Home / Cursos / Licitações e Contratos / Gestão e Fiscalização de Contratos: Estudo e Resolução de Casos Práticos
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 35 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
de credibilidade
fidelizados
capacitadas
realizados
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
de credibilidade
fidelizados
capacitadas
realizados
O curso foi projetado para capacitar gestores e fiscais de contratos administrativos a planejar, controlar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento das obrigações assumidas pelas partes dos contratos, conforme as inovações e exigências estabelecidas pela nova legislação de licitações e contratos (Lei nº 14.133/2021).
Através de uma abordagem prática e interativa, este programa oferece uma visão detalhada das mudanças trazidas pela nova lei em relação à antiga legislação (Lei nº 8.666/1993, Lei nº 10.520/2002 e Lei nº 12.462/2011), abordando aspectos essenciais da gestão e fiscalização de contratos, incluindo a segregação de funções entre gestão e fiscalização, as novas regras de pagamento, alteração de contratos, prorrogações, rescisões e a fiscalização técnica e administrativa.
O curso é essencial para aqueles que atuam nas áreas de suprimentos, compras, Comissão Permanente de Licitação (CPL), pregões e demais setores da logística pública, pois visa garantir eficiência, transparência e conformidade nos processos de contratação.
Introdução e Fundamentos
Gestão do Contrato à luz da Lei nº 14.133/2021 e normas regulamentares
Alterações contratuais à luz da Lei nº 14.133/2021
Pagamento à luz da Lei nº 14.133/2021
Aplicação de penalidades à luz da Lei nº 14.133/2021
A rescisão do contrato administrativo à luz da Lei nº 14.133/2021
Gestão e Fiscalização administrativa nos contratos com dedicação exclusiva de mão de obra
Rotinas Finais
Professor: Lidiane Marques
Servidora Pública Federal, atuando no Departamento Nacional de Auditoria no SUS – DENASUS. Professora do IPOG nas disciplinas “Acompanhamento de Contratos” e “Análise de Editais e Recursos Administrativos”, no MBA em Licitações e Contratos, e da disciplina “Órgãos de Controle”, do MBA em Governança. Facilitadora da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP para os cursos “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos” e “Praticando Aplicação de Penalidades”. Ministra cursos de “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos” e de “Procedimentos Correcionais” para servidores federais, estaduais e municipais, bem como em instituições militares.
Ex-Presidente de Processos Administrativos Disciplinares e Processos de Responsabilização de Entes Privados instaurados no Ministério da Saúde. Ex-Gestora de Contratos Administrativos no Ministério da Saúde.
Mestre em Gestão e Estratégia pela UFRRJ. Pós-Graduada em Licitações e Contratos – Formação de Gestores de Contratos pela Wpós Pós-Graduação a Distância. Graduada em Direito pela UFF.
Certidões: http://www.consultre.com.br/certidoes
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA.
Endereço: Av. Champagnat, 645, Ed. Palmares, 3º andar – Centro – 29.100-011 – Vila Velha, Espírito
Santo
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Insc. Estadual: Isento
Insc. Municipal: 24.687-0
Telefone: (27) 3340-0122 / (27) 9 8179-1115 (WhatsApp)
Site: www.consultre.com.br – E-mail: [email protected]
DADOS BANCÁRIOS:
Favorecido: CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Banco: BANCO DO BRASIL: Agência 1240-8 | Conta Corrente: 105.895-9
*Estamos cadastrados no SICAFI
Programa do Curso
Os impactos da novas Lei de Licitações e Contratos na gestão e fiscalização e das normas que a regulamentam.
Da natureza dos serviços: continuado, de escopo, com mão de obra exclusiva;
A segregação de funções entre gestão e fiscalização de contratos: detalhamento da função do gestor e dos fiscais, conforme a natureza do contrato;
Gestão do Contrato à luz da Lei n° 14.133/2021normas regulamentares:
Convocação para assinatura do contrato administrativo e as implicações da recusa do contratado; e
Reunião inicial e a aplicação das cláusulas necessárias no decorrer da gestão e fiscalização do contrato;
Formalização do contrato administrativo: convocação,procedimentos e cuidados;
Exigência e recebimento da garantia;
Subcontratação;
A duração dos contratos administrativos;
Prorrogação contratual na prática (roteirizada):
– principais cuidados;
– ordem da prática de atos e riscos na prorrogação contratual
Alterações contratuais à luz da Lei n° 14.133/2021: 5.1.1. Análise das hipóteses com base em caso concreto e jurisprudência;
Avaliação dos requisitos;
Cálculo dos limites;
Reequilíbrio econômico-financeiro, repactuação e reajuste na prática, com base na n° 14.133/2021 e jurisprudência: 6.1.1. Requisitos
Análise comparativa entre os institutos;
Principais cautelas.
Pagamento à luz da Lei n° 14.133/2021: 6.2.1. Regras de pagamento dispostas na Lei n° 14.133/2021;
A participação do gestor e do fiscal no pagamento do serviço;
Retenção e glosa: hipóteses, procedimentos e cálculo; e
Aplicação de penalidades à luz da Lei n° 14.133/2021:
Processo de penalidade atrelado à fiscalização e gestão do contrato;
A notificação do contratado da abertura do processo para aplicação de penalidade;
Fluxo do processo de penalidade à luz da legislação;
Interação e funções dos fiscais, gestor e autoridade competente;
Dosimetria;
Abrangência das sanções;
A rescisão do contrato administrativo à luz da Lei n° 14.133/2021:
Procedimento de rescisão decorrente de aplicação de penalidade;
A notificação do contratado do início do procedimento para rescisão contratual;
Fluxo do procedimento de rescisão;
Correlação da rescisão com a gestão e fiscalização do contrato.
Gestão e Fiscalização administrativa nos contratos com dedicação exclusiva de mão de obra à luz do Decreto n° 12.174/2024 e normas que o regulamentamque o regulamenta;
Fiscalização Administrativa: fiscalização das obrigações trabalhistas e previdências para prevenir a responsabilidade da administração nos contratos de terceirização de serviços contínuos, bem como notificação da contratada para regularização de falhas:
Fiscalização inicial: análise documental e procedimentos a serem realizados pela contratada;
Fiscalização diária, mensal, periódica e por amostragem: conduta da fiscalização face a eventos e obrigações trabalhistas, documentos fornecidos pela contratada para fins de recebimento provisório e pagamento e respectiva análise;
Fiscalização no encerramento ou rescisão contratual: análise documental e procedimentos a serem adotados pela fiscalização;
Fiscalização Técnica: rotina de aferição da qualidade e quantidade de materiais e recursos humanos aplicados na execução do serviço, bem como notificação da contratada para regularização de falhas;
Fiscalização Setorial: acompanhamentos dos aspectos técnicos ou administrativos do contrato, bem como notificação da contratada para regularização de falhas;
Fiscalização pelo Público Usuário;
Participação do fiscal nos eventos do contrato.
Utilização de Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos e artefatos em anexo nas rotinas de gestão e fiscalização dos contratos administrativos, tais como modelos de relatórios, listas de verificação, notificações e demais meios de comunicação entre as partes; e
O recebimento provisório e definitivo do objeto: procedimento à luz da Lei n° 14.133/2021.
8h às 16h.
Turma confirmada!
Local: clique em "Saiba Mais"
08h às 16h.
Local: clique em "Saiba Mais"
Royal Collection Paulista Hotel
Alameda Jaú, 729 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01420-008
08h as 16h.
Local: clique em "Saiba Mais"
Wyndham Golden Foz Suítes
Rua Rui Barbosa, 394 – Centro – Foz do Iguaçu, PR 85.851-170 – Brasil
Com mais de 35 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.