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Os desafios da Gestão de Pessoas no Setor Público

A sociedade tem aumentado o nível de exigência em relação aos serviços prestados pelo poder público. Diante essa nova demanda, é passível considerar que um dos atuais desafios das organizações públicas é implantar políticas e práticas de gestão de pessoas, visando promover um maior comprometimento com a qualidade e a eficácia, estimular a produtividade e gerar melhores resultados para os usuários do serviço público.

Em qualquer organização, os resultados dependem basicamente das pessoas que nela trabalham.  Por isso, investir em um conjunto de mecanismos de avaliação, direcionamento e monitoramento da gestão de pessoas, significa investir em capital humano e agregar valor ao negócio da organização, com riscos aceitáveis.

Existem várias práticas de gestão de pessoas que podem ser aplicadas na administração pública. Seja por meio de desenvolvimento gerencial, avaliação de desempenho individual, gestão de conhecimento e competências, entre outras. Para que essas práticas possam ser realizadas, mudanças são necessárias na área de recursos humanos, com planejamento estratégico e transparência.

Exemplo disso foi o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que realizou um
levantamento na área de pessoal com o intuito de identificar os pontos mais vulneráveis e induzir melhorias. Com base nas avaliações realizadas, o TCU criou o índice iGovPessoas e recomendou uma adoção de medidas para promover maior comprometimento da alta administração com a eficiência, a efetividade e a transparência da gestão de pessoas.
Quer saber mais sobre os desafios da gestão de pessoas no setor público?
Participe do Seminário de Legislação Pessoal, Aposentadorias e Pensões que acontece no próximo dia 05 de maio, em Fortaleza, e em setembro, no Rio de Janeiro. O evento vai contar com a presença especial do Ministro do TCU, Benjamin Zymler.

20 de junho de 2015
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