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Completo de Licitações e Contratos para Formação de Gestores nas Contratações Públicas

Atualizadíssimo com a nova Lei nº 14.133/21 e com a visão sistêmica desde a identificação da demanda, os ETPs, elaboração do TR, edital e demais documentos, incluindo as responsabilidades e desafios dos atores do processo. Inclui, ainda, noções sobre pregão, SRP, contratações diretas, planilha de custos, pesquisa de preços, terceirização e fiscalização contratual.

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

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seminários

realizados

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Destaque do Curso

Apresentação

O conteúdo programático envolve os requisitos da contratação em vários aspectos, desde seu planejamento, suas fases, legislação aplicável, doutrina e jurisprudência até a execução contratual, numa visão sistêmica frente à legislação vigente.
O curso é ministrado por profissional que detém grande experiência na Administração Pública, aliando a teoria à prática por meio de exercícios.

Objetivos

Possibilitar aos participantes conhecer, aprofundar e reciclar conhecimentos teóricos e práticos dos processos de licitação e contratação, com vistas ao alcance de melhores resultados na realização dessas atividades.
Formar gestores públicos nos assuntos referentes às contratações públicas desde o planejamento até a fiscalização contratual.
Fornecer uma visão geral dos principais tópicos das licitações e contratos e aprofundar os temas mais importantes.
Habilitar o aluno com uma visão sistêmica do processo de contratação com ou sem licitação visando subsidiar a tomada de decisão para a melhor solução nas aquisições de bens e serviços ou obras, bem como conhecer a teoria com base na legislação apresentada e os procedimentos inseridos nas melhores práticas, permitindo maior segurança na realização dos atos administrativos e processuais.

Público-alvo

Gestores e fiscais de obras e de contratos;
Procuradores, auditores e assessores jurídicos;
Ordenadores de despesas, pregoeiros, membros de comissões de licitações, servidores integrantes do gerenciamento de contratos, do controle Interno e de tribunais de Contas;
Profissionais que atuam no planejamento, elaboração e processamento de editais, documentos técnicos, administrativos, jurídicos e afins.
Metodologia
Aulas expositivas;
Slides abrangendo toda a legislação essencial sobre a Contabilidade Pública;
Estudo de casos e exercícios práticos para fixação do conteúdo;
Espaço para debate com os alunos sobre dúvidas levantadas, bem como exposição e discussão de casos práticos cotidiano dos alunos.

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Caso tenha um CUPOM, insira aqui:
Ligue agora: 27 3340-0122

Modalidades

#

EAD

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MÓDULO 01 – INTRODUÇÃO AO PROCESSO LICITATÓRIO À LUZ LEI Nº 14.133/2021:

 

MOD1-AULA1: Introdução

MOD1-AULA2: Legislação pertinente às licitações e contratos;

MOD1-AULA3: Aspectos positivos da NLLC;

MOD1-AULA4: Como fica a lei 8666/93 e as demais legislações?

MOD1-AULA5: Revogação diferida; Pode aplicar a nllc nas contratações diferidas?; finalidade da licitação;

MOD1-AULA6: O que muda na prática com a inserção de novos princípios da nova lei nº 14.133/2021?; inserção dos novos princípios pela nllc; decreto nº: 10.024/2019;

MOD1-AULA7: Instrução normativa nº 58 de agosto de 2022;

MOD1-AULA8: Diretrizes importantes; Conceitos e definições;

MOD1-AULA9: Conceitos e definições da natureza jurídica do objeto;

MOD1-AULA10: Dos Agentes Públicos – Art 7º i, ii;

MOD1-AULA11: Dos Agentes Públicos – Art 7º iii,

 

MÓDULO 02 – VISÃO SISTÊMICA DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO:

 

MOD2-AULA1: Introdução;

MOD2-AULA2: Linha do tempo do processo; Visão sitêmica e integrada; planejamento e documentos de formalização

MOD2-AULA3: ETP – ABORDAGEM DOS REQUISITOS; linha do tempo do processo de aquisições; fase preparatória;

MOD2-AULA4: Equipe de planejamento; SÍNTESE ETP NA NLLC ART 18;

 

MÓDULO 03 – PLANEJAMENTO E DOCUMENTOS DE FORMALIZAÇÃO PROCESSUAL – ALICERCE DA CONTRATAÇÃO:

 

MOD3-AULA1: Mapa de Riscos X Matriz de Riscos;

MOD3-AULA2: Termo de Referência ou Projeto Básico;

MOD3-AULA3: Planejamento e ETP;

MOD3-AULA4: Definição do Anteprojeto – Art. 6º xxiv, a, b, c, d,;

MOD3-AULA5: Modelo de execução do projeto;

MOD3-AULA6: nova lei de licitações; Definição da unidade de medida; —

MOD3-AULA7: A sustentabilidade e os princípios básicos da licitação; lei nº 12.305/2010; logística reversa;

MOD3-AULA8: logística reversa;

MOD3-AULA9: Indicação de marcas LEI 14.133/2021;

MOD3-AULA10: 14.133/2021;

MOD3-AULA11: O planejamento da licitação; Edital de licitações; Art. 27, i, ii, ii, iv, v; Art. 62; Mais Regras – Edital;

MOD3-AULA12: Exigência de Certificação; Diretrizes importante que impactam no edital;

MOD3-AULA13: Diretrizes da divulgação do edital e anexo; impugnações e recursos da nllc; Art. 26;

 

MÓDULO 04 – O PREÇO COMO GARGALO DA ADMINISTRAÇÃO – PLANILHA DE CUSTOS:

 

MOD4-AUA1: O Preço como gargalo da Administração e Planilha de Custos;

 

MÓDULO 05 – LICITAÇÃO:

 

MOD5-AULA1: Introdução; Ritos procedimentos; Gestão de contratos e terceirização;

 

MÓDULO 06 – CONTRATAÇÃO DIRETA (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE):

 

MOD6-AULA1: Introdução; Lei 14.133 – Art. 72;

MOD6-AULA2: Art. 73; Art. 74;

MOD6-AULA3: Art. 75; Decreto nº 11.317;

MOD6-AULA4: Art. 75;

MOD6-AULA5: Modelo da AGU locação de imóvel;

MOD6-AULA6: contratação direta por emergência; Resumo da lei 14.133/21 – critérios, modalidades e procedimentos;

 

MÓDULO 07 – PROCEDIMENTOS AUXILIARES: AS NOVAS “MODALIDADES” DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES DIRETAS?

 

MOD7-AULA1: Introdução; Sistema de Registro de Preços; Contrato; Conteúdo dos Contratos; Art. 92 – i, ii, iii, iv;

MOD7-AULA2: Conteúdo dos Contratos; Art. 92 – i, ii, iii, iv, v, vi, vii, viii, x;

MOD7-AULA3: Art. 140;

MOD7-AULA4: Provisório e Definitivo; Contratos Art. 92 – v, vi, vii, viii, x, xi, xii, xiii, xiv, xv; xvi, xvii, xviii, xix, Duração dos contratos; Deve conter no TR;

MOD7-AULA5: Duração dos contratos;

MOD7-AULA6: Prazo indeterminado; Preclusão x repactuação; Modificação unilateral e por acordo – Art. 124; Alterações/modificações contratuais;

MOD7-AULA7: Prorrogação dos prazos contratuais – Escopo lei 8666/93; Duração dos contratos na 14133/21;

MOD7-AULA8: Art. 136; Prorrogação dos prazos contratuais – Escopo lei 8666/93; Duração dos contratos na 14133/21; Serviços e fornecimentos contínuos; Outros contratos e prazos;

MOD7-AULA9: As garantias contratuais nas prorrogações; Previsão Legal – Sanções; Multa e Advertência; Infrações e Sanções; Caso de extinção dos contratos; Extinção contratual; Reflexão; Modelo de gestão de contrato; Fiscalização contratual; Contratação de terceiros;

MOD7-AULA10: Remuneração variável e antecipação de pagamentos; Recebimento do objeto do contrato; Responsabilidades do contratado na lei; Perfil das reclamações trabalhistas; Cláusula de reajuste – Art. 92;

Acesso imediato após confirmação

#

online/aovivo

.

Conteúdo Programático
Introdução ao Processo Licitatório à Luz Lei Nº 14.133/2021 – Contextualização e Visão Panorâmica da Nova Lei Geral de Licitações e Contratos (NLLC):

Breve panorama histórico da legislação de contratação pública e o contexto de surgimento da nova Lei nº 14.133/2021;
Conceito e finalidade da licitação alinhado aos princípios e diretrizes constitucionais e administrativos que regem a Administração Pública para uma contratação eficaz;
O que muda na prática com a inserção de novos princípios da nova Lei nº 14.133/2021?
A IN nº 05/2017 e sua correlação procedimental na nova Lei nº 14.133/2021;
Diretrizes do procedimento licitatório de acordo com os conceitos e as definições do objeto;
A hora e a vez da governança das contratações;
Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP): mero portal de publicidade ou ferramenta de governança?

Visão Sistêmica do Processo de Contratação:

Considerações sobre a estrutura organizacional e a linha do tempo do processo;
Entendendo o emaranhado atual de legislações pertinentes às licitações e contratos;
Visão sistêmica e integrada:
Fase preliminar à contratação – plano de contratações anual (PCA); Tríade das leis orçamentárias – plano plurianual (PPA); lei de diretrizes orçamentária (LDO); lei orçamentária anual (LOA);
Fase interna/preparatória (planejamento);
Fase externa (seleção do fornecedor);
Fase contratual (gestão e fiscalização).
Os atores do processo e o mantra da segregação de funções internalizados pela nova Lei nº 14.133/2021;
A internalização do trabalho multidisciplinar da equipe de planejamento e sua importância para incorporação dos estudos preliminares na definição do objeto.
Planejamento como ferramenta estratégica: quais são os objetivos específicos da fase preparatória (planejamento)?

Planejamento e Documentos de Formalização Processual – Alicerce da Contratação:

Início do processo e o documento de formalização da demanda (DFD):
Diretrizes e procedimentos iniciais;
Indicação dos responsáveis pela elaboração dos estudos preliminares e futura fiscalização contratual.
Estudo técnico preliminar (ETP):
O que é?
Como definir a solução que culminará no objeto da contratação?
Gerenciamento dos riscos:
Diferença entre Mapa e Matriz de Riscos;
Análise e alocação dos riscos.
Termo de referência ou projeto básico:
Definição do objeto – especificações e características:
Definição da unidade de medida;
Os prazos de entrega e de execução do objeto;
A forma e as condições para a execução dos serviços ou o fornecimento dos bens;
A definição das etapas e prazos das medições, conforme o objeto;
Os critérios práticos de sustentabilidade nas licitações;
A possibilidade ou não de indicação (ou vedação) de marcas.
Edital de licitações:
Planejamento do edital e sua correlação com os demais artefatos;
O que deve conter e de quem é a responsabilidade pela elaboração?
As cláusulas obrigatórias e o parecer jurídico;
Considerações sobre a Lei nº 123/2006: preferência, empate ficto, contratações exclusivas e reservadas;
Anexos: termo de referência/projeto básico; minutas de contratos; planilhas; plantas; memoriais; etc.
Publicação do Edital, adjudicação, homologação do certame e revogação e anulação da licitação;
Os pedidos de esclarecimento e impugnação relativos a participação do certame e a contratação: regras das legislações diferenciadas.

O Preço Como Gargalo da Administração:

Afinal, qual é o momento adequado para fazer a pesquisa de mercado e a estimativa de preços?
Procedimentos previstos nas novas INs: como obter o preço estimado?
Preço máximo x sobrepreço x superfaturamento;
Preço inexequível: demandante x área de compras;
Dificuldades e orientações nas contratações inexigíveis;
Considerações e entendimentos sobre a metodologia de cálculo da estimativa.

Elaboração da Planilha de Custos e a Contratação de Serviços Demo

Estrutura da planilha prevista na IN nº 05/2017 com as alterações da IN nº 07/18 e da nova Lei;
Como são descritos seus módulos e submódulos?
Visão geral da planilha e principais pontos de negociação;
Noções gerais de legislação trabalhista:
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
Mudanças trazidas pela Lei nº 13.467/2017 (Reforma Trabalhista);
Terceirização dos serviços e o impacto na gestão e fiscalização pelo Decreto nº 9.507/2018;
Legislação específica relativa à terceirização de mão de obra;
Elementos caracterizadores do contrato de terceirização;
Responsabilidade solidária e subsidiária nas contratações com dedicação exclusiva de mão de obra (DEMO).

Licitação:

Pregoeiro (o agente de contratação do pregão?);
Agente de contratação (o novo gestor de projetos?);
Equipe de apoio;
Comissão de contratação;
Atribuições dos agentes, equipe de apoio e comissão de contratação de acordo com o recentíssimo Decreto nº 11.246/2022;
Modalidades: Pregão, Concorrência (apregoada?), Leilão, Concurso e Diálogo competitivo (um elefante branco?);
A inversão das fases de julgamento e habilitação como regra;
Critérios de julgamento: menor preço, melhor técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior retorno econômico, maior desconto;
O Pregão e a Concorrência de acordo com a recentíssima IN nº 73/2022;
Contratação eletrônica: um mantra?
A contratação eletrônica e integração dos sistemas (uma visão de futuro: PGC, Compras.gov.br e PNCP).

Contratação Direta (Dispensa e Inexigibilidade)

O que mudou no processo de dispensa com a nova lei? Como ficou a contratação direta por emergência segundo entendimentos do TCU?
O que é fracionamento da despesa e sua aferição dos limites possíveis na regra da nova Lei?
Inexigibilidade: a notória especialização e a polêmica da exclusão do requisito da “singularidade” na nova Lei;
Regras acerca das alienações – considerações gerais.

Procedimentos Auxiliares: As Novas “Modalidades” de Licitações e Contratações Diretas?

Credenciamento;
Pré-qualificação;
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI);
Sistema de Registro de Preços (SRP):
Principais características;
Órgãos gerenciador e participantes
Gerenciamento da ata de registro de preços (ARP);
Adesão a ARP (Carona).
Registro cadastral.

Contrato Administrativo:

Formalização contratual e a obrigatoriedade de firmar contratos;
O risco da prestação dos serviços sem cobertura contratual;
Principais destaques na nova Lei;
Garantias contratuais: tipos, prazos, coberturas, percentuais e assunção pela seguradora;
Modelo de Gestão e Execução de Contrato;
Contratos decorrentes de Sistema de Registro de Preços – SRP;
Divulgação dos Contratos e Instrumentos Substitutos;
Os Riscos Contratuais e Matriz de Riscos;
Modificações Unilateral e por Acordo e Responsabilidades dos Agentes;
Reajustes Contratuais;
Duração dos Contratos: diretrizes, prazos, requisitos, prorrogação;
Execução Contratual: prorrogação automática e apostilamento;
O controle da vigência do contrato administrativo e sua prorrogação;
Extinção dos Contratos: reequilíbrio, hipóteses e motivos;

Gestão e Fiscalização de Contratos:

Atribuições do gestor e fiscal de contrato:
Onde nasce o gestor e o fiscal do contrato? Quem são? Como se dá a gestão e a fiscalização?
Distinguindo os papéis:
Gestor do contrato;
Fiscal administrativo;
Fiscal técnico;
Fiscalização setorial;
Fiscalização do público;
Preposto.
Definição das obrigações dos gestores, dos fiscais administrativos e técnicos de serviços na Terceirização
O desafio posto aos gestores e fiscais que lidarão nos próximos anos com contratos regidos pelas legislações anteriores (Leis nºs. 8.666/1993, 10.520/2002 e 12.462/2011);
Assessoramento jurídico e do controle interno aos gestores e fiscais;
Atuação nos pagamentos e nas possíveis retenções e glosa;
O gestor do contrato frente às modificações unilaterais: limites estabelecidos pela lei e a base de cálculo; apostilamento e termo aditivo;
Acompanhamento e controle dos prazos:
Execução;
Vigência;
Emissão da ordem de execução;
Emissão da ordem de serviço;
Recebimentos e entrega;
Liquidação e pagamento
Recebimento do objeto: formalidade da apresentação e aceitação dos serviços.

Aplicação de Penalidades:

Motivos ensejadores de sanções;
Tipos de sanções;
Fatos relevantes para análise da aplicação de penalidades;
Quem dá ciência da possível infração/irregularidade? Quem apura os fatos? Quem pode aplicar a penalidade?
Percentuais aplicáveis;
Casos de extinção dos contratos.

08/07/24

a

12/07/24
julho
Horário: das

13h às 18h

#

Presencial

.

Conteúdo Programático
Introdução ao Processo Licitatório à Luz Lei Nº 14.133/2021 – Contextualização e Visão Panorâmica da Nova Lei Geral de Licitações e Contratos (NLLC):

Breve panorama histórico da legislação de contratação pública e o contexto de surgimento da nova Lei nº 14.133/2021;
Conceito e finalidade da licitação alinhado aos princípios e diretrizes constitucionais e administrativos que regem a Administração Pública para uma contratação eficaz;
O que muda na prática com a inserção de novos princípios da nova Lei nº 14.133/2021?
A IN nº 05/2017 e sua correlação procedimental na nova Lei nº 14.133/2021;
Diretrizes do procedimento licitatório de acordo com os conceitos e as definições do objeto;
A hora e a vez da governança das contratações;
Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP): mero portal de publicidade ou ferramenta de governança?

Visão Sistêmica do Processo de Contratação:

Considerações sobre a estrutura organizacional e a linha do tempo do processo;
Entendendo o emaranhado atual de legislações pertinentes às licitações e contratos;
Visão sistêmica e integrada:
Fase preliminar à contratação – plano de contratações anual (PCA); Tríade das leis orçamentárias – plano plurianual (PPA); lei de diretrizes orçamentária (LDO); lei orçamentária anual (LOA);
Fase interna/preparatória (planejamento);
Fase externa (seleção do fornecedor);
Fase contratual (gestão e fiscalização).
Os atores do processo e o mantra da segregação de funções internalizados pela nova Lei nº 14.133/2021;
A internalização do trabalho multidisciplinar da equipe de planejamento e sua importância para incorporação dos estudos preliminares na definição do objeto.
Planejamento como ferramenta estratégica: quais são os objetivos específicos da fase preparatória (planejamento)?

Planejamento e Documentos de Formalização Processual – Alicerce da Contratação:

Início do processo e o documento de formalização da demanda (DFD):
Diretrizes e procedimentos iniciais;
Indicação dos responsáveis pela elaboração dos estudos preliminares e futura fiscalização contratual.
Estudo técnico preliminar (ETP):
O que é?
Como definir a solução que culminará no objeto da contratação?
Gerenciamento dos riscos:
Diferença entre Mapa e Matriz de Riscos;
Análise e alocação dos riscos.
Termo de referência ou projeto básico:
Definição do objeto – especificações e características:
Definição da unidade de medida;
Os prazos de entrega e de execução do objeto;
A forma e as condições para a execução dos serviços ou o fornecimento dos bens;
A definição das etapas e prazos das medições, conforme o objeto;
Os critérios práticos de sustentabilidade nas licitações;
A possibilidade ou não de indicação (ou vedação) de marcas.
Edital de licitações:
Planejamento do edital e sua correlação com os demais artefatos;
O que deve conter e de quem é a responsabilidade pela elaboração?
As cláusulas obrigatórias e o parecer jurídico;
Considerações sobre a Lei nº 123/2006: preferência, empate ficto, contratações exclusivas e reservadas;
Anexos: termo de referência/projeto básico; minutas de contratos; planilhas; plantas; memoriais; etc.
Publicação do Edital, adjudicação, homologação do certame e revogação e anulação da licitação;
Os pedidos de esclarecimento e impugnação relativos a participação do certame e a contratação: regras das legislações diferenciadas.

O Preço Como Gargalo da Administração:

Afinal, qual é o momento adequado para fazer a pesquisa de mercado e a estimativa de preços?
Procedimentos previstos nas novas INs: como obter o preço estimado?
Preço máximo x sobrepreço x superfaturamento;
Preço inexequível: demandante x área de compras;
Dificuldades e orientações nas contratações inexigíveis;
Considerações e entendimentos sobre a metodologia de cálculo da estimativa.

Elaboração da Planilha de Custos e a Contratação de Serviços Demo

Estrutura da planilha prevista na IN nº 05/2017 com as alterações da IN nº 07/18 e da nova Lei;
Como são descritos seus módulos e submódulos?
Visão geral da planilha e principais pontos de negociação;
Noções gerais de legislação trabalhista:
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
Mudanças trazidas pela Lei nº 13.467/2017 (Reforma Trabalhista);
Terceirização dos serviços e o impacto na gestão e fiscalização pelo Decreto nº 9.507/2018;
Legislação específica relativa à terceirização de mão de obra;
Elementos caracterizadores do contrato de terceirização;
Responsabilidade solidária e subsidiária nas contratações com dedicação exclusiva de mão de obra (DEMO).

Licitação:

Pregoeiro (o agente de contratação do pregão?);
Agente de contratação (o novo gestor de projetos?);
Equipe de apoio;
Comissão de contratação;
Atribuições dos agentes, equipe de apoio e comissão de contratação de acordo com o recentíssimo Decreto nº 11.246/2022;
Modalidades: Pregão, Concorrência (apregoada?), Leilão, Concurso e Diálogo competitivo (um elefante branco?);
A inversão das fases de julgamento e habilitação como regra;
Critérios de julgamento: menor preço, melhor técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior retorno econômico, maior desconto;
O Pregão e a Concorrência de acordo com a recentíssima IN nº 73/2022;
Contratação eletrônica: um mantra?
A contratação eletrônica e integração dos sistemas (uma visão de futuro: PGC, Compras.gov.br e PNCP).

Contratação Direta (Dispensa e Inexigibilidade)

O que mudou no processo de dispensa com a nova lei? Como ficou a contratação direta por emergência segundo entendimentos do TCU?
O que é fracionamento da despesa e sua aferição dos limites possíveis na regra da nova Lei?
Inexigibilidade: a notória especialização e a polêmica da exclusão do requisito da “singularidade” na nova Lei;
Regras acerca das alienações – considerações gerais.

Procedimentos Auxiliares: As Novas “Modalidades” de Licitações e Contratações Diretas?

Credenciamento;
Pré-qualificação;
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI);
Sistema de Registro de Preços (SRP):
Principais características;
Órgãos gerenciador e participantes
Gerenciamento da ata de registro de preços (ARP);
Adesão a ARP (Carona).
Registro cadastral.

Contrato Administrativo:

Formalização contratual e a obrigatoriedade de firmar contratos;
O risco da prestação dos serviços sem cobertura contratual;
Principais destaques na nova Lei;
Garantias contratuais: tipos, prazos, coberturas, percentuais e assunção pela seguradora;
Modelo de Gestão e Execução de Contrato;
Contratos decorrentes de Sistema de Registro de Preços – SRP;
Divulgação dos Contratos e Instrumentos Substitutos;
Os Riscos Contratuais e Matriz de Riscos;
Modificações Unilateral e por Acordo e Responsabilidades dos Agentes;
Reajustes Contratuais;
Duração dos Contratos: diretrizes, prazos, requisitos, prorrogação;
Execução Contratual: prorrogação automática e apostilamento;
O controle da vigência do contrato administrativo e sua prorrogação;
Extinção dos Contratos: reequilíbrio, hipóteses e motivos;

Gestão e Fiscalização de Contratos:

Atribuições do gestor e fiscal de contrato:
Onde nasce o gestor e o fiscal do contrato? Quem são? Como se dá a gestão e a fiscalização?
Distinguindo os papéis:
Gestor do contrato;
Fiscal administrativo;
Fiscal técnico;
Fiscalização setorial;
Fiscalização do público;
Preposto.
Definição das obrigações dos gestores, dos fiscais administrativos e técnicos de serviços na Terceirização
O desafio posto aos gestores e fiscais que lidarão nos próximos anos com contratos regidos pelas legislações anteriores (Leis nºs. 8.666/1993, 10.520/2002 e 12.462/2011);
Assessoramento jurídico e do controle interno aos gestores e fiscais;
Atuação nos pagamentos e nas possíveis retenções e glosa;
O gestor do contrato frente às modificações unilaterais: limites estabelecidos pela lei e a base de cálculo; apostilamento e termo aditivo;
Acompanhamento e controle dos prazos:
Execução;
Vigência;
Emissão da ordem de execução;
Emissão da ordem de serviço;
Recebimentos e entrega;
Liquidação e pagamento
Recebimento do objeto: formalidade da apresentação e aceitação dos serviços.

Aplicação de Penalidades:

Motivos ensejadores de sanções;
Tipos de sanções;
Fatos relevantes para análise da aplicação de penalidades;
Quem dá ciência da possível infração/irregularidade? Quem apura os fatos? Quem pode aplicar a penalidade?
Percentuais aplicáveis;
Casos de extinção dos contratos.

12/03/24

a

15/03/24
Fortaleza/CE
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
28h

Local do curso

Hotel Luzeiros Fortaleza

Av. Beira Mar, 2600 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-121
Telefone: +55 85 4006-8585 / 4006-8586

11/06/24

a

14/06/24
Foz do Iguaçu - PR
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
28h

Local do curso

Wyndham Golden Foz Suítes

R. Rui Barbosa, 394 – Centro, Foz do Iguaçu – PR, 85851-170
Telefone: +55 45 3026-1800

13/08/24

a

16/08/24
Brasília - DF
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
28h
15/10/24

a

18/10/24
Curitiba - PR
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
28h

Local do curso

NOVOTEL Curitiba Batel

Rua Doutor Pedrosa, 288, Centro, 80420120 Curitiba, Brasil

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Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.

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