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Visão estratégica, processos de trabalho, gerenciamento de projetos, liderança de equipes, avaliação de desempenho e indicadores de resultado

 

Apresentação

A crescente exigência da sociedade brasileira quanto à necessidade de melhorias na gestão pública, voltadas para maior celeridade, eficiência e eficácia dos serviços prestados alertou, já há algum tempo, a administração pública para a necessidade de modernização de suas práticas de gestão. Em atendimento a essa demanda, várias instituições públicas, nas três esferas, estão modernizando seu sistema de gestão tendo, necessariamente, que realizar uma análise crítica de suas práticas de Desenvolvimento de Gestores. Uma análise do panorama do serviço público nos mostra: descontinuidade administrativa; esforços na direção da revisão de seus processos de trabalho, mas manutenção do “caminho hierárquico”; tímida análise critica e manutenção do “status quo”; além de segmentação operacional que faz emergir “campeões individuais”, ou seja, percepção da necessidade de modernização, mas pouco investimento na formação dos gestores que a concretizarão. O programa aqui exposto pretende discutir as melhores práticas de gestão aplicadas ao serviço público.

Objetivo

O objetivo principal é apresentar técnicas de gestão visando eficiência e eficácia. Os participantes terão a oportunidade de:

  • Refletir a respeito dos principais desafios do Gestor Público;
  • Estimular o pensamento estratégico e a visão sistêmica;
  • Conhecer as melhores práticas de:
    • Gestão de Pessoas por Competências – incluindo Avaliação de Desempenho;
    • Gestão por Processos de Trabalho;
    • Gestão de Projetos de Melhorias;
    • Liderança de equipes.

Importante: o foco do curso é uma abordagem abrangente multidisciplinar para que o gestor tenha uma visão holística de Gestão Pública. Caso o interesse do participante seja de ter um conhecimento aprofundado de um tópico em específico do curso, sugerimos que se inscreva em um curso da Consultre que trate o tema de forma exclusiva.

Público alvo

Diretores, chefes de divisão, funções de gerência, profissionais de gestão de pessoas e profissionais comprometidos com a novo perfil do gestor público.

Programa

Contextualização: A Administração Pública e os desafios gerenciais do Gestor Público

  • Uma nova realidade: O desafio do gestor público: uma era de incertezas;
  • Reconstrução de paradigmas.
  • Era da inovação e modernidade: “fazer mais com menos”.
  • Gestão de mudanças e transições: O significado da mudança; Por que mudar?
  • Panorama do serviço público.

Gestão estratégica

  • O processo estratégico.
  • Direcionadores estratégicos.
  • Desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos, processos e metas.
  • Gerenciamento estratégico.

Gestão por Processos de Trabalho

  • Visão geral: a importância da gestão por processos.
  • O que é processo.
  • Indicadores de desempenho e de acompanhamento.
  • Mapeamento, análise e redesenho de processos.

Gerenciamento de Projetos

  • Visão geral: elementos básicos de um projeto.
  • Detalhamento de projetos.
  • Implementação de projetos.
  • Monitoramento, acompanhamento e controle.
  • Encerramento de projetos.

Liderança de equipes com foco no Resultado

  • O fator humano nas organizações: O que influencia uma decisão; O conflito (origens e como lidar com eles).
  • Como funcionam as equipes.
  • Avaliação de desempenho por competências.
  • Os líderes da Nova Realidade: Perfis de liderança; Quatro competências básicas e quatro ferramentas potencializadoras.
  • Condução de Pequenos Grupos de Trabalho (PGT).

Instrutor: André Luiz Freitas

Consultor em Gestão Empresarial com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão por Processos de Trabalho e projetos de Reestruturação Organizacional. Tem Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE/SP), além de Engenheiro (UNITAU/SP). É professor da Fundação Getulio Vargas – FGV Management/Rio no MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação e no MBA Gestão de Novos Negócios (em ambos faz orientação ao TCC), bem como no MBA de Gestão de Processos (Fundamentos em Gestão de Processos). Também é professor da FGV Direito/Rio (Gestão por Competências) e do IBMEC/Rio no CBA em Gestão por Processos de Trabalho (Gestão Estratégica de Pessoas). Foi professor nos MBA da Universidade Federal Fluminense – UFF (Gestão de Projetos e Gestão de Competências). Foi professor da ESPM/Rio (Planejamento Estratégico de Marketing, Ambiente Empresarial e Workshop de Criatividade). Também foi professor de outras instituições de ensino, em diversas disciplinas tais como, Formação de Consultores Empresariais, Ferramentas de Projeto, Estratégias e Técnicas de Negociação. Atuou como Consultor na FGV Projetos, onde participou da coordenação de diversos projetos de reestruturação organizacional. Sua trajetória profissional inclui a passagem pela Coopers & Lybrand Consultores Ltda. (atualmente PWC), onde desenvolveu e implementou a Consultoria em Gestão Empresarial no escritório do Rio de Janeiro. É coautor do livro A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão, editado pela FGV/RJ.

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