Consultre

Como elaborá-los de forma clara, precisa, concisa no contexto do serviço público.

 

Objetivo geral

Trabalhar de forma prática e vivencial, todos os recursos indispensáveis à produção de textos que possibilitem uma comunicação mais eficiente, persuasiva e adequada às muitas situações advindas das relações com o público.

 

Objetivos específicos

  • Deixar claro que  a redação técnica deve ser considerada uma habilidade profissional.
  • O objetivo do documento é comunicar, portanto precisa ser claro.
  • Verificar que a escrita técnica precisa adaptar-se à era do conhecimento e da informação.
  • Compreender que, quando se elabora um texto bem pensado, é mais provável que as pessoas queiram ler e se interessem por ele.

 

Público alvo

Profissionais que lidam ou se interessam pela elaboração e/ou produção de Pareceres e Relatórios Técnicos. É importante o domínio das técnicas básicas da redação de um texto escrito, tanto na esfera pública como privada.

 

Programa

Construindo a lógica das informações

  • A ordenação de ideias visando à coerência textual;
  • Os elementos de coesão textual, fundamentais para o encadeamento das ideias entre os períodos e os parágrafos.
  • A divisão do texto em partes, capítulos, seções e subseções;
  • A organização e a expansão do corpo do texto;
  • A estrutura deve/pode/convém;
  • Os anexos, as notas pé-de-página e as notas de texto.

 

Argumentação do Texto Técnico

  • Macroestrutura do texto argumentativo
  • Formas de persuasão
  • Argumentos e contra-argumentos
  • Conceitos de relatórios e pareceres
  • Tipos de relatórios técnicos
  • Estrutura do parecer e do relatório técnico
  • Técnicas para escrever pareceres e relatórios
  • Listas de tabelas, ilustrações, abreviaturas, siglas e símbolos
  • Apresentação gráfica
  • Escrita de siglas
  • Grafia de horas e números
  • Negrito, grifo, itálico e aspas
  • O relatório como instrumento de comunicação escrita
  • Definição, organização e classificação dos relatórios
  • Tipos de relatórios
  • Estrutura do relatório
  • Elementos que podem compor a estrutura do relatório
  • Fases na elaboração do Relatório e do Parecer
  • Exemplo de relatório
  • Parecer técnico
  • Estrutura do Parecer Técnico
  • Exemplo de parecer
  • Qualidades essenciais ao texto escrito profissional
  • Vícios de linguagem
  • Emprego dos pronomes de tratamento
  • Escrita de horas
  • Uso de siglas
  • Grafia de números
  • Planejamento do texto

 

Metodologia

 O curso será voltado à vivência profissional do participante. O conteúdo será desenvolvido por meio de aula expositiva, exposição dialogada, trabalhos em grupo, exercícios individuais e em grupos e análise crítica de documentos.

Cursos In Company

Este curso pode ser realizado fechado em sua empresa. Solicite orçamento aqui.

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