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Como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar Serviços de Arquivos e  Centros de Memória InstitucionalVagas limitadas 2

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Objetivo

Capacitar os participantes a desenvolverem programas e projetos institucionais de preservação e acesso a documentos públicos e privados, visando o melhor custo/benefício possível, que auxiliem na construção das bases para o futuro das instituições, por meio de seus estoques informacionais, e que garantam o fortalecimento da imagem de suas organizações.

Público alvo

Arquivistas, bibliotecários, museólogos, servidores da área de TI, administradores, servidores da área de planejamento, de logística, colaboradores em serviços de informação – arquivos, bibliotecas, memoriais; bancos de dados corporativos (sistematização das informações armazenadas), diretores e coordenadores da área de administração, de empresas e instituições públicas e privadas.

Programa

Módulo I

Contexto das normas e procedimentos

  • Análise da legislação brasileira de gestão de documentos e de proteção do patrimônio documental das instituições e empresas com base em recursos esquematizados e de relacionamento entre as normas.
  • Das resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, Conselho Nacional de Justiça, Senado Federal e Câmara dos Deputados.

 

Módulo II

Fundamentos da Administração de Acervos Institucionais: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar – PODC.

  • Do Planejamento – definindo a gestão de documentos:
    • O que é planejar?
    • Onde se pretende chegar?
    • O que deve ser feito?
    • Quando?
    • Como?
    • Qual a sequência?
    • Espécies de Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.

 

  • Da Organização:
    • O que é organizar?
    • Principais aspectos da organização: dividir o trabalho, designar atividades, agrupar atividades em órgãos/seções e cargos; alocar recursos e definir autoridade e responsabilidade.
    • Classificação das atividades do processo de organização: especialização, departamentalização e cargos e tarefas.

 

  • Da Direção:
    • Definição e contexto;
    • Ferramentas de direção: comunicação, treinamento, liderança e motivação;
    • Princípios da direção: unidade de comando, delegação, amplitude de controle e coordenação das relações humanas.

 

  • Do Controle:
    • Definição e contexto;
    • Tipos de controle: prévio, concomitante e posterior;
    • Ferramentas de controle.

 

Módulo III

Instrumentos e ferramentas para orientar o planejamento das ações no âmbito de concretização da política, da infraestrutura e cultura organizacional da gestão de documentos institucionais.

  • Do levantamento de dados: entendo o contexto institucional
    • Diagnóstico da situação da gestão de documentos: produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente);
    • Levantamento das normas e procedimentos, regimentos e regulamentos internos (como funciona a instituição ou empresa);
    • Modelos de referência, patrocinadores e parceiras – boas práticas e apoio institucional e interinstitucional;
    • Quais as soluções disponíveis para os nossas oportunidades de melhoria em Tecnologia da Informação – TI: software de descrição e acesso aos documentos arquivísticos digitais (ICA Atom; RODA – Repositório de Objectos Digitais Autênticos; CEI; Proad, entre outros); microfilmagem eletrônica; digitalização/indexação;
    • Desenvolvimento de programas, convênios, acordos de cooperação técnica; projetos institucionais;
    • Valorizando o Planejamento Estratégico: alinhando o plano tático e operacional.
    • Há um PDTI? Como vai a programação orçamentária – temos recursos?
    • Da análise quantitativa e qualitativa da produção documental com o uso de planilha eletrônica (será fornecida planilha em Excel aos participantes para usarem em suas instituições).
    • Da adoção de requisitos de metadados: e-arq, moreque-jus

 

Módulo IV

Da construção do ambiente de gestão de documentos públicos e privados.

  • Do ato de política de gestão de documentos: regramento da cultura corporativa;
  • Da formação de Comissão e Comitês de gerenciamento de políticas de preservação e acesso aos documentos;
  • Da elaboração de Normas e Procedimentos de governança e manutenção do ambiente de preservação e acesso;
  • Da elaboração de Planos, Códigos de Classificação e Tabelas de Temporalidades e de Destinação de Documentos Públicos e Privados;
  • Da arquivoconomia: desenhando a infraestrutura e a logística de preservação e acesso aos conjuntos arquivísticos em fase corrente, intermediária e permanente;
  • Da otimização do uso de mídias alternativas e de Tecnologia da Informação.

 

Módulo V

Cases de sucesso:

Petrobras – arquivos setorias do Centro de Pesquisa; Instituto Nacional do Seguro Social – projetos CEDOCPREV, Capture, integração do SIPPS ao sistema de protocolo; criação da política de arquivos instituicionais); Ministério Público Federal – PGR: política de arquivos, elaboração de instrumentos de gestão arquivístico; criação de Assentamento Funcional Digital – AFD; implantação do arquivo); Tribunal Superior do Trabalho (Arquivoteca Digital; Laboratório de Restauração e Conservação; Certificação de Memória do Mundo – MOW – Brasil; implantando um Memorial para o TST).

 

Módulo VI

Desenhando Espaços de Memória:

  • Definindo os serviços de base do Memorial; Projetos de Implantação de Memoriais; Projetos expositivos.
  • Espaços de Memória: as conexões entre nossas instituições e a sociedade.

 

Módulo VI

Construindo seu próprio Case de Sucesso: elaborando check list aplicável na instituição do participante. (atividade de anotações e comentários sobre cada realidade, demandada pelo participante). Poderá ocorrer por troca de e-mails com o instrutor.

 

Instrutor: Luiz Fernando Duarte de Almeida

Arquivista e bibliotecário documentalista. Especialista em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense – UFF; especialista em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.  Aposentado como Analista Judiciário, área especializada, especialidade Arquivologia do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Coordenou a Gestão Documental e Memória do TST e do CSJT; o Comitê Gestor do Malote Digital da Justiça do Trabalho; o Grupo de Trabalho de assessoramento em Gestão Documental ao CSJT. Secretariou o Comitê Gestor do Programa de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho – CGMNac-JT. Foi membro da Câmara Setorial de Arquivos do Judiciário junto ao Conselho Nacional de Arquivos; e como membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) junto ao Conselho Nacional de Justiça. Coordenou e implantou os projetos: Arquivoteca Digital; Memorial do TST; planos e tabelas de temporalidade; certificação Programa Memória do Mundo – MOW Brasil, fundo Conselho Nacional do Trabalho – CNT, concedido pela UNESCO; 23 projetos de exposições temporárias; Laboratório de Restauração e Conservação de documentos. Chefiou a Seção de Conservação e Arquivo do Ministério Público Federal – PGR. Atuou como consultor Centro de Pesquisas da Petrobrás – CENPES onde desenvolveu o planejamento e a organização de arquivos técnicos setoriais; ministrou cursos para o SEBRAE, Confederação Nacional da Indústria, Petrobrás e Escola de Administração Fazendária – ESAF. Coordenou a área de capacitação em arquivos no Grupo TED – RJ. Foi arquivista do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, por 25 anos. Secretário executivo do Comitê de Deliberação dos Sistemas de Documentação e Informação do INSS – CEDIN. Idealizou e implantou o projeto CEDOCPREV em várias unidades do INSS. Liderou, junto ao Novo Modelo de Gestão do INSS, a equipe de gestão de documentos e de processos administrativos eletrônicos. Atuou como Vice-presidente da subcomissão do SIGA, junto ao Ministério da Previdência Social. Publicou 2 (dois) livros na área de arquivos. Ministrou cursos de arquivo para instituições em todos os estados brasileiros, durante 37 anos. Instrutor da Consultre desde a fundação da empresa.

Investimento

R$ 3.690,00 – Valor promocional para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

R$ 3.890,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30 h Início da aula
10:30 h Intervalo
13:00 h Almoço*
14:00 h Retorno à aula
16:30 h Término da aula

Carga horária: 28 horas

Locais e datas

  • Rio de Janeiro/RJ: 27 a 30/04/2020
    • Copacabana Mar Hotel – Endereço: Rua Ministro Viveiros de Castro, 155, Copacabana – Rio de Janeiro/RJ.
      Tel: (21) 3501-7900 – www.copacabanamar.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

  • Brasília/DF: 03 a 06/08/2020
    • Comfort Suítes Brasília – Endereço: Setor Hoteleiro Norte, Quadra 4, Bloco D – Asa Norte/DF
      Tel: (61) 3424-6000 – www.atlanticahotels.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

  • São Paulo/SP: 24 a 27/11/2020
    • Hotel Blue Tree Premium Paulista – Endereço: Rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira – São Paulo/SP.
      Tel: (11) 3147-7000 – www.bluetree.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

Vagas limitadas 2

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Dados para emissão do empenho*

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.

Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53

Insc. Estadual: Isento

Insc. Municipal: 24.687-0

Tel/fax.: 27 3340 0122

Site: www.consultre.com.br

E-mail: inscricao@consultre.com.br

* Estamos cadastrados no SICAF

Forma de pagamento

Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária, em favor de:

CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.

Banco do Brasil

Agência: 1240-8

Conta Corrente: 105.895-9

Certidões Negativas

A Consultre mantém atualizadas todas as certidões negativas que comprovam sua regularização com órgãos competentes, além de estar cadastrada no SICAF.

. Receita Federal / INSS

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