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Avaliação de Desempenho por Competências (ADC) aplicada à Administração Pública INSCREVA-SE
Avaliação de Desempenho por Competências (ADC) aplicada à Administração Pública

Avaliação de Desempenho por Competências (ADC) aplicada à Administração Pública

Metodologia, instrumentos e técnicas

100% em Vídeo Aulas
R$ 697,00

[Carga horária de 16h] ♦ [100% em Vídeo Aulas]

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Como funciona este curso EAD?

Este curso é um Programa de Educação a Distância (EAD) ministrado por meio de videoaulas gravadas em qualidade VGA, disponibilizadas exclusivamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre e com acesso fácil e rápido em qualquer dispositivo conectado à internet.

O aluno, após a confirmação de sua matrícula, será alocado na próxima turma disponível e poderá acessar o curso completo 24 horas por dia, 7 dias da semana, pelo período de 20 dias corridos. É de responsabilidade do aluno completar todo o treinamento durante o prazo de período do curso.

Qual a proposta do curso?

Este treinamento tem por objetivo apresentar instrumentos e técnicas de mensuração aplicadas ao Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGC) ao abordar como:

  • definir os requisitos de competências e realizar o seu evidenciamento;
  • definir os Indicadores de Desempenho (de competências e de resultados);
  • realizar o processo de Avaliação de Desempenho por Competências.

 

A quem se destina?

Profissionais de gestão de pessoas e gestores do serviço público de todas as esferas.
 

O que você vai aprender?

Avaliar desempenho nem sempre é uma tarefa fácil. Normalmente é um momento de expectativas, ansiedades, resistências e desconfianças. É natural que assim seja, pois os envolvidos, principalmente os avaliados, têm a tendência a se perguntar: serei avaliado com imparcialidade e justiça? O avaliador possui a devida competência para desenvolver esse papel? As minhas qualidades serão consideradas? Por outro lado, os avaliadores talvez não estejam preparados para o processo.

Na Administração Pública, até há algum tempo atrás, as avaliações de desempenho limitavam-se a analisar aspectos puramente operacionais (frequência, assiduidade, urbanidade etc.) sem levar em consideração o desenvolvimento profissional e os resultados obtidos pelo indivíduo. Atualmente, no entanto, os temas “Gestão por Competências” e “Avaliação de Desempenho” vêm ganhando espaço. A observação da prática, porém, mostra que as instituições públicas ainda apresentam dificuldades na sua aplicação.

As perguntas que normalmente surgem nessas instituições são: é possível reunir, em uma mesma metodologia os conceitos “desempenho” e “competências”? Como implementar na prática? Esses conceitos e técnicas não são inspirados na iniciativa privada? Será que se aplicam integralmente ao serviço público? Há uma maneira de medir as competências? Pode-se utilizar competências para medir desempenho?

O programa aqui exposto pretende discutir essas questões e apresentar aos participantes as melhores práticas de gestão de desempenho por competências já em utilização em diversas instituições do serviço público. Este treinamento aborda aspectos metodológicos e práticos da implementação do processo de Avaliação de Desempenho por Competências (Metodologia ADC) que, ao trabalhar com duas dimensões, Competências e Resultados, visa atender tanto às necessidades da instituição quanto aos interesses dos servidores, uma vez que privilegia aspectos do desenvolvimento profissional dos envolvidos no processo.

A metodologia ADC parte da comparação entre os requisitos de competências (competências requeridas para bom desempenho dos processos de trabalho) e as competências individuais evidenciadas (apresentadas pelos servidores) a fim de gerar a relação das lacunas de competências, ou seja, competências requeridas e não apresentadas. Em outra frente compara os resultados quantitativos esperados com os apresentados pelo servidor e mostra realizações superiores ou aquém do esperado.

A análise das competências (análise qualitativa) e dos resultados (análise quantitativa) dos servidores, evidencia insuficiências e méritos, necessidades e potencialidades, para orientar a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional (individuais, setoriais e institucionais) mais ajustados às necessidades organizacionais e aos interesses dos servidores. O resultado desse processo, registrado no Banco de Talentos, possibilita melhor gestão dos diversos talentos encobertos pelo cotidiano do trabalho.
 

Conteúdo do Curso

INTRODUÇÃO:

  • O que é Gestão por Competências e Avaliação de Desempenho;
  • O processo de Avaliação de Desempenho por Competências suas finalidades e resultados.

 

GESTÃO DE PESSOAS E A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL:

  • O processo estratégico;
  • Desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos e metas;
  • Uma Política de Gestão de Pessoas.

 

PLANEJAMENTO E CONTROLE EM GESTÃO DE PESSOAS – a dimensão quantitativa:

  • Gestão de processos de trabalho e gestão de pessoas;
  • Indicadores de resultados como instrumentos de medição em gestão de pessoas;
  • O estabelecimento de metas em processos de avaliação de desempenho.

 

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS (SGC) – a dimensão qualitativa:

  • O que é competência e sua tipologia;
  • Os subsistemas da gestão por competências.

 

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS (MDC):

  • O que é a Matriz de Competências;
  • Estabelecimento das competências requeridas;
  • Evidenciamento de competências.

 

Avaliação de desempenho POR competências (ADC):

  • Como utilizar o conceito de Competências no processo;
  • Papéis de Avaliadores e Avaliados;
  • Como definir os Indicadores de Competências;
  • As quatro etapas do processo ADC:
    • o acordo de desempenho;
    • a reunião de avaliação;
    • o monitoramento do desempenho;
    • a possibilidade de discordância – os comitês de calibragem.
  • Lições aprendidas na prática do serviço público.

 

BANCO DE TALENTOS (BDT):

  • O que é o Banco de Talentos;
  • Escalonamento do Perfil de Desempenho Profissional (competências e resultados);
  • Matriz de Desenvolvimento Profissional.

 

PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS (PDC)

  • O que é o PDC;
  • Lições aprendidas na prática do serviço público.  

Instrutor

André Freitas
André Freitas

Consultor em Gestão Empresarial com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão por Processos de Trabalho e projetos de Reestruturação Organizacional. Tem Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE/SP), além de Engenheiro (UNITAU/SP). É professor da Fundação Getulio Vargas – FGV Management/Rio no MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação e no MBA Gestão de Novos Negócios (em ambos faz orientação ao TCC), bem como no MBA de Gestão de Processos (Fundamentos em Gestão de Processos). Também é professor da FGV Direito/Rio (Gestão por Competências) e do IBMEC/Rio no CBA em Gestão por Processos de Trabalho (Gestão Estratégica de Pessoas). Foi professor nos MBA da Universidade Federal Fluminense – UFF (Gestão de Projetos e Gestão de Competências). Foi professor da ESPM/Rio (Planejamento Estratégico de Marketing, Ambiente Empresarial e Workshop de Criatividade). Também foi professor de outras instituições de ensino, em diversas disciplinas tais como, Formação de Consultores Empresariais, Ferramentas de Projeto, Estratégias e Técnicas de Negociação. Atuou como Consultor na FGV Projetos, onde participou da coordenação de diversos projetos de reestruturação organizacional. Sua trajetória profissional inclui a passagem pela Coopers & Lybrand Consultores Ltda. (atualmente PWC). É coautor do livro A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão, editado pela FGV/RJ.


Mais detalhes

R$ 697,00 – Valor especial por tempo limitado.

*Incluso no valor da inscrição: Acesso pelo período de 20 dias ao programa online, que será ministrado por meio de vídeoaulas gravadas em qualidade VGA; Certificado digital com carga horária de 16 horas; Material didático no formato digital; Senha de acesso integral e exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para assistir as videoaulas e consulta aos materiais didáticos; Suporte técnico da Equipe Consultre.

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


Depósito, DOC ou ordem bancária
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9
Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53

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Cartão de Crédito
Parcelado em até 12x com juros da operadora.


Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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