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Gestão de Convênios: Solicitação, celebração, execução e prestação de contas
#Presencial
Há mais de 35 anos, transformando a educação para a Administração Pública!
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 35 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
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Anos
de credibilidade
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Clientes
fidelizados
0
Pessoas
capacitadas
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Cursos eseminários
realizados
Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
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Destaques
Apresentação
O curso é uma formação abrangente e atualizada, voltada para profissionais que desejam compreender em profundidade os aspectos legais, normativos e práticos da gestão de convênios e transferências voluntárias no âmbito do governo federal. O programa aborda as recentes mudanças legislativas, os fluxos operacionais, a captação de recursos e a prestação de contas, capacitando os participantes a lidar com os desafios e oportunidades dessa área essencial para o setor público e privado.
Objetivos
Proporcionar compreensão detalhada da legislação e normativas vigentes relacionadas aos convênios federais;
Desenvolver habilidades para operacionalizar convênios e transferências voluntárias;
Ensinar técnicas e fluxos para identificar e acessar oportunidades de financiamento;
Garantir que os participantes estejam aptos a cumprir exigências legais e normativas, desde a celebração até a prestação de contas.
Público-alvo
Gestores e técnicos de órgãos públicos municipais, estaduais e federais;
Profissionais de organizações da sociedade civil envolvidos com transferências voluntárias;
Consultores e assessores na área de convênios e captação de recursos;
Interessados em compreender as novas regras e práticas da gestão de convênios.
Metodologia
Estudos de Casos Práticos: Para aplicação do conhecimento em situações reais.
Programa do Curso
Módulo 1
Introdução;
Histórico;
Fundamentos e princípios;
Ciclo Orçamentário (PPA, LDO e LOA);
Tipos de transferências voluntárias.
Módulo 2
Arcabouço Legal e Normativo;
Leis, Decretos e Portarias;
Abordagem aos principais pontos da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33, de 30 de agosto de 2023, do Decreto nº 11.531 de 16 de maio de 2023 e da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 28, de 21 de maio de 2024.
Módulo 3
Legislação de Transferências;
Condições para Celebração;
Motivos de Alteração e Complementações.
Módulo 4
Emenda Constitucional nº 105, de 12/12/19 (Transferência Especial e Transferência com Finalidade Definida);
Identificação das oportunidades de captação;
Manuais e cartilhas do Governo Federal;
Fluxo;
Procedimentos e prazos de operacionalização e execução das emendas.
Módulo 5
Execução de Convênios;
Principais Prazos;
Critérios para Liberação dos Recursos;
Processo de Compras e Contratos;
Execução de Metas e Etapas;
Pagamentos a fornecedores;
Acompanhamento e Fiscalização;
Perfis com competências;
Registro de informações na Plataforma;
Emissão de Relatórios de Execução;
Aplicativo Fiscalgov.
Módulo 6
Prestação de Contas;
Principais Prazos;
Casos para Inadimplência;
Resgate de Saldos financeiros;
Análise e Aprovação da prestação de contas.
Professor: Luciano Nora Machado
Especialista em gestão de almoxarifado e patrimônio público, com ampla experiência em órgãos estaduais como a Secretaria de Saúde (SESA) e a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba). Experiência prática em projetos de gestão patrimonial, incluindo o levantamento de bens da administração pública direta e indireta.
Instrutor em gestão pública desde 2009, ministrando treinamentos em nível nacional, com foco em almoxarifado, patrimônio e compras governamentais, atuando em instituições privadas especializadas em cursos para o setor público. Conhecimento técnico em processos de compras públicas, incluindo elaboração de Termos de Referência e uso de plataformas como o Comprasnet e almoxarifado virtual.
Dados para empenho e pagamento
Certidões: http://www.consultre.com.br/certidoes
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA. Endereço: Av. Champagnat, 645, Ed. Palmares, 3º andar – Centro – 29.100-011 – Vila Velha, Espírito
Santo CNPJ: 36.003.671/0001-53 Insc. Estadual: Isento Insc. Municipal: 24.687-0
Telefone: (27) 3340-0122 / (27) 9 8179-1115 (WhatsApp)
Site: www.consultre.com.br – E-mail: [email protected] DADOS BANCÁRIOS: Favorecido: CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA Banco: BANCO DO BRASIL: Agência 1240-8 | Conta Corrente: 105.895-9
Abordagem aos principais pontos da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33, de 30 de agosto de 2023, do Decreto nº 11.531 de 16 de maio de 2023 e da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 28, de 21 de maio de 2024
Módulo 3
Legislação Transferências
Condições para Celebração
Motivos de Alteração e Complementações
Módulo 4
Emenda Constitucional no 105, de 12/12/19 (Transferência Especial e Transferência com Finalidade Definida)
Identificação das oportunidades de captação
Manuais e cartilhas do Governo Federal
Fluxo
Procedimentos e prazos de operacionalização e execução das emendas