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Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens INSCREVA-SE
Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens

Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens

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[Carga horária de 20h] ♦ [100% em Vídeo Aulas]

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Como funciona este curso EAD?

Este curso é um Programa de Educação a Distância (EAD) ministrado por meio de videoaulas gravadas em qualidade VGA, disponibilizadas exclusivamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre e com acesso fácil e rápido em qualquer dispositivo conectado à internet.

O aluno, após a confirmação de sua matrícula, será alocado na próxima turma disponível e poderá acessar o curso completo 24 horas por dia, 7 dias da semana, pelo período de 20 dias corridos. É de responsabilidade do aluno completar todo o treinamento durante o prazo de período do curso.

Qual a proposta do curso?

  • Apresentar as novidades de gestão de materiais que vise trazer mais transparência e qualidade da área de materiais, principalmente o ativo imobilizado, de forma a garantir eficiência das informações e o controle das atividades básicas e de gestão dos bens das Instituições governamentais, tanto na administração direta como na indireta, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas na esfera Federal, Estadual e Municipal.
  • Capacitar e habilitar os participantes a identificar e compreender: a estrutura da Administração Pública; as Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a Gestão Patrimonial); as características e classificações do Patrimônio e Material com enfoque orçamentário; as normas de Gestão de Material, Estoques e Desfazimento de Bens; as rotinas de auditoria de controle patrimonial; a depreciação e a reavaliação.

 

O que você vai aprender?

É oportuno dizer que os responsáveis pelo Almoxarifado e Patrimônio, de qualquer instituição, fazem parte do Rol de Responsáveis, por ocasião das Tomadas e Prestação de Contas perante os Tribunais, por isso tornar-se necessário que estes servidores tenham conhecimento integrado das áreas mencionadas. Torna-se necessário, também, conhecer os passos envolvendo a movimentação de materiais de consumo e permanente, inclusive seus reflexos na escrituração da reavaliação e depreciação nos sistemas próprios e na contabilidade. É relevante estudar a Despesa Pública e suas fases, incorporação e desincorporação de materiais de consumo e permanente e atender o disposto na Portarias do Tesouro Nacional, bem como a resolução do Conselho Federal de Contabilidade que torna obrigatório para o Setor Público Brasileiro a reavaliação e a depreciação dos bens móveis e imóveis com novas normas para o exercício de 2019.
Neste curso, destaque os seguintes tópicos acerca da temática abordada:

  • Como entender o estoque físico e o contábil no novo modelo?
  • Como entender o REUSE.GOV da União?
  • Qual a obrigatoriedade de reavaliação e depreciação de bens móveis e imóveis (NBC TSP 07, 22 de setembro de 2017) com vigência a partir do exercício de 2019?
  • Qual a aplicação do 8º Manual de Contabilidade na área de Materiais?
  • Como se dá o relacionamento de materiais com o manual da despesa pública?
  • Como entender a Portaria 448/2002?
  • Como funciona o controle do imobilizado por plaqueta com chip-rádio frequência (RFID)?
  • Como proceder para o Desfazimentos de Bens?

 

Conteúdo do Curso

1. Noções de Contabilidade Aplicada à Administração Pública
1.1. Conceito
1.2.Objeto
1.3. Objetivo
1.4. Regime Contábil
1.5. Campo de Aplicação
1.6. O Novo Plano de Contas
1.7. Estrutura
1.8. Conta
1.9. Sistema Contábil
2. Material Permanente – Parte I
2.1. Parâmetros Excludentes:
2.1.1. durabilidade
2.1.2. fragilidade
2.1.3. perecibilidade
2.1.4. incorporabilidade
2.1.5. transformabilidade
3. Aquisição de Material
3.1. Material de Consumo
3.1.1. Entrada de material
3.1.2. Incorporação decorrente de estoque de produção
3.1.3. Incorporação por produção própria
3.1.4. Entrada de Material por Doação
3.1.5. Reavaliação de material estocado no almoxarifado
3.1.6. Baixa de estoque por doação, abandono e inutilização e outras baixas
4. Material Permanente – Parte II
4.1. Incorporação de material
4.2. Devolução de Bens ao Almoxarifado
4.3. Recebimento por Doação
4.4. Recebimento por produção própria
4.5. Cessão de Bens em Regime de Comodato
4.6. Registro de Bens Móveis em Poder de Terceiros
4.7. Transferência de Bens para outra Unidade
4.8. Baixa de Bens
4.8.1. Inservíveis
4.8.2. Ociosos
4.8.3.Abandono e inutilização
5. Reavaliação e depreciação
5.1. Obrigatoriedade, NBC TSP 07, de 22 de setembro de 2017 com vigência a partir do exercício de 2019 do Conselho Federal de Contabilidade
5.2. Resolução da União Macro-Função SIAFI 02.03.30 E 02.03.35
6. Bens imóveis
6.1. Incorporação por Ajuste
6.2. Reavaliação
6.3. Depreciação
6.4. Incorporação
6.5. Baixa por Alienação ou Doação.
7. Tipos de Inventários
7.1. Inventário Físico: Anual, Inicial,
7.2. de transferência de Responsabilidade,
7.3. de Extinção ou transformação,
7.4. Inventário Analítico, Inventário Rotativo, Inventário por Amostragem,
7.5. Inventário físico de cunho Gerencial,
7.6. Inventário com plaquetas de Rádio Frequência – RFID
8. Controle do Imobilizado pela metodologia de rádio frequência – RFID
9. Oficina Teórico-Prática
 

Instrutor

Marízio Martins da Costa
Marízio Martins da Costa

Instrutor em nível nacional há mais de 25 anos da Administração Pública, nas matérias de Orçamento e Finanças, Auditoria e Materiais, Gestão de Custos. Pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Distrito Federal e em Administração pela AEUDF (Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal). Professor de Contabilidade Empresarial na faculdade UNEB-Brasília e de Pós-graduação da Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Atuou como Diretor de Contabilidade e Delegado de Contabilidade e Finanças do Ministério da Saúde, Coordenador Geral de Controle Financeiro no Ministério da Saúde, Coordenador geral de Fiscalização e Controle no Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, atuou, também, como Analista de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda.


Mais detalhes

R$ 697,00 – Valor especial por tempo limitado.

*Incluso no valor da inscrição: Acesso pelo período de 20 dias ao programa online, que será ministrado por meio de vídeoaulas gravadas em qualidade VGA; Certificado digital com carga horária de 20 horas; Material didático no formato digital; Senha de acesso integral e exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para assistir as videoaulas e consulta aos materiais didáticos; Suporte técnico da Equipe Consultre.

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


Depósito, DOC ou ordem bancária
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9
Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53

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Cartão de Crédito
Parcelado em até 12x com juros da operadora.


Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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