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Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens INSCREVA-SE
Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens

Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens

100% em Vídeo Aulas 20 HORAS Atualizado FullHD
R$ 847,00

[Carga horária de 20h] ♦ [100% em Vídeo Aulas]

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Como funciona este curso EAD?

Este curso é um Programa de Educação a Distância (EAD) ministrado por meio de videoaulas fragmentados em módulos e tópicos lineares, como um plano de estudo em qualidade FULLHD, disponibilizadas exclusivamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre e com acesso fácil e rápido em qualquer dispositivo conectado à internet.

O aluno, após a confirmação de sua matrícula, será alocado na próxima turma disponível e poderá acessar o curso completo 24 horas por dia, 7 dias da semana, pelo período de 20 dias corridos. É de responsabilidade do aluno completar todo o treinamento durante o prazo de período do curso.

Qual a proposta do curso?

  • Apresentar as novidades de gestão de materiais que vise trazer mais transparência e qualidade da área de materiais, principalmente o ativo imobilizado, de forma a garantir eficiência das informações e o controle das atividades básicas e de gestão dos bens das Instituições governamentais, tanto na administração direta como na indireta, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas na esfera Federal, Estadual e Municipal.
  • Capacitar e habilitar os participantes a identificar e compreender: a estrutura da Administração Pública; as Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a Gestão Patrimonial); as características e classificações do Patrimônio e Material com enfoque orçamentário; as normas de Gestão de Material, Estoques e Desfazimento de Bens; as rotinas de auditoria de controle patrimonial; a depreciação e a reavaliação.

 

O que você vai aprender?

É oportuno dizer que os responsáveis pelo Almoxarifado e Patrimônio, de qualquer instituição, fazem parte do Rol de Responsáveis, por ocasião das Tomadas e Prestação de Contas perante os Tribunais, por isso tornar-se necessário que estes servidores tenham conhecimento integrado das áreas mencionadas. Torna-se necessário, também, conhecer os passos envolvendo a movimentação de materiais de consumo e permanente, inclusive seus reflexos na escrituração da reavaliação e depreciação nos sistemas próprios e na contabilidade. É relevante estudar a Despesa Pública e suas fases, incorporação e desincorporação de materiais de consumo e permanente e atender o disposto na Portarias do Tesouro Nacional, bem como a resolução do Conselho Federal de Contabilidade que torna obrigatório para o Setor Público Brasileiro a reavaliação e a depreciação dos bens móveis e imóveis com novas normas para o exercício de 2019.

Neste curso, destaque os seguintes tópicos acerca da temática abordada:

  • Como entender o estoque físico e o contábil no novo modelo?
  • Como entender o REUSE.GOV da União?
  • Qual a obrigatoriedade de reavaliação e depreciação de bens móveis e imóveis (NBC TSP 07, 22 de setembro de 2017) com vigência a partir do exercício de 2019?
  • Qual a aplicação do 8º Manual de Contabilidade na área de Materiais?
  • Como se dá o relacionamento de materiais com o manual da despesa pública?
  • Como entender a Portaria 448/2002?
  • Como funciona o controle do imobilizado por plaqueta com chip-rádio frequência (RFID)?
  • Como proceder para o Desfazimentos de Bens?

 

Conteúdo do Curso

OBS.: O Conteúdo Programático está sujeito à atualizações sem aviso prévio

• Portarias;
• Conceito e Objeto;
• Contabilização;
• Gastos;
• Objetivo;
• Campo de Aplicação e Regime Contábil;
• Estrutura e Legislação;
• Contas;
• Classificação das despesas e Contabilidade Pública;
• Sistemas;
• Contabilização de Materiais;
• Noções de Administração de Material;
• Sistema de Administração de Material;
• Estrutura organizacional;
• A questão de Planejamento;
• O que entender por Planejamento;
• Conceitos Básicos de Planejamento;
• Fundamentos das Compras Públicas;
• A importância das Compras Públicas;
• Objetivo de Compra;
• Principais problemas no Setor de Compra;
• Falhas dos Fornecedores;
• Burocracia excessiva no Setor Público;
• Comprando para Administração Pública;
• Influência sobre o Almoxarifado;
• Evolução das Compras Públicas.

• Conceito de Material, Material de Consumo e Permanente;
• Parâmetros Exclusivos;
• Lei de n 10753 31/10/03 e Acordão 11/2006;
• Portaria 448, 13/09/2002;
• Custo de um item do Ativo Imobilizado.

• Aquisição de Materiais;
• Pedido de compra;
• Almoxarifado (conceito, importância e estrutura);
• Atribuições do almoxarife;
• Movimentação e controle, recebimento provisório;
• Recebimento definitivo, contabilização de materiais, cargas;
• Atribuições da área de patrimônio.

• Incorporação de material;
• Descarga;
• Baixa de Bens;
• Transferência de Bens;
• Bens móveis a classificar;
• Contrato de comodato de bens.

• Tombamento patrimonial – RFID;
• Inventário com plaquetas de Rádio Frequência – RFID.

• Aquisição de imóveis prontos para uso;
• Obras e instalações;
• Bens intangíveis;
• Reavaliação de bens públicos;
• Manual de despesa nacional, depreciação, amortização e exaustão.

• Obrigatoriedade, NBC TSP 07;
• Resolução da União Macro-Função SIAFI 02.03.30 e 02.03.35;
• Valor de Aquisição;
• Período de transição;
• Cronograma limite, prazos;
• Ajustes de exercícios anteriores;
• Responsável pelo cálculo da depreciação;
• Tabela de depreciação, aumento de vida útil;
• Início da depreciação, Bens sem depreciação;
• Procedimentos contábeis patrimoniais, reavaliação.

• Inventário anual, inicial, analítico, extinção ou transformação;
• Danos, tomadas de conta, motivos para instauração da tomada de contas especiais;
• TCA, código penal.

• Comunicação Assertiva — mais felicidade e produtividade nos relacionamentos;
• Humanização no Trabalho — reflexo de uma Cultura de Felicidade e Espiritualidade;
• Teletrabalho e COVID-19 — desafios da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas;
• Lideres e Equipes Felizes — atitudes e hábitos inspiradores;
• Suprimento de Fundos e o processo de contratação.

Professor

Marízio Martins da Costa
Marízio Martins da Costa

Instrutor em nível nacional há mais de 25 anos da Administração Pública, nas matérias de Orçamento e Finanças, Auditoria e Materiais, Gestão de Custos. Pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Distrito Federal e em Administração pela AEUDF (Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal). Professor de Contabilidade Empresarial na faculdade UNEB-Brasília e de Pós-graduação da Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Atuou como Diretor de Contabilidade e Delegado de Contabilidade e Finanças do Ministério da Saúde, Coordenador Geral de Controle Financeiro no Ministério da Saúde, Coordenador geral de Fiscalização e Controle no Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, atuou, também, como Analista de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda.


Mais detalhes

Plano Essencial - R$ 847,00

*Incluso no valor da inscrição: Acesso pelo período de 20 dias ao programa online, que será ministrado por meio de vídeoaulas fragmentados em módulos e tópicos lineares, como um plano de estudo em qualidade FULLHD; Certificado digital com carga horária de 20 horas; Ebook exclusivo do curso e Material didático no formato digital; Senha de acesso integral e exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para assistir as videoaulas e consulta aos materiais didáticos; Suporte técnico da Equipe Consultre.

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


Depósito, DOC ou ordem bancária
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9
Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53

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Cartão de Crédito
Parcelado em até 12x com juros da operadora.


Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

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