Quanto) para criar o prompt perfeito para um Estudo Técnico Preliminar (ETP) ou Termo de Referência (TR).
▪ Método SWOT para Gestão de Riscos: Usando a IA para analisar um cenário de contratação e identificar Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
▪ Método FIRAC (Facts (Fatos), Issue (Questão), Rule (Regra), Analysis (Aplicação) e Conclusion (Conclusão)) / CRARC (Conclusão (Conclusion), Regra (Rule), Aplicação (Application) e Resultado/Conclusão (Conclusion)) para Pareceres: Como estruturar um prompt para que a IA rascunhe uma Nota Técnica ou Parecer Jurídico 1 seguindo a estrutura legal (Fatos, Fundamentação, Análise, Conclusão).
• Seção 3.2: Foco no NotebookLM: A IA sobre Seus Documentos
Conteúdo:
◦ O que é o NotebookLM e por que ele é diferente (RAG – Geração Aumentada por Recuperação).
◦ Como “alimentar” o NotebookLM: Subindo seus documentos (PDFs de Leis, Portarias, minutas de contrato, processos anonimizados).
◦ A grande vantagem: A IA responde baseada apenas nas suas fontes, reduzindo alucinações e aumentando a segurança e conformidade.
◦ Aplicações práticas: Resumir processos, criar glossários, identificar Prazos, e fazer perguntas complexas (ex: “Com base no Acórdão X e na Lei Y, quais os requisitos de habilitação?”).
MÓDULO 4: IA EM AÇÃO (JURÍDICO, CONTRATOS E CONTROLE)
• Seção 4.1: Atividade Prática (Hands-On com NotebookLM)
Conteúdo:
◦ Exercício guiado: Todos os alunos irão subir 3 documentos (ex: Lei 14.133, um Decreto municipal, um Acórdão do TCU) no NotebookLM.
◦ Exercício de “interrogatório”: Fazer perguntas cruzadas (“Quais pontos do Decreto X conflitam com a Lei 14.133?”, “Quais os prazos recursais citados no Acórdão Y?”).
◦ Exercício de extração: “Extraia todos os verbos de obrigação (‘deverá’, ‘terá que’) da Lei X e liste-os.”
◦ Gerar resumos, apresentações em vídeos, podcasts, perguntas e respostas, mapas mentais, comparações etc.
• Seção 4.2: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 2)
• Título: “Do ETP ao Parecer: A IA como Assistente de Contratação Pública” .
• Objetivo: Simular um fluxo de processo de contratação, combinando a redação estruturada (Módulo 3.1) com a análise de documentos (Módulo 3.2).
• Descrição da Atividade (Em Grupos de Áreas Afins – Compras, Jurídico, Controle):
◦ Parte A (O ETP – com ChatGPT): Os grupos recebem uma demanda vaga (ex: “Precisamos contratar serviço de vigilância”). Usando o Método 5W2H como prompt mestre, eles devem gerar uma minuta robusta de Estudo Técnico Preliminar (ETP).
◦ Parte B (A Análise – com NotebookLM): Os grupos recebem uma “minuta de Edital” e 3 “documentos de referência” (ex: Lei 14.133, Acórdão do TCU sobre o tema, Portaria interna de riscos). Eles devem subir os documentos no NotebookLM e perguntar: “Quais cláusulas deste Edital apresentam maior risco de impugnação, com base nos documentos de referência?” e outras perguntas ou interações típicas do processo de contratação afetas ao processo.
◦ Parte C (O Parecer – com ChatGPT): Com base na análise da Parte B, os grupos devem usar o Método FIRAC como prompt no ChatGPT para redigir o parágrafo de “Análise” de uma Nota Técnica ou Parecer Jurídico, recomendando (ou não) a aprovação do Edital.
RISCOS, RESPONSABILIDADE E O FUTURO DA AUTOMAÇÃO
• Objetivo do Dia: Capacitar o servidor para o uso seguro e ético da IA, dominando os riscos da LGPD e dados sensíveis, e olhar para o futuro: como automatizar fluxos de trabalho inteiros.
MÓDULO 5: O ESCUDO DO SERVIDOR: SEGURANÇA, ÉTICA E LGPD
• Seção 5.1: O Lado Sombrio: Riscos, Vieses e Responsabilidade Funcional
Conteúdo:
◦ Riscos de uso irresponsável e como evitá-los.
◦ Viés algorítmico: Como a IA pode perpetuar preconceitos e por que o servidor público deve atuar como filtro ético e garantidor da isonomia.
◦ Transparência e o Dever de Fundamentação: A quem culpar? O servidor que assina é 100% responsável pelo output da IA. O “copiar/colar” sem validação crítica traz consequências. Quais são elas?
• Seção 5.2: O Muro de Proteção: LGPD e Dados Sensíveis
Conteúdo:
◦ O “Elefante na Sala”: O que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) diz sobre o uso de dados pessoais em plataformas de IA.
◦ Cuidados críticos com dados sensíveis (saúde, etnia) e informações sigilosas (sigilo fiscal, processos em segredo de justiça).
◦ Controles de Privacidade: O “self-service” (desligar histórico do ChatGPT) vs. Contas Corporativas (formais).
◦ Boas práticas (ex: Resolução nº 615/2025 do CNJ que regulamenta o uso da IA) e a necessidade de regulamentação interna no seu órgão.
• Seção 5.3: Atividade Prática (O Semáforo da LGPD)
Conteúdo:
◦ Apresentação do framework “Semáforo da LGPD para IA”:
▪ VERMELHO (NUNCA INSERIR): Dados Pessoais Sensíveis, CPFs, Nomes de partes em processos sigilosos, Sigilo Fiscal/Bancário.
▪ AMARELO (CUIDADO / ANONIMIZAR): Conteúdo de processos públicos (mas com nomes), minutas de documentos internos, e-mails institucionais.
▪ VERDE (SEGURO): Leis, Portarias, Acórdãos públicos, perguntas teóricas, textos para revisão gramatical (sem dados).
◦ Exercício em Grupo: Discutir: “Quais são as 3 tarefas no meu setor que podem ser otimizadas com IA?” e “Quais são os riscos de dados (LGPD/Sigilo) envolvidos e como aplicaríamos o Semáforo?”
MÓDULO 6: O FUTURO: AUTOMATIZANDO FLUXOS COM AGENTES E ROBÔS
• Seção 6.1: Além do Chat: Assistentes (Robôs) e Agentes de IA
Conteúdo:
◦ Níveis de Interação com IA: A diferença entre Chat (Nível 1), Assistentes (Nível 2) e Agentes (Nível 3).
◦ Abordagem estratégica sobre como identificar tarefas repetitivas e gargalos nos processos de trabalho atuais. Os participantes aprenderão a usar a IA para criar fluxogramas e diagramas que ajudam a visualizar e a redesenhar esses processos de forma mais eficiente.
◦ Assistentes (Robôs/GPTs): O que são? São IAs especializadas. Ex: Um “Assistente de Licitação” treinado apenas com a Lei 14.133 e Acórdãos do TCU.
◦ Como usar GPTs ou GEMs de terceiros e como criar seu próprio “GPT Personalizado” (plano pago).
◦ Agentes de IA: O que fazem? São IAs que executam tarefas, não apenas respondem. Ex: Um agente que lê um e-mail, identifica o tema, abre um processo no sistema (SEI) e envia para o setor correto.
• Seção 6.2: ESTUDO DE CASO PRÁTICO (DIA 3)
• Título: “Projetando um Piloto de Automação de Fluxo”.
• Objetivo: Consolidar o aprendizado, fazendo os servidores pensarem estrategicamente na transformação dos seus próprios setores.
• Descrição da Atividade (Em Grupos Setoriais – RH, Compras, Jurídico, etc.):
◦ Mapear o Fluxo: Identificar uma tarefa repetitiva e delegável no setor (ex: “Verificar atestado de capacidade técnica”, “Analisar pedido de férias”, “Triar denúncia da ouvidoria”).
◦ Desenhar o Mapa: Criar um fluxograma simples do “antes” (manual).
◦ Identificar Gargalos: Marcar no fluxo os pontos que poderiam ser automatizados (ex: “Leitura de PDF”, “Verificação de dados”, “Rascunho de despacho”).
◦ Desenhar a Solução (O Piloto): Esboçar o “depois” (com IA). Quais prompts seriam usados? Qual ferramenta (NotebookLM, ChatGPT, um Agente)?
◦ Pitching de Inovação: Apresentar o “Projeto Piloto” para a turma (5 min), focando no ganho de eficiência e na redução de erros.
• Seção 6.3: Encerramento e Próximos Passos
Conteúdo:
◦ Jornada da Inovação: Como continuar aprendendo e se atualizando?
◦ Comunidades, canais e bibliotecas úteis para servidores públicos.
◦ Plano de Ação Individual: “O que eu vou aplicar na minha rotina na segunda-feira?”
◦ Mensagem final: Inspirando os servidores a serem os agentes da transformação digital em suas instituições.
08h ás 16h.
Local: clique em "Saiba Mais"
08h as 16h.
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Wyndham Golden Foz Suítes
Rua Rui Barbosa, 394 – Centro – Foz do Iguaçu, PR 85.851-170 – Brasil
08h às 16h.
Local: A definir.
Com mais de 35 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
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