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Gestão de Convênios: Solicitação, celebração, execução e prestação de contas

Há mais de 35 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 35 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

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Anos

de credibilidade

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Clientes

fidelizados

0

Pessoas

capacitadas

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Cursos e
seminários

realizados

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

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Destaques

Apresentação

O curso é uma formação abrangente e atualizada, voltada para profissionais que desejam compreender em profundidade os aspectos legais, normativos e práticos da gestão de convênios e transferências voluntárias no âmbito do governo federal. O programa aborda as recentes mudanças legislativas, os fluxos operacionais, a captação de recursos e a prestação de contas, capacitando os participantes a lidar com os desafios e oportunidades dessa área essencial para o setor público e privado.

Objetivos

  • Proporcionar compreensão detalhada da legislação e normativas vigentes relacionadas aos convênios federais;
  • Desenvolver habilidades para operacionalizar convênios e transferências voluntárias;
  • Ensinar técnicas e fluxos para identificar e acessar oportunidades de financiamento;
  • Garantir que os participantes estejam aptos a cumprir exigências legais e normativas, desde a celebração até a prestação de contas.

Público-alvo

  • Gestores e técnicos de órgãos públicos municipais, estaduais e federais;
  • Profissionais de organizações da sociedade civil envolvidos com transferências voluntárias;
  • Consultores e assessores na área de convênios e captação de recursos;
  • Interessados em compreender as novas regras e práticas da gestão de convênios.

 

Metodologia

 

  • Estudos de Casos Práticos: Para aplicação do conhecimento em situações reais.

 

Programa do Curso

 

Módulo 1

  • Introdução;
  • Histórico;
  • Fundamentos e princípios;
  • Ciclo Orçamentário (PPA, LDO e LOA);
  • Tipos de transferências voluntárias.

 

Módulo 2

  • Arcabouço Legal e Normativo;
  • Leis, Decretos e Portarias;
  • Abordagem aos principais pontos da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33, de 30 de agosto de 2023, do Decreto nº 11.531 de 16 de maio de 2023 e da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 28, de 21 de maio de 2024.

 

Módulo 3

  • Legislação de Transferências;
  • Condições para Celebração;
  • Motivos de Alteração e Complementações.

 

Módulo 4

  • Emenda Constitucional nº 105, de 12/12/19 (Transferência Especial e Transferência com Finalidade Definida);
  • Identificação das oportunidades de captação;
  • Manuais e cartilhas do Governo Federal;
  • Fluxo;
  • Procedimentos e prazos de operacionalização e execução das emendas.

 

Módulo 5

  • Execução de Convênios;
  • Principais Prazos;
  • Critérios para Liberação dos Recursos;
  • Processo de Compras e Contratos;
  • Execução de Metas e Etapas;
  • Pagamentos a fornecedores;
  • Acompanhamento e Fiscalização;
  • Perfis com competências;
  • Registro de informações na Plataforma;
  • Emissão de Relatórios de Execução;
  • Aplicativo Fiscalgov.

 

Módulo 6

  • Prestação de Contas;
  • Principais Prazos;
  • Casos para Inadimplência;
  • Resgate de Saldos financeiros;
  • Análise e Aprovação da prestação de contas.

 

 

Professor: Luciano Nora Machado

Especialista em gestão de almoxarifado e patrimônio público, com ampla experiência em órgãos estaduais como a Secretaria de Saúde (SESA) e a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba). Experiência prática em projetos de gestão patrimonial, incluindo o levantamento de bens da administração pública direta e indireta.

Instrutor em gestão pública desde 2009, ministrando treinamentos em nível nacional, com foco em almoxarifado, patrimônio e compras governamentais, atuando em instituições privadas especializadas em cursos para o setor público. Conhecimento técnico em processos de compras públicas, incluindo elaboração de Termos de Referência e uso de plataformas como o Comprasnet e almoxarifado virtual.

 

 

Dados para empenho e pagamento

 

Certidões: http://www.consultre.com.br/certidoes

Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA.
Endereço: Av. Champagnat, 645, Ed. Palmares, 3º andar – Centro – 29.100-011 – Vila Velha, Espírito
Santo
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Insc. Estadual: Isento
Insc. Municipal: 24.687-0
Telefone: (27) 3340-0122 / (27) 9 8179-1115 (WhatsApp)
Site: www.consultre.com.br – E-mail: [email protected]
DADOS BANCÁRIOS:
Favorecido: CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Banco: BANCO DO BRASIL: Agência 1240-8 | Conta Corrente: 105.895-9

*Estamos cadastrados no SICAFI

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Caso tenha um CUPOM, insira aqui:
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Modalidades

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Presencial

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Módulo 1

  • Introdução
  • Histórico
  • Fundamentos e princípios
  • Ciclo Orçamentária (PPA, LDO e LOA)
  • Tipos transferências voluntárias

Módulo 2

  • Arcabouço Legal e Normativo
  • Leis, Decretos e Portarias
  • Abordagem aos principais pontos da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33, de 30 de agosto de 2023, do Decreto nº 11.531 de 16 de maio de 2023 e da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 28, de 21 de maio de 2024

Módulo 3

  • Legislação Transferências
  • Condições para Celebração
  • Motivos de Alteração e Complementações

Módulo 4

  • Emenda Constitucional no 105, de 12/12/19 (Transferência Especial e Transferência com Finalidade Definida)
  • Identificação das oportunidades de captação
  • Manuais e cartilhas do Governo Federal 
  • Fluxo
  • Procedimentos e prazos de operacionalização e execução das emendas

Módulo 5

  • Execução de Convênios
  • Principais Prazos
  • Critérios para Liberação dos Recursos
  • Processo de Compras e Contratos
  • Execução de Metas e Etapas
  • Pagamentos a fornecedores 
  • Acompanhamento e Fiscalização
  • Perfis com competências
  • Registro de informações na Plataforma
  • Emissão de Relatórios de Execução
  • Aplicativo Fiscalgov

Módulo 6

  • Prestação de Contas
  • Principais Prazos
  • Casos para Inadimplência
  • Resgate de Saldos financeiros
  • Análise e Aprovação da prestação de conta
23/09/26

a

25/09/26
Fortaleza/CE
Horário: das

08h às 17h

Local: clique em "Saiba Mais"

Carga horária
24h

Local do curso

Hotel Luzeiros

Av. Beira Mar, 2600 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-126

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