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Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) INSCREVA-SE
Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

CURSO ONLINE AO VIVO
16/11 a 20/11/2020 - 14h às 18h
R$ 1.897,00R$ 1.397,00

*Valor especial por tempo limitado

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Curso Online 100% Ao Vivo

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) apresentou a sociedade, em sua integralidade, novas formas de comunicação, trabalho, convivência e sociabilidade. Frente ao contexto de excepcionalidade, de adaptação coletiva, de restrição aos encontros presenciais e de tantos desafios na Administração Pública, a Consultre, alicerçada em seu compromisso de capacitar e desenvolver os agentes públicos, desenvolveu um formato inovador de CAPACITAÇÃO ONLINE 100% AO VIVO.

Dentro de um ambiente completamente virtual, nossos alunos terão:
Aulas com transmissão 100% Ao Vivo;
Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;
Material didático online direcionado e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;
Acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre;
Acompanhamento de um monitor durante todo o período de capacitação;
Suporte do professor para dúvidas e esclarecimentos pós aula;
Revisão ilimitada das aulas por até 24h após o último dia de curso;
Certificado com a maior carga horária do mercado.

Apresentação

Diante da crescente dinâmica nas mudanças das organizações, escassez de recursos e restrições legais aplicadas às entidades governamentais, torna-se fundamental a melhoria dos padrões no desenvolvimento e controle de projetos que sempre envolvem aquisições (compras e contratações) no ambiente corporativo.

Dentro deste contexto, ano passado a Secretaria de Governo Digital (SEGOV) do Ministério da Economia publicou em 04/04/19, a IN 01/2019 que revogou IN 04/2014, de 11/09/14, da Secretaria de Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), que balizava a grande maioria das recomendações do TCU quanto às contratações de serviços de TI na Administração Pública. Desta forma é fundamental que todos intervenientes gestores ou não dos recursos, tenham uma visão prática e abrangente das mudanças geradas pelas novas normas relacionadas aos processos de aquisições, atores, técnicas e ferramentas utilizadas para realização de projetos com sucesso.

Um dos objetivos deste curso é apresentar de forma clara e objetiva as principais alterações das instruções normativas, vinculando-as às melhores práticas adotadas pelo mercado no que se refere ao gerenciamento dos projetos que envolvam contratações de soluções de TI e seus riscos relacionados utilizando o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guide PMBOK® – “A Guide to the Project Management Body of Knowledge”) e o framework Cobit.

O curso aborda os itens constantes na IN de forma simples e objetiva, fazendo sempre uma vinculação deles com os acórdãos do TCU e demonstrando com base nas melhores práticas do cobit e PMBok qual deve ser a ação do gestor. Os assuntos estão organizados em 5 (cinco) Módulos, alinhados às principais etapas de um processo de contratação dispostos na IN que são: o planejamento, a seleção dos fornecedores, o gerenciamento das contratações e a fiscalização da execução dos serviços.

Ao final do curso espera-se que o participante tenha plenas condições de participar de maneira efetiva dos processos de contratações de serviços de TI, mitigando os riscos em todas as fases do projeto, visando prever possíveis problemas relacionados ao não cumprimento de exigências contidas nas IN vigentes, inclusive a mais recente, a IN nº 01/2019, de 04 de abril de 2019, que revogou a IN 04/2014 do SLTI/MPOG.

Objetivos

  1. Capacitar os alunos a entender a importância da vinculação das contratações de TI aos objetivos estratégicos corporativos descritos no PEI (Planejamento Estratégico Institucional);
  2. Capacitar os alunos a entender os princípios da IN 01/2019 e 02/2019, de 04/04/19 ME/SEGOV, e sua importância para a correta contratação de soluções de TI pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional;
  3. Trabalhar os processos envolvidos no gerenciamento de aquisições e de riscos, segundo o modelo PMI (PMBoK 2017– 6ª Edição), de forma simples e objetiva, com foco na aplicação prática através de referências a casos reais, análise de cenários e exercícios interativos.

Público-alvo

Integrantes da Administração Pública Federal (direta, autárquica e fundacional), que atuem nas áreas de tecnologia da informação como gestores de contrato, fiscais, compradores, especificadores ou que sejam tomadores de decisão envolvidos no processo de compras e contratações em suas instituições.

Programa

 

Dia I – Contextualização

 

  • Introdução
  • A Governança de TI e as contratações de bens e serviços de tecnologia
  • O Manual de Boas Práticas de Governança de TI da APF
  • Exercício 1: Assessment de Governança
  • Planejamento Institucional
  • Instrumentos de Planejamento Institucional
  • O Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI)
  • Funções e Modelos do Planejamento de TI
  • Plano Diretor de TI (PDTI)
  • Exercício 2: Elaborando um PDTI
  • A Contratação de Soluções de TI na APF
  • O Modelo Antigo x Modelo Atual de contratações de soluções de TI
  • Diretrizes e Atores do Novo Modelo
  • A Planilha de custos e formação e preços
  • As etapas do Novo Modelo: Planejamento, Seleção de Fornecedores e Gestão do Contrato
  • Legislações Aplicadas
  • IN ME/SEGOV 01/2019 e 02/2019, de 04/04/19 – contratações de soluções de TI integrantes do SISP
  • IN ME/SEGES 01/2019, de 10/01/19 – PAC e Sistema de Planejamento e Ger.de Contratações (PGC)
  • IN SLTI/MPDG 05/2017, de 25/05/2018 – Terceirização
  • Lei 12.349/2010, de 15/12/2010 – Margem de Preferência
  • Lei 13.303/2017, de 30/06/2016 – Lei das Estatais
  • Acórdãos do TCU e jurisprudências relacionadas

 

Dia II – O Planejamento dos Contratos

 

  • Planejamento da Contratação de Soluções De TI
  • Documento de Oficialização da Demanda (DOD)
  • Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação
  • Estudo Técnico Preliminar da Contratação
  • Análise de Riscos
  • Termo de Referência ou Projeto Básico
  • Exercício 3: Elaborando um TR

 

Dia III – A Seleção dos Fornecedores

 

  • Seleção do Fornecedor de Soluções de TI
  • Ato Convocatório
  • Diretrizes Gerais e Específicas
  • Bens e serviços comuns
  • Serviços de natureza predominante mente intelectual
  • Criação e adesão à Ata de Registro de preços
  • Direito de preferência
  • Exercício 4: Aplicando o direito de Preferência

 

Dia IV – O Gerenciamento das Contratações

 

  • Gerenciamento das Contratações de Soluções de TI
  • Convocação e realização da Reunião Inicial
  • Atores: Gestor do Contrato; Fiscal Técnico; Fiscal Requisitante e Fiscal Administrativo
  • Artefatos: Plano de Inserção; Termo de Compromisso; Termo de Ciência
  • Elaboração de Ordem de serviço ou de Fornecimento
  • Elaboração do Plano de Fiscalização
  • Definição e especificação dos serviços a serem realizados ou bens a serem fornecidos;
  • Definição das métricas (volume de serviços ou qtde de bens a serem fornecidos);
  • Os IMR (Instrumentos de Medição de Resultados)
  • Cronograma de realização dos serviços
  • Análise de Riscos;
  • Exercício 5: Analisando os Riscos do DoD

 

Dia V – O Controle dos Contratos

 

  • Fiscalização da Execução dos serviços
  • Recebimento do Objeto
  • Elaboração do Termo de Recebimento Provisório
  • Avaliação da Qualidade e Análise dos Desvios de Qualidade;
  • Verificação da Aderência aos Termos Contratuais;
  • Encaminhamento das Sanções para Área Administrativa;
  • Elaboração do Termo de Recebimento Definitivo;
  • Autorização e Emissão de Nota Fiscal;
  • Verificação de Irregularidades Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias;
  • Transição e encerramento Contratual
  • Mecanismos de transição contratual
  • Encerramento Contratual e Plano de Sustentação Contratual

 

Instrutor

Luiz Claudio Sales

Professor, consultor e palestrante com experiência em Gestão de Projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) relacionados à testes de ferramentas de computação cognitiva e a implantação dos processos de gerenciamento de serviços de TI (ITIL) envolvendo equipes multidisciplinares. Conhecimento dos processos relacionados à Lei 8.666 referente a Licitações e Contratos em especial para bens e serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação, metodologias ágeis (Scrum, XP) e normas, tais como: NBR ISO/IEC 20.000, 27.000 e 31.000. Experiência como professor universitário (pós-graduação) e consultoria sobre Governança Corporativa e de TIC utilizando-se as melhores práticas de mercado (Cobit, PMBOK, ITIL, BPMN, CBOK, ISO 27000, Lean IT, Scrum e BSC). Mestrando em Direção Estratégica em TI – FUNIBER; possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília; MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Ceará e Formado em Processamento de Dados – Universidade Católica de Brasília – UCB. Certificações: Lean Six Sigma Yellow Belt Professional – 6SigmaStudy; SFC - Scrum Fundamentals Certified; ITIL Expert – IT Partners/SP; Cobit 4.1 – ISACA/SP; CBCC (Certified Business Continuity Coordinator) – Strohl Systems/SP; PMP (Project Management Professional) – PMI/SP. Possui experiência de mais de 15 anos no Banco do Brasil, uma das maiores empresas do governo, atuando com diversos projetos na área de Tecnologia da Informação. É Assessor Empresarial de TI  na Unidade de Arquitetura e Governança (Ditec/Gearq).  Foi Coordenador de projetos do novo modelo operacional e Governança de TI da Caixa de Previdência do BB; Coordenou processos de Gerenciamento de Serviços de TI da Diretoria Gestão de Segurança (Diges/GCN); Foi responsável pela administração e manutenção do Sistema de Compras e Contratações na Diretoria de Logística (Dilog/Gecop).


Locais e datas

16/11 a 20/11/2020 - 14h às 18h

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

Mais detalhes



R$ 1.397,00 – Valor especial por tempo limitado.

R$ 1.897,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br



O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro), PicPay, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



As aulas deste curso online ao vivo serão ministradas no período das 9h às 12h.

Carga horária: 21 horas (incluindo 15 horas de aulas ao vivo, e atividades extraclasse como cases, dinâmicas de grupo, exercícios e recomendação de leitura direcionada.

 



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

0 Anos de credibilidade
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