Consultre

Em conformidade com as recomendações dos Tribunais de Contas para o eficaz atendimento aos procedimentos de auditoria.

Apresentação

As solicitações feitas pelos Órgãos de Controle Externo, no que tange aos procedimentos da TI – Tecnologia da Informação precisa ser respondida com as apresentações de evidências que comprovem a execução de registros dentro das conformidades determinadas por essas Entidades. Desse modo, é crucial que existam processos capazes de monitorar e controlar a efetiva realização desses Registros para cumprir essa exigência.

Objetivo

Capacitar os participantes a implantar e gerir, de forma efetiva, uma Gestão Operacional de TI – Tecnologia da Informação em conformidade com o PDTI – Plano Diretor de Tecnologia da Informação, o PETI – Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e o PSI – Plano de Segurança de Informações também exigido por Controladorias. Criar uma estrutura que possibilite a manutenção das Evidências Técnicas, com o objetivo de relacionar essas com os Achados de Auditoria, visando atender às solicitações de Auditorias Operacionais realizadas pelos Órgãos de Controle Externo, sob a ótica da jurisprudência e a orientação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Público alvo

Gestores Públicos (Secretários, Diretores e Coordenadores) notadamente os que interagem com à Área da TI, e os membros dessa Equipe, tais como, Técnicos de Tecnologia da Informação (Gerentes, Analistas de Requisitos/Sistemas/Testes e Desenvolvedores), além de outros Profissionais envolvidos com esse assunto que tenham a preocupação de melhor conhecê-lo e que necessitem se participar também na execução dessa atividade por força de sua posição na sua Organização.

Programa

  • Gestão da TI

    • Estudo da criação do PDTI – Plano Diretor de TI, conforme a orientação da SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para adequação ao processo PO – Planejamento e Organização do CobiT© (referência à IN-02/2008 e IN-04/2010); Estabelecimento de Metas e Indicadores do PDTI.
  • Rastreabilidade dos Processos Auditáveis

    • Evidências Técnicas e Achados de Auditoria; Atendimento de Demanda X OS – Ordem de Serviço; Matriz de Rastreabilidade.
  • Registro das Operações de Serviços

    • Conformidade com a ITIL©; Cumprimento de Contrato; Operação Monitorada e Assistida.
  • Registro das Operações de Desenvolvimento

    • Criação, Gerenciamento e Controle de Editais de FSW – Fábrica de Software; Criação, Gerenciamento e Controle de Editais de Fábrica de Requisitos; Criação, Gerenciamento e Controle de Editais de Fábrica de Testes; Cálculo de PF – Pontos por Função (Estimada e Detalhada) para Manutenção/Sustentação (“Bolsão” de PF – Pontos por Função) e novo Projeto/Sistema.
  • Ferramentas e Metodologias de Gestão Automatizada

    • Software de Controle de Demandas; Cálculo de PF – Pontos por Função; Gerencia de Configuração e Versionamento; Matriz de Rastreabilidade.
  • Controle de Contratos

    • Métricas e Produtividade; Multas; ANS – Acordo de Nível de Serviço (SLA – Service Level Agreement).

Metodologia

Aulas expositivas e exercícios práticos (na forma de Estudos de Caso) desenvolvidos em Grupo. Os Estudos de Caso abordarão: Registro dos Artefatos; Recuperação de Evidências/Achados; Simulação de Processo de Auditoria. Também serão distribuídos arquivos com formatos de Artefatos Técnicos que poderão ser utilizados no dia-a-dia para a condução dessas atividades.

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