fbpx

Ensino presencial

Início Agenda de cursos In company
Gestão de Documentos Digitais – Acesso e Preservação da Informação Arquivística INSCREVA-SE
Gestão de Documentos Digitais – Acesso e Preservação da Informação Arquivística

Gestão de Documentos Digitais – Acesso e Preservação da Informação Arquivística

CURSO ONLINE AO VIVO
R$ 1.897,00R$ 1.397,00

*Valor especial por tempo limitado

Faça sua inscrição

Digite o seu e-mail e acesse o PDF deste curso.

Curso Online 100% Ao Vivo

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) apresentou a sociedade, em sua integralidade, novas formas de comunicação, trabalho, convivência e sociabilidade. Frente ao contexto de excepcionalidade, de adaptação coletiva, de restrição aos encontros presenciais e de tantos desafios na Administração Pública, a Consultre, alicerçada em seu compromisso de capacitar e desenvolver os agentes públicos, desenvolveu um formato inovador de CAPACITAÇÃO ONLINE 100% AO VIVO.

Dentro de um ambiente completamente virtual, nossos alunos terão:
Aulas com transmissão 100% Ao Vivo;
Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;
Material didático online direcionado e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;
Acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre;
Acompanhamento de um monitor durante todo o período de capacitação;
Suporte do professor para dúvidas e esclarecimentos pós aula;
Revisão ilimitada das aulas por até 24h após o último dia de curso;
Certificado com a maior carga horária do mercado.

Apresentação

O curso “Gestão de documentos digitais: acesso e preservação da informação arquivística institucional” contempla uma extensa, mas contextual, literatura sobre as atividades vinculadas com a identificação, captura, acesso e preservação de documentos produzidos ou recebidos pelas instituições no exercício de suas funções precípuas e de apoio. Sua programação, desenvolvida no contexto de um curso online, visa apresentar e discutir com os interessados diversos estudos técnicos, legislação, diagnósticos e ações que envolvem a implantação de gestão de documentos digitais nas instituições públicas.

Objetivo

Oferecer subsídios e orientações técnicas para a implantação de políticas de gestão e de preservação de documentos digitais em instituições públicas, embora, com pouquíssimas adaptações no escopo de requisitos legais, o conteúdo contemplado pelo curso pode ser igualmente aplicado a instituições privadas.

 

Programa

Parte 1. Gestão de documentos e informações arquivísticas: uma introdução

O curso está calcado na teoria e práticas da disciplina Arquivística. Nesse escopo, a fim de facilitar a comunicação entre todos e o entendimento das próximas etapas do curso, apresenta-se definições, fundamentos e instrumentos de gestão de documentos no escopo arquivístico.

 

Parte 2. Implantação de política de gestão documental nas instituições: erros e acertos

Gerir documentos digitais é um segundo passo após a adoção da gestão de documentos tradicionais e exige uma política bem definida e difundida e servidores adequadamente treinados, além de monitoramento constante. Todavia, essa ação costuma ser subdimensionada pelas instituições, o que pode resultar em frustração no alcance dos objetivos traçados. Assim, é importante conhecer aspectos comuns às instituições em geral quanto ao diagnóstico da situação da gestão de documentos na instituição e os erros e acertos comumente observado na implantação da gestão documental.

 

Parte 3. Transformação digital e o eArq Brasil

O conceito de transformação digital, cada vez mais arraigado nas instituições, tem capitaneado a ampliação da adoção de tecnologias, resultando na mudança, adaptação e criação de novos processos de trabalho. Neste escopo é necessário apresentar os principais conceitos relativos à transformação digital e a importância do modelo para sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (Sigad), aprovado pelo Conselho Nacional de Arquivos, para o sucesso dessa empreitada institucional.

 

Parte 4. Acesso a informação e aos documentos arquivísticos

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o acesso às informações públicas é um direito do cidadão e um dever do Estado. Nesse escopo, encontra-se o princípio da transparência das ações governamentais e a lei de acesso à informação definindo o acesso como regra e o sigilo como exceção. Por outro lado, a tradução institucional dos requisitos legais demanda atenção a fim de evitar excessos ou faltas. Nesta parte, discute-se políticas e procedimentos relativos ao acesso e à proteção de informações e documentos arquivísticos no âmbito institucional.

 

Parte 5. Avaliação e preservação de documentos digitais

Uma das características principais dos documentos arquivísticos, digitais ou não, é a relação orgânica entre eles. Ou seja, os documentos não são produzidos ao acaso, mas no âmbito de uma ação institucionalmente regulada e, como resultado, precisa ser analisado e definida sua destinação no escopo dos objetivos de sua produção. Por outro lado, preservar documentos implica em custos, assim, quanto melhor identificados os documentos imprescindíveis à instituição, potencialmente menores serão os gastos para sua manutenção. Nessa parte do curso serão apresentados procedimentos de avaliação documental e normas e práticas de preservação de documentos digitais.

 

Instrutor

Vanderlei Batista
Vanderlei Batista

Professor e consultor, em nível nacional, de empresas públicas e privadas na área de Gestão de Documentos Eletrônicos, desde 2002. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília – UnB. Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos. Professor de cursos de pós-graduação e consultor em projetos de gestão da informação. Autor dos livros”Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística”, (2005).”Arquivística: temas contemporâneos” (2007). “Gerenciamento Eletrônico de Documentos de Arquivo” (2012).


Mais detalhes



R$ 1.397,00 – Valor especial por tempo limitado.

R$ 1.897,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br



O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro), PicPay, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



As aulas deste curso online ao vivo serão ministradas no período das 9h às 12h.

Carga horária: 30 horas (incluindo 15 horas de aulas ao vivo, e atividades extraclasse como cases, dinâmicas de grupo, exercícios e recomendação de leitura direcionada.

 



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

0 Anos de credibilidade
0 Pessoas capacitadas
+0 Clientes fidelizados
+0 Cursos e seminários realizados

Cursos In Company

Você pode levar este curso para seu órgão ou empresa.

Solicite uma proposta
Precisa de ajuda?