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Gestão de Documentos Digitais

Fundamentos, Requisitos e Conformidade Legal

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

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Anos

de credibilidade

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Clientes

fidelizados

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Pessoas

capacitadas

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Cursos e
seminários

realizados

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

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Destaque do Curso

Apresentação

O curso oferece uma abordagem prática e integrada para os desafios da transformação digital no setor público. Com foco na conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o participante verá conceitos fundamentais, implantação de políticas documentais e sistemas informatizados, além de estratégias para preservação e proteção de documentos digitais. É ideal para profissionais que desejam alinhar suas práticas aos requisitos legais e às melhores práticas de governança.

Objetivo

  • Entender os principais tópicos relacionados à gestão de arquivos e legislação arquivística.
  • Adquirir orientações técnicas para a implantação de políticas de gestão e preservação de documentos digitais.
  • Conhecer boas práticas e principais orientações sobre digitalização e cuidados com o acesso e preservação de informações.
  • Discutir os princípios de conformidade legal com a LAI e a LGPD no contexto de documentos digitais.

Público-alvo

Gestores, servidores, alta administração e profissionais interessados em organizar documentos e informações institucionais de forma eficiente, garantindo acesso tempestivo e proteção contra exposição indevida, tanto em sistemas físicos quanto digitais.

 

Metodologia

  • Aulas expositivas e dialogadas: Apresentação de conceitos teóricos e normativos.
  • Discussões práticas: Análise de casos e exemplos para contextualização.
  • Aplicação prática: Estudo de casos e simulações voltados para o cotidiano dos participantes.

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Caso tenha um CUPOM, insira aqui:
Ligue agora: 27 3340-0122

Modalidades

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Presencial

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  1.  Gestão de Documentos e legislação arquivística: o que é e qual o contexto de aplicação
  • Conceitos introdutórios: gestão de documentos, documento arquivístico, documento digital;
  • Instrumentos de gestão documental: plano de classificação, Tabela de Temporalidade e destinação, manuais técnicos 
  • Disciplinas: segurança da informação, gestão de riscos 

 

2. Implantação de política de gestão documental: Boas Práticas

  • Requisitos para uma boa gestão documental: profissionais, legislação, apoio institucional;
  • Plano de Ação e cronograma de implantação;
  • Estudo de caso: gestão de correio eletrônico. 

 

3. eArq Brasil e transformação digital

  • Diferenciando digitação (transformação digital) e digitalização;
  • Sistemas eletrônicos de informação: de negócio x de gestão;
  • O Modelo e-Arq Brasil (estrutura e requisitos) e os Sigads;
  • Exemplos de sistemas de gestão de documentos e sua conformidade com o eArq Brasil;
  • SEI – Conceito, utilização, ferramentas e organização do trabalho;
  • A digitalização de substituição: aplicações e a legislação;
  • Assinaturas eletrônicas: tipos, aplicações e legislação.

 

4. Acesso e proteção à informação: conformidade com a LAI e a LGPD

  • Princípio constitucional de acesso e proteção às informações;
  • Lei de Acesso à Informação – LAI: princípios e aplicação;
  • Abordagens da transparência: ativa e passiva;
  • Cuidados especiais no trato de informações com restrição de acesso;
  • Contemporaneidade: redes sociais institucionais e desinformação;
  • As nuvens digitais e a confiabilidade dos registros produzidos.

 

5. Avaliação e preservação no contexto dos documentos digitais institucionais 

  • Avaliação: conceito, princípios e aplicação aos documentos digitais;
  • Regulamentação das políticas de avaliação e destinação;
  • Requisitos e boas práticas de eliminação de documentos;
  • Preservação como função arquivística;
  • Estratégias de preservação digital;
  • Políticas de preservação digital. 

 

28/05/25

a

30/05/25
Brasília - DF
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
21h

Local do curso

Let's Idea Brasília Hotel

SHN Q 5 Bloco B – Asa Norte, Brasília – DF, 70705-020

15/10/25

a

17/10/25
Fortaleza/CE
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
21h

Local do curso

Hotel Luzeiros Fortaleza

Av. Beira Mar, 2600 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-121

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.

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