fbpx

Portal do Aluno

Entrar no AVA Consultre PLAY

Capacitação - Cursos e Eventos

Início Presencial Ao vivo EAD In company Webinários

Conteúdos exclusivos

Consultre PLAY
Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) INSCREVA-SE
Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

100% em Vídeo Aulas
R$ 697,00

[Carga horária de 20h] ♦ [100% em Vídeo Aulas]

Faça sua inscrição

Como funciona este curso EAD?

Este curso é um Programa de Educação a Distância (EAD) ministrado por meio de videoaulas gravadas em qualidade VGA, disponibilizadas exclusivamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre e com acesso fácil e rápido em qualquer dispositivo conectado à internet.

O aluno, após a confirmação de sua matrícula, será alocado na próxima turma disponível e poderá acessar o curso completo 24 horas por dia, 7 dias da semana, pelo período de 20 dias corridos. É de responsabilidade do aluno completar todo o treinamento durante o prazo de período do curso.

Qual a proposta do curso?

  1. Capacitar os alunos a entender a importância da vinculação das contratações de TI aos objetivos estratégicos corporativos descritos no PEI (Planejamento Estratégico Institucional);
  2. Capacitar os alunos a entender os princípios da IN 01/2019 e 02/2019, de 04/04/19 ME/SEGOV, e sua importância para a correta contratação de soluções de TI pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional;
  3. Trabalhar os processos envolvidos no gerenciamento de aquisições e de riscos, segundo o modelo PMI (PMBoK 2017– 6ª Edição), de forma simples e objetiva, com foco na aplicação prática através de referências a casos reais, análise de cenários e exercícios interativos.

 

A quem se destina?

Integrantes da Administração Pública Federal (direta, autárquica e fundacional), que atuem nas áreas de tecnologia da informação como gestores de contrato, fiscais, compradores, especificadores ou que sejam tomadores de decisão envolvidos no processo de compras e contratações em suas instituições.
 

O que você vai aprender?

Diante da crescente dinâmica nas mudanças das organizações, escassez de recursos e restrições legais aplicadas às entidades governamentais, torna-se fundamental a melhoria dos padrões no desenvolvimento e controle de projetos que sempre envolvem aquisições (compras e contratações) no ambiente corporativo.

Dentro deste contexto, ano passado a Secretaria de Governo Digital (SEGOV) do Ministério da Economia publicou em 04/04/19, a IN 01/2019 que revogou IN 04/2014, de 11/09/14, da Secretaria de Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), que balizava a grande maioria das recomendações do TCU quanto às contratações de serviços de TI na Administração Pública. Desta forma é fundamental que todos intervenientes gestores ou não dos recursos, tenham uma visão prática e abrangente das mudanças geradas pelas novas normas relacionadas aos processos de aquisições, atores, técnicas e ferramentas utilizadas para realização de projetos com sucesso.

Um dos objetivos deste curso é apresentar de forma clara e objetiva as principais alterações das instruções normativas, vinculando-as às melhores práticas adotadas pelo mercado no que se refere ao gerenciamento dos projetos que envolvam contratações de soluções de TI e seus riscos relacionados utilizando o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guide PMBOK® – “A Guide to the Project Management Body of Knowledge”) e o framework Cobit.

O curso aborda os itens constantes na IN de forma simples e objetiva, fazendo sempre uma vinculação deles com os acórdãos do TCU e demonstrando com base nas melhores práticas do cobit e PMBok qual deve ser a ação do gestor. Os assuntos estão organizados em 5 (cinco) Módulos, alinhados às principais etapas de um processo de contratação dispostos na IN que são: o planejamento, a seleção dos fornecedores, o gerenciamento das contratações e a fiscalização da execução dos serviços.

Ao final do curso espera-se que o participante tenha plenas condições de participar de maneira efetiva dos processos de contratações de serviços de TI, mitigando os riscos em todas as fases do projeto, visando prever possíveis problemas relacionados ao não cumprimento de exigências contidas nas IN vigentes, inclusive a mais recente, a IN nº 01/2019, de 04 de abril de 2019, que revogou a IN 04/2014 do SLTI/MPOG.
 

Conteúdo do Curso

Contextualização

 

  • Introdução
  • A Governança de TI e as contratações de bens e serviços de tecnologia
  • O Manual de Boas Práticas de Governança de TI da APF
  • Exercício 1: Assessment de Governança
  • Planejamento Institucional
  • Instrumentos de Planejamento Institucional
  • O Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI)
  • Funções e Modelos do Planejamento de TI
  • Plano Diretor de TI (PDTI)
  • Exercício 2: Elaborando um PDTI
  • A Contratação de Soluções de TI na APF
  • O Modelo Antigo x Modelo Atual de contratações de soluções de TI
  • Diretrizes e Atores do Novo Modelo
  • A Planilha de custos e formação e preços
  • As etapas do Novo Modelo: Planejamento, Seleção de Fornecedores e Gestão do Contrato
  • Legislações Aplicadas
  • IN ME/SEGOV 01/2019 e 02/2019, de 04/04/19 – contratações de soluções de TI integrantes do SISP
  • IN ME/SEGES 01/2019, de 10/01/19 – PAC e Sistema de Planejamento e Ger.de Contratações (PGC)
  • IN SLTI/MPDG 05/2017, de 25/05/2018 – Terceirização
  • Lei 12.349/2010, de 15/12/2010 – Margem de Preferência
  • Lei 13.303/2017, de 30/06/2016 – Lei das Estatais
  • Acórdãos do TCU e jurisprudências relacionadas

 

O Planejamento dos Contratos

 

  • Planejamento da Contratação de Soluções De TI
  • Documento de Oficialização da Demanda (DOD)
  • Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação
  • Estudo Técnico Preliminar da Contratação
  • Análise de Riscos
  • Termo de Referência ou Projeto Básico
  • Exercício 3: Elaborando um TR

 

A Seleção dos Fornecedores

 

  • Seleção do Fornecedor de Soluções de TI
  • Ato Convocatório
  • Diretrizes Gerais e Específicas
  • Bens e serviços comuns
  • Serviços de natureza predominante mente intelectual
  • Criação e adesão à Ata de Registro de preços
  • Direito de preferência
  • Exercício 4: Aplicando o direito de Preferência

 

O Gerenciamento das Contratações

 

  • Gerenciamento das Contratações de Soluções de TI
  • Convocação e realização da Reunião Inicial
  • Atores: Gestor do Contrato; Fiscal Técnico; Fiscal Requisitante e Fiscal Administrativo
  • Artefatos: Plano de Inserção; Termo de Compromisso; Termo de Ciência
  • Elaboração de Ordem de serviço ou de Fornecimento
  • Elaboração do Plano de Fiscalização
  • Definição e especificação dos serviços a serem realizados ou bens a serem fornecidos;
  • Definição das métricas (volume de serviços ou qtde de bens a serem fornecidos);
  • Os IMR (Instrumentos de Medição de Resultados)
  • Cronograma de realização dos serviços
  • Análise de Riscos;
  • Exercício 5: Analisando os Riscos do DoD

 

O Controle dos Contratos

 

  • Fiscalização da Execução dos serviços
  • Recebimento do Objeto
  • Elaboração do Termo de Recebimento Provisório
  • Avaliação da Qualidade e Análise dos Desvios de Qualidade;
  • Verificação da Aderência aos Termos Contratuais;
  • Encaminhamento das Sanções para Área Administrativa;
  • Elaboração do Termo de Recebimento Definitivo;
  • Autorização e Emissão de Nota Fiscal;
  • Verificação de Irregularidades Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias;
  • Transição e encerramento Contratual
  • Mecanismos de transição contratual
  • Encerramento Contratual e Plano de Sustentação Contratual

 

Instrutor

Luiz Claudio Sales
Luiz Claudio Sales

Professor, consultor e palestrante com experiência em Gestão de Projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) relacionados à testes de ferramentas de computação cognitiva e a implantação dos processos de gerenciamento de serviços de TI (ITIL) envolvendo equipes multidisciplinares. Conhecimento dos processos relacionados à Lei 8.666 referente a Licitações e Contratos em especial para bens e serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação, metodologias ágeis (Scrum, XP) e normas, tais como: NBR ISO/IEC 20.000, 27.000 e 31.000. Experiência como professor universitário (pós-graduação) e consultoria sobre Governança Corporativa e de TIC utilizando-se as melhores práticas de mercado (Cobit, PMBOK, ITIL, BPMN, CBOK, ISO 27000, Lean IT, Scrum e BSC). Mestrando em Direção Estratégica em TI – FUNIBER; possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília; MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Ceará e Formado em Processamento de Dados – Universidade Católica de Brasília – UCB. Certificações: Lean Six Sigma Yellow Belt Professional – 6SigmaStudy; SFC - Scrum Fundamentals Certified; ITIL Expert – IT Partners/SP; Cobit 4.1 – ISACA/SP; CBCC (Certified Business Continuity Coordinator) – Strohl Systems/SP; PMP (Project Management Professional) – PMI/SP. Possui experiência de mais de 15 anos no Banco do Brasil, uma das maiores empresas do governo, atuando com diversos projetos na área de Tecnologia da Informação. É Assessor Empresarial de TI  na Unidade de Arquitetura e Governança (Ditec/Gearq).  Foi Coordenador de projetos do novo modelo operacional e Governança de TI da Caixa de Previdência do BB; Coordenou processos de Gerenciamento de Serviços de TI da Diretoria Gestão de Segurança (Diges/GCN); Foi responsável pela administração e manutenção do Sistema de Compras e Contratações na Diretoria de Logística (Dilog/Gecop).


Mais detalhes

R$ 697,00 – Valor especial por tempo limitado.

*Incluso no valor da inscrição: Acesso pelo período de 20 dias ao programa online, que será ministrado por meio de vídeoaulas gravadas em qualidade VGA; Certificado digital com carga horária de 20 horas; Material didático no formato digital; Senha de acesso integral e exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para assistir as videoaulas e consulta aos materiais didáticos; Suporte técnico da Equipe Consultre.

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


Depósito, DOC ou ordem bancária
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9
Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53

-----------
Cartão de Crédito
Parcelado em até 12x com juros da operadora.


Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.


Os direitos sobre todos os materiais e conteúdos existentes em www.consultre.com.br/cursos-ead pertencem à CONSULTRE - Consultoria e Treinamento Ltda, sendo expressamente vedada a cópia, reprodução, republicação, envio, transmissão e/ou distribuição de qualquer forma dos arquivos disponibilizados no site, que não se destinem ao uso exclusivo de aprendizado do Aluno regularmente inscrito no EADCONSULTRE.

0 Anos de credibilidade
0 Pessoas capacitadas
+0 Clientes fidelizados
+0 Cursos e seminários realizados

Cursos In Company

Você pode levar este curso para seu órgão ou empresa.

Solicite uma proposta
Podemos te ajudar?