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Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais na Administração Pública INSCREVA-SE
Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais na Administração Pública

Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais na Administração Pública

Comunicação digital integrada aos objetivos institucionais e estratégicos com enfoque prático na construção (passo a passo) do plano de comunicação em mídias sociais.

24 HORAS CURSO ONLINE AO VIVO LANÇAMENTO
17/01 a 28/01/2022 - 14h às 18h
R$ 1.597,00

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Apresentação

Da globalização à pandemia do coronavírus, a internet cresce exponencialmente a sua base de usuários mundialmente. Em números, segundo o relatório publicado em parceria entre a We Are Social e a Hootsuite, somos aproximadamente 4,7 bilhões de usuários conectados à internet no mundo, proporcionalmente 6 em cada 10 pessoas acessam à rede através de um computador, tablet ou smartphone. O Brasil, por exemplo, possui o índice mais alto do mundo (97%) de engajamento de conteúdo nas redes sociais, segundo uma pesquisa da Comscore publicada em 2020.

Sob à ótica da nova dinâmica nas relações sociais, que perpassa por um cenário de sociedade midiatizada e digitalizada, com instantânea produção e circulação de conteúdos, a Comunicação Digital, especialmente no ambiente das mídias sociais, é um pilar estratégico da Comunicação Corporativa. Nesta perspectiva, embora a iniciativa privada tenha maximizado sua presença digital substancialmente, a Administração Pública ainda apresenta alguns entraves com os processos comunicacionais nas mídias sociais, haja vista os normativos, procedimentos e cultura que não acompanharam a dinamicidade da sociedade.

Com o emaranhando de normas que regulam a Comunicação Pública, não se pode discorrer da Comunicação Digital sem trazer à tona três destaques para a temática a ser observada sob o viés legal, tais como:

1) O dever de divulgar, independentemente de solicitação, as informações de interesse público;
2) A utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação e comunicação (TIC);
3) A gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e a sua divulgação.

Não sendo apenas uma tendência, mas uma obrigação legal da Administração Pública, a Comunicação Digital ainda traz muitas dúvidas aos agentes públicos que lidam e gerenciam as mídias sociais de seus órgãos e entidades.

A partir de uma abordagem atualizada e prática, o curso promoverá uma imersão em diversos assuntos focados na gestão e operação da comunicação nas mídias sociais no âmbito da Administração Pública, a citar, como destaque:

  • Implementação e gerenciamento de projetos estratégicos nas mídias;
  • Planejamento de ações por meio da identificação de tendências e oportunidades de inovação na comunicação;
  • Curadoria e produção de conteúdos digitais;
  • Estruturação do calendário editorial alinhado os objetivos institucionais;
  • Resposta a crises por meio das mídias sociais;
  • Branding no setor público;
  • Redação para mídias;
  • Estratégias de engajamento;
  • Mapeamento dos níveis de consciência dos públicos-alvo para assertividade da Comunicação;
  • Marketing de influência como tática de engajamento;
  • A importância do briefing para o direcionamento dos envolvidos nas ações de Comunicação;
  • Dentre outros temas relevantes para a construção do plano de comunicação em mídias sociais.

 

Objetivos

  • Apresentar os principais conceitos e a mecânica das mídias sociais, bem como o panorama digital enfocando nas boas práticas para consolidação de uma comunicação eficaz.
  • Conscientizar quanto a importância dos artefatos para o mapeamento, planejamento e construção do plano de comunicação digital nas mídias sociais, perpassando a concepção de uma ideia, o alinhamento aos objetivos institucionais, a solidificação no calendário editorial, e a mensuração da efetividade, com apresentação de modelos e checklists.
  • Construir um plano de comunicação em mídias sociais passo a passo e alicerçados a realidade específica do agente público e da instituição que ele representa.
  • Esclarecer as etapas e os procedimentos para curadoria de temas, produção de conteúdo e inovação na linha editorial das mídias sociais.
  • Instruir o agente público para redigir legendas e criar publicações atrativas, compartilháveis e virais por meio da desmistificação de formatos e em conformidade com as melhores práticas nas mídias sociais.
  • Fornecer estratégias e ferramentas que permitam ao aluno: analisar e resolver problemas; gerar ideias e inovar; prever tendências; gerir processos comunicacionais em mídias sociais; produzir narrativas digitais; e aplicar metodologias de pesquisa para curadoria de temas.

 

BAIXE O PDF COM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Público-alvo

  • Analistas, assessores e profissionais de comunicação, publicidade, marketing e relações públicas;
  • Membros das equipes de comunicação e assessoria de imprensa;
  • Agentes técnicos e administrativos que lidam (direta e/ou indiretamente) com a comunicação institucional;
  • Profissionais de secretariado e assessoria em geral;
  • Servidores do departamento/núcleo de cerimonial, protocolo e organização de eventos;
  • Gestores e agentes públicos envolvidos no planejamento, criação e operações da comunicação institucional; e,
  • Demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos relacionados ao tema do curso.

 

Metodologia

Este curso será realizado por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom – com metodologia 100% interativa e aulas expositivas dialogadas entre professor e aluno(s), possibilitando a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em tempo real.
O aluno terá ainda:

  • Workshop Comunicação em Redes Sociais: Elaborando o Plano de Comunicação Passo a Passo”;
  • Estudo e análise de casos concretos;
  • Acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para: revisão ilimitada das aulas, que serão gravadas e poderão ser assistidas por até 48h após o período de realização do curso; fórum para dirimir dúvidas ao professor após a programação diária das aulas 100% ao vivo; e, acesso e download dos materiais didáticos e complementares na versão digital.

 

Conteúdo programático

1. VISÃO GERAL DA COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS
– A evolução da Comunicação
– Afinal, que é uma mídia social?
– Comunicando por meio das mídias sociais: informando, educando e entretendo
– Pilares estruturais da gestão das mídias sociais
– Comunicação estratégica em mídias sociais
– Alinhando à comunicação nas mídias sociais aos objetivos institucionais e estratégicos
– Publicidade oficial: institucional vs utilidade pública (interesse social)
– Estudos de casos

2. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – NOÇÕES GERAIS
– Noções normativas – visão geral: Leis 12.232/2010, 8.666/93, e 14.133/2021
– Delimitando as atuações: agências vs comunicação interna
– Artefatos que dão luz ao processo de contratação
– Gestão/fiscalização de contratos de serviços publicitários: O que mensurar? Como mensurar?

3. BRANDING
– Entendendo o branding: O que é uma marca? Qual é o valor de uma marca? O que é branding?
– Percepção de marca no setor público: Como funciona a percepção de uma marca pública? Quais são os pontos de contato de uma marca pública?
– Mapa de empatia e definição de personas

4. GERENCIAMENTO DE CRISES NAS MÍDIAS SOCIAIS
– Noções sobre gerenciamento de crises
Fake news e notícias negativas
– Plano, cenários e possibilidades de prevenção e gestão de crises
– Gabinete de crise: qual o formato ideal para uma instituição pública?
Checklist para gerir crises nas redes sociais

5. BRIEFING
– Por que fazer?
– Como fazer?
– O que deve conter?
– Modelos e checklists

6. COMUNICAÇÃO DIGITAL
Overview das principais redes sociais, linguagens e formatos de mídias (Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e TikTok)
– Comunicação síncrona e assíncrona: lives x stories x feed
– Coleta de dados estratégicos
– Curadoria e produção de conteúdos
– Linhas editoriais, calendário editorial e sazonal
– Campanhas online: anúncios – noções gerais (segmentação, distribuição, execução e indicadores)

7. PLANEJANDO A COMUNICAÇÃO E A ESTRATÉGIA DIGITAL
Eixo 1: Estruturação
– Estratégias de comunicação nas redes sociais
– Público-alvo x persona x níveis de consciência
– Levantamento de objeções e oportunidades de comunicação
– Organizando os insights e solidificando o plano de trabalho
– Estabelecendo os conteúdos para cada nível de consciência (modelo e checklist adaptado para comunicação no setor público)
Eixo 2: Criação
– Criando conteúdos estratégicos
– Gerenciando o banco de ideias de conteúdos
– Redação para mídias: comunicando o texto que o leitor quer ler no ambiente digital
– Otimização de conteúdos densos
– Criação do calendário editorial
Eixo 4: Distribuição
– Marketing de influência como tática de engajamento
– Grupos para disseminação dos conteúdos
– Utilização do malling e o que é permitido segundo à LGPD
– Formatos crossmídia e transmídia: Quais as diferenças? E como aplicar?
– Promoções, sorteios e eventos com enfoque estratégico
Eixo 5: Debriefing
– Quais métricas sociais mensuram a estratégia?
– Retroalimentando o processo
– Geração de insights e plano de ações

WORKSHOP “COMUNICAÇÃO EM REDES SOCIAIS: ELABORANDO O PLANO DE COMUNICAÇÃO PASSO A PASSO”
 

Cronograma

Encontros semanais (sempre às segundas, quartas e sextas) realizados nos dias 17, 19, 21, 24, 26 e 28 de janeiro de 2022, das 14h às 18h (horário de Brasília).

Professor

Max Müller Cândido
Max Müller Cândido

Comunicador, redator e assessor de comunicação e marketing. É assessor de comunicação, apresentador e curador de conteúdos e eventos na área de licitações e contratos da CONSULTRE – sendo um dos idealizadores da “Maratona das Contratações Públicas”, o maior encontro online na área de Licitações e Contratos Administrativos, que capacitou, na última edição do evento, mais de 9,5 mil agentes públicos. Foi nota mil na redação do ENEM 2015. Graduando em Marketing – ênfase Digital & Data Science – pela FIAP. Certificação em Personal Branding pela ESPM. Especializado em planejamento e criação de conteúdos em mídias sociais, já gerenciou, simultaneamente, 27 contas digitais nos nichos de educação, associativismo, varejo, e-commerce, advocacia, desenvolvimento humano e construção civil. De 2015 e 2017, atuou como redator e produtor de conteúdo nas plataformas Rock Content e Workana, e, ainda, como assessor na redação dos jornais impressos, TV e rádio da IMPD. Coordenador de projeto e organizador da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?" (CONSULTRE, 2021).


Agenda

17/01 a 28/01/2022 - 14h às 18h

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

Mais detalhes


Carga horária: 24 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).


R$ 1.597,00

*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 7 dias após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.



Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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