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Gestão de Documentos Digitais – Acesso e Preservação da Informação Arquivística INSCREVA-SE
Gestão de Documentos Digitais – Acesso e Preservação da Informação Arquivística

Gestão de Documentos Digitais – Acesso e Preservação da Informação Arquivística

100% em Vídeo Aulas
R$ 697,00

[Carga horária de 20h] ♦ [100% em Vídeo Aulas]

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Como funciona este curso EAD?

Este curso é um Programa de Educação a Distância (EAD) ministrado por meio de videoaulas gravadas em qualidade VGA, disponibilizadas exclusivamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre e com acesso fácil e rápido em qualquer dispositivo conectado à internet.

O aluno, após a confirmação de sua matrícula, será alocado na próxima turma disponível e poderá acessar o curso completo 24 horas por dia, 7 dias da semana, pelo período de 20 dias corridos. É de responsabilidade do aluno completar todo o treinamento durante o prazo de período do curso.

Qual a proposta do curso?

Oferecer subsídios e orientações técnicas para a implantação de políticas de gestão e de preservação de documentos digitais em instituições públicas, embora, com pouquíssimas adaptações no escopo de requisitos legais, o conteúdo contemplado pelo curso pode ser igualmente aplicado a instituições privadas.
 

A quem se destina?

Arquivistas, bibliotecários, técnicos em arquivo e demais profissionais envolvidos com a gestão de informações armazenadas em meio digital, incluindo profissionais de informática.
 

O que você vai aprender?

O curso “Gestão de documentos digitais: acesso e preservação da informação arquivística institucional” contempla uma extensa, mas contextual, literatura sobre as atividades vinculadas com a identificação, captura, acesso e preservação de documentos produzidos ou recebidos pelas instituições no exercício de suas funções precípuas e de apoio. Sua programação, desenvolvida no contexto de um curso online, visa apresentar e discutir com os interessados diversos estudos técnicos, legislação, diagnósticos e ações que envolvem a implantação de gestão de documentos digitais nas instituições públicas.
 

Conteúdo do Curso

Parte 1. Gestão de documentos e informações arquivísticas: uma introdução

O curso está calcado na teoria e práticas da disciplina Arquivística. Nesse escopo, a fim de facilitar a comunicação entre todos e o entendimento das próximas etapas do curso, apresenta-se definições, fundamentos e instrumentos de gestão de documentos no escopo arquivístico.
Parte 2. Implantação de política de gestão documental nas instituições: erros e acertos
Gerir documentos digitais é um segundo passo após a adoção da gestão de documentos tradicionais e exige uma política bem definida e difundida e servidores adequadamente treinados, além de monitoramento constante. Todavia, essa ação costuma ser subdimensionada pelas instituições, o que pode resultar em frustração no alcance dos objetivos traçados. Assim, é importante conhecer aspectos comuns às instituições em geral quanto ao diagnóstico da situação da gestão de documentos na instituição e os erros e acertos comumente observado na implantação da gestão documental.
Parte 3. Transformação digital e o eArq Brasil
O conceito de transformação digital, cada vez mais arraigado nas instituições, tem capitaneado a ampliação da adoção de tecnologias, resultando na mudança, adaptação e criação de novos processos de trabalho. Neste escopo é necessário apresentar os principais conceitos relativos à transformação digital e a importância do modelo para sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (Sigad), aprovado pelo Conselho Nacional de Arquivos, para o sucesso dessa empreitada institucional.
Parte 4. Acesso a informação e aos documentos arquivísticos
A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o acesso às informações públicas é um direito do cidadão e um dever do Estado. Nesse escopo, encontra-se o princípio da transparência das ações governamentais e a lei de acesso à informação definindo o acesso como regra e o sigilo como exceção. Por outro lado, a tradução institucional dos requisitos legais demanda atenção a fim de evitar excessos ou faltas. Nesta parte, discute-se políticas e procedimentos relativos ao acesso e à proteção de informações e documentos arquivísticos no âmbito institucional.
Parte 5. Avaliação e preservação de documentos digitais
Uma das características principais dos documentos arquivísticos, digitais ou não, é a relação orgânica entre eles. Ou seja, os documentos não são produzidos ao acaso, mas no âmbito de uma ação institucionalmente regulada e, como resultado, precisa ser analisado e definida sua destinação no escopo dos objetivos de sua produção. Por outro lado, preservar documentos implica em custos, assim, quanto melhor identificados os documentos imprescindíveis à instituição, potencialmente menores serão os gastos para sua manutenção. Nessa parte do curso serão apresentados procedimentos de avaliação documental e normas e práticas de preservação de documentos digitais.

Instrutor

Vanderlei Batista
Vanderlei Batista

Professor e consultor, em nível nacional, de empresas públicas e privadas na área de Gestão de Documentos Eletrônicos, desde 2002. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília – UnB. Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos. Professor de cursos de pós-graduação e consultor em projetos de gestão da informação. Autor dos livros”Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística”, (2005).”Arquivística: temas contemporâneos” (2007). “Gerenciamento Eletrônico de Documentos de Arquivo” (2012).


Mais detalhes

R$ 697,00 – Valor especial por tempo limitado.

*Incluso no valor da inscrição: Acesso pelo período de 20 dias ao programa online, que será ministrado por meio de vídeoaulas gravadas em qualidade VGA; Certificado digital com carga horária de 20 horas; Material didático no formato digital; Senha de acesso integral e exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para assistir as videoaulas e consulta aos materiais didáticos; Suporte técnico da Equipe Consultre.

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


Depósito, DOC ou ordem bancária
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9
Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53

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Cartão de Crédito
Parcelado em até 12x com juros da operadora.


Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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