Consultre

Atualizado com as mais recentes alterações na legislação em vigor, Decreto nº 9.507/2018, Instruções  Normativas do Ministério da Economia (Antigo  Ministério do Planejamento). Entendimentos do TCU e legislações complementares ao tema.

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Apresentação

Este curso visa proporcionar amplo conhecimento das normas que regem os contratos administrativos que a cada momento sofrem alterações, seja por fatores internos ou externos, em especial, pelas mudanças constantes na legislação. Na Administração Pública é  área de contratos públicos envolve várias áreas, além, do requisitante ou demandante, envolve a área de planejamento, de compras, a  área jurídica, pregoeiros, ordenadores de despesas, coordenadores, supervisores, etc.,  alcançando o Gestor Público  inserido no processo. Esses servidores/empregados públicos devem ser capacitados permanentemente, para que possam  realizar as  aquisições de bens, obras e serviços, bem como da gestão e fiscalização dos contratos decorrentes dessas aquisições a fim de que possa contribuir para a melhor efetividade na utilização dos recursos públicos sob sua responsabilidade. O curso é dinâmico, pois é ministrado por quem conhece a prática, o que proporciona um amplo conhecimento da aplicabilidade prática das normas que regem os contratos administrativos,  além de apresentar ferramentas e técnicas necessárias ao gerenciamento dos riscos do contrato, este  inserido uma visão sistêmica do processo de contratação face à legislação vigente atualizada. O curso será apresentado por meio de aulas expositivas, estudos de casos, vivências seguidas de elaboração teórica, debates, exposições dialogadas, leitura de textos, entendimentos do TCU  e exercícios, durante a carga horária estabelecida.

Público alvo

Gestores e fiscais de contratos, Presidente e membros de comissão de licitações, pregoeiros e equipe de apoio, consultores, advogados, assessores jurídicos, responsáveis pelo setor de compras e planejamento e por  todos os  servidores/empregados, inseridos no processo.

Programa

Introdução à visão sistêmica do processo de contratação.

  • Considerações iniciais acerca do Planejamento da Licitação e Contratação – princípios, legislação aplicável, diretrizes, definições legais e conceitos das Licitações e Contratações Públicas.
  • Linha do Tempo do processo de contratação frente às diretrizes da Instrução Normativa/SEGES/MPDG nº 05/2017;
  • A Instrução normativa SEGES/ME nº 01/2019 e o impacto no Planejamento;
  • A Divisão das responsabilidades na Equipe de Planejamento (Instrução Normativa/SEGES/MPDG nº 05/2017) e a elaboração dos estudos preliminares.
  • A Participação do gestor/fiscais na correlação entre o “objeto” e as definições de suas cláusulas contratuais – Importância da presença do requisitante na equipe.
  • Elaboração dos Estudos Preliminares e a elaboração do Mapa de Riscos da contratação.
  • Considerações gerais sobre o projeto básico/termo de referência/edital e anexos;
  • A aferição do objeto e o pagamento (IMR);
  • A pesquisa de preços no mercado e a estimativa do futuro contrato sua repercussão na planilhade custos dos serviços terceirizados – Inexequibilidade e consequências.
  • A Terceirização dos serviços na Administração Pública:  Novo Decreto da Terceirização (Decreto nº 9.507/2018);
  • As regras da  IN/SEGES/MPDG nº 05/2017 e a Reforma Trabalhista;
  • Conceito e diretrizes sobre os serviços que envolvem a disponibilização de mão de obra e as práticas vedadas na terceirização; Regularidade fiscal; Enunciado nº 331 do TST e a conduta suficiente para afastar a culpa; Fiscalização por amostragem; Ingerências da Administração sobre os terceirizados; possibilidade de contratação de terceiros para auxiliar na fiscalização e repercussão na responsabilidade técnica; ausência de encarregado/supervisor/coordenador e o preposto da contratada. O Novo posicionamento sobre a responsabilidade da Administração pública na Terceirização.

Os contratos e os Recebimentos dos objetos.

  • As cláusulas contratuais na prática;
  • O Termo de Contrato e seu instrumento substituto;
  • A publicação dos contratos e seus instrumentos substitutos;
  • A manutenção das “condições efetivas da proposta” e o seu significado;
  • A comprovação da qualificação técnica do objeto – Atestados e entendimentos do TCU; quantidades e somatório;
  • Recebimento de objetos (apenas materiais/ produtos; serviços com equipamentos; soluções de TIC); etc.
  • Recebimento do objeto diferente do especificado; possibilidade e entendimentos do TCU ( marca diferente e especificações);
  • Recebimento provisório e definitivo dos produtos x serviços; 

A Atuação do Gestor e do Fiscais dos contratos terceirizados.

  • Quem é o Gestor? Quem é Fiscal?
  • Quem recebe o objeto (serviços)? Quem fiscaliza? As figuras do gestor do contrato, fiscal administrativo, fiscal técnico, setorial e público e preposto – Atribuições.
  • Gestou ou fiscal precisa de capacitação específica? O que diz o TCU sobre o assunto?
  • O recebimento do objeto do contrato (provisório e o recebimento definitivo); responsabilidades na nova redação da IN/SEGES/MPDG nº 05/2017; Quem atesta gestor ou fiscal?
  • Como ocorre a utilização do ANS ou IMR no recebimento?
  • Quem fiscaliza os serviços de engenharia? Qualquer servidor pode fiscalizar ? Quem dá o recebimento provisório e definitivo?;
  • A quem cabe a fiscalização dos serviços de tecnologia da Informação? Como o Gestor pode atestar a NF desses serviços?
  • Os critérios de aferição dos resultados; os cronogramas físicos- financeiros; a averiguação da nota fiscal (batimento da descrição);
  • Acompanhamento e controle de toda a documentação a ser exigida nos contratos com mão de obra – Rotinas de fiscalização diária, mensal e específica.
  • Pagamento pelo recebimento do objeto (material / serviços/obras) e quando fazer a retenção do pagamento  mediante inadimplência do contratado?
  • Fiscalização da documentação ( regularidade fiscal) de acordo com STJ;
  • Fiscalização Administrativa ( pagamento da mão de obra terceirizada) de acordo com entendimentos (TCU; Decreto 9.507/2018);

Procedimentos administrativos – Gestor.

  • Os contratos prorrogáveis e suas características; requisitos de validade da prorrogação; prorrogação do prazo de execução e termos aditivos; controle da vigência do contrato administrativo e sua prorrogação;
  • Custos renováveis e custos não renováveis;
  • Redução dos custos/redimensionamento do objeto/negociação;
  • Modalidades de garantias e reforço de garantia – para que serve; prazo para a prestação da garantia;  a não prestação da garantia – consequências;  extinção e liberação da garantia;
  • Alterações do Contrato Administrativo e os fundamentos Jurídicos; as modificações unilaterais, por acordo e seus limites;
  • Aplicação de sanções por descumprimento do Contrato e o relatório circunstanciado pelos fiscais;
  • As sanções previstas no artigo 87 da Lei 8.666/93 e na Lei 10.520/02 – Finalidade da aplicação da sanção, limites à atuação discricionária, competência e a dosimetria da penalidade: atenuantes e agravantes;
  • Os Reajustes contratuais – Reajustes no sentido lato e estrito;
  • O Reajuste aplica-se em todos os tipos de contratos? Como se dá tal reajuste?
  • O que é Reequilíbrio econômico financeiro dos contratos quais as situações ensejadoras? Periodicidade e limites;
  • A preclusão dos contratos terceirizados e a cláusula resolutiva;
  • Atualização do Mapa de Riscos e Revisão do Mapa;
  • Questões práticas envolvendo situações reais acerca das cláusulas contratuais para estudo de caso;
  • Os crimes nos contratos administrativos: considerações gerais e exemplos.

Metodologia: Aula dialogada com exercícios.

Instrutora: Madeline Rocha Furtado

Escritora e Palestrante na área de Licitações e Contratos em diversos cursos abertos e fechados na área de planejamento,  licitações,  gestão e fiscalização de contratos administrativos  para diversos órgãos da Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal.   Autora da obra “Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública” – Teoria e Prática – 7ª Edição, 2019, Editora Fórum – Belo Horizonte. Autora e co-autora de vários artigos publicados em revistas especializadas; Especialista em  Gestão em Logística na Administração Pública e Direito Público com Formação em didática de ensino superior, tendo exercido  vários cargos na Administração Pública Federal na área de Licitações e Contratos. Ex- Diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais da Secretaria de Logística Tecnologia e Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – DLSG/SLTI/MPOG, atual DNSG/SEGES/ME, órgão responsável pela normatização e orientação dos procedimentos inerentes às licitações e contratações do Governo Federal e Portal Comprasnet.

Investimento

R$ 2.590,00 – Valor especial para depósito ou empenho antecipado.

R$ 2.790,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30 h Início da aula
10:30 h Intervalo
13:00 h Almoço*
14:00 h Retorno à aula
16:30 h Término da aula

Carga horária: 21 horas

Locais e datas

  • Rio de Janeiro/RJ: 12 a 14/08/2020
    • Copacabana Mar Hotel – Endereço: Rua Ministro Viveiros de Castro, 155, Copacabana – Rio de Janeiro/RJ.
      Tel: (21) 3501-7900 – www.copacabanamar.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

  • João Pessoa/PB: 04 a 06/11/2020
    • Hotel Verde Green – Endereço: Avenida João Maurício, 255, Manaíra – João Pessoa/PB.
      Tel: (83) 3044-0000 – www.hotelverdegreen.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

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Dados para emissão do empenho*

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.

Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53

Insc. Estadual: Isento

Insc. Municipal: 24.687-0

Tel/fax.: 27 3340 0122

Site: www.consultre.com.br

E-mail: inscricao@consultre.com.br

* Estamos cadastrados no SICAF

Forma de pagamento

Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária, em favor de:

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Banco do Brasil

Agência: 1240-8

Conta Corrente: 105.895-9

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A Consultre mantém atualizadas todas as certidões negativas que comprovam sua regularização com órgãos competentes, além de estar cadastrada no SICAF.

. Receita Federal / INSS

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