Consultre

Atualizado com Base em Conformidade com as NOVAS INS 01/2019 e 02/2019 e a Jurisprudência do TCU.

Vagas limitadas 2

Atenção! É recomendável que faça sua pré-reserva com antecedência para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo.

Garanta sua vaga agora ou fale conosco:

BT_INSCRICAO Whatsapp3

Apresentação

As Instruções Normativas nº 01/2019 e nº 02/2019 dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática – SISP do Poder Executivo Federal. Com o advento dos normativos, gerou-se uma profunda demanda por formação, desenvolvimento e capacitação de gestores da área de TI no âmbito da Administração Pública, fato que corrobora a justificativa e relevância do presente curso.

O curso tem por objetivo instrumentalizar os participantes para execução do planejamento da contratação, seleção de fornecedores e fiscalização do contrato de serviços e bens de tecnologia da informação para o setor público. Além disso, são objetivos do treinamento:

Dar subsídios aos participantes para elaboração de planilhas de custo formadora de preços de bens e serviços de tecnologia da informação. Construção de conhecimento e catalogar de forma instrumental os temas atuais mais polêmicos relativos à contratação de bens e serviços de TI sob a ótica da jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) e das regras jurídicas gerais que regem as licitações e contratos.

 Objetivo

Instrumentalizar os participantes para execução do planejamento da contratação, seleção de fornecedores e fiscalização do contratos de serviços e bens de tecnologia da informação para o setor público. Além disso:

  • Dar subsídios aos participantes para elaboração de planilhas de custo formadora de preços de bens e serviços de tecnologia da informação.
  • Construção de conhecimento e catalogar de forma instrumental os temas atuais mais polêmicos    relativos à contratação de bens e serviços de TI sob a ótica da jurisprudência do Tribunal de  Contas da União (TCU) e das regras jurídicas gerais que regem as licitações e contratos administrativos. 

Público alvo

Integrantes da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, que atuem nas áreas de tecnologia da informação como gestores de contrato, compradores, especificadores ou que sejam tomadores de decisão envolvidos com governança de TI.

Programa

Introdução

  • Governança de TI.
  • O modelo Cobit 4.1 aplicado à Administração Pública.
  • As Estratégias Gerais de TI.

Planejamento Institucional

  • Introdução
  • Instrumentos de Planejamento Institucional
  • A TI no Planejamento Institucional

Planejamento De Tecnologia Da Informação

  • 3.1. Introdução
  • 3.2. Funções do Planejamento de TI
  • 3.3. Plano Diretor de TI

Modelo de Contratação de Soluções De TI

Atores do Modelo de Contratações de Tecnologia da Informação

Planilha de Custos de Formação de Preços

Planejamento Da Contratação De Soluções De Ti

  • Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação
  • Estudo Técnico Preliminar da Contratação
  • Análise de Riscos
  • Termo de Referência ou Projeto Básico

Seleção do Fornecedor de Soluções de Ti (SFTI)

Gerenciamento do Contrato de Solução de TI

  • Iniciação da Gestão do Contrato.
    • GCTI-P1.1 – Elaborar Plano de Inserção;
    • GCTI-P1.2 – Convocar Reunião Inicial;
    • GCTI-P1.3 – Realizar Reunião Inicial;
    • GCTI-P1.4 – Alterar Ata;
    • Ator: Gestor do Contrato;
    • Ator: Fiscal Técnico do Contrato;
    • Ator: Fiscal Requisitante do Contrato;
    • Ator: Fiscal Administrativo do Contrato;
    • Artefato: Plano de Inserção;
    • Artefato: Termo de Compromisso;
    • Artefato: Termo de Ciência.
  • Elaboração de Ordem de Serviço ou de Fornecimento.
    • Definição e especificação dos serviços a serem realizados ou bens a serem fornecidos;
    • Volume de serviços a serem realizados ou a quantidade de bens a serem fornecidos, segundo as métricas definidas;
    • Cronograma de realização dos serviços ou entrega dos bens, incluídas todas as tarefas significativas e seus respectivos prazos; e
    • Identificação dos responsáveis pela solicitação do bem ou serviço na Área Requisitante da Solução.
  • Monitoramento da Execução.
    • GCTI-P3.1 – Receber Objeto;
    • GCTI-P3.2 – Elaborar Termo de Recebimento Provisório;
    • GCTI-P3.3 – Avaliar Qualidade;
    • GCTI-P3.4 – Analisar Desvios de Qualidade;
    • GCTI-P3.5 – Encaminhar Demandas de Correção;
    • GCTI-P3.6 – Efetuar Correções;
    • GCTI-P3.7 – Verificar Aderência aos Termos Contratuais;
    • GCTI-P3.8 – Indicar Termos Não Aderentes;
    • GCTI-P3.9 – Encaminhar Sanções Para Área Administrativa;
    • GCTI-P3.10 – Elaborar Termo de Recebimento Definitivo;
    • GCTI-P3.11 – Autorizar Emissão de Nota Fiscal;
    • GCTI-P3.12 – Emitir Nota Fiscal;
    • GCTI-P3.13 – Verificar Irregularidades Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias;
    • GCTI-P3.14 – Verificar Manutenção da Necessidade, Economicidade e Oportunidade;e
    • GCTI-P3.15 – Encaminhar Pedido de Alteração Contratual.
  • Transição Contratual.
    • Mecanismos de transição contratual.
  • Encerramento do Contrato o Plano de Sustentação Contratual.
  • Artefatos da Gestão dos Contratos de TI
    • Análise de Riscos;
    • Termo de Referência ou Projeto Básico;
    • Plano de Inserção;
    • Termo de Ciência;
    • Termo de Compromisso;
    • Ordem de Serviço;
    • Termo de Recebimento Provisório;
    • Termo de Recebimento Definitivo; e
    • Termo de Encerramento do Contrato.

Instrutor: Luiz Claudio Sales

Professor, consultor e palestrante com experiência em Gestão de Projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) relacionados à testes de ferramentas de computação cognitiva e a implantação dos processos de gerenciamento de serviços de TI (ITIL) envolvendo equipes multidisciplinares. Conhecimento dos processos relacionados à Lei 8.666 referente a Licitações e Contratos em especial para bens e serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação, metodologias ágeis (Scrum, XP) e normas, tais como: NBR ISO/IEC 20.000, 27.000 e 31.000. Experiência como professor universitário (pós-graduação) e consultoria sobre Governança Corporativa e de TIC utilizando-se as melhores práticas de mercado (Cobit, PMBOK, ITIL, BPMN, CBOK, ISO 27000, Lean IT, Scrum e BSC). Mestrando em Direção Estratégica em TI – FUNIBER; possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília; MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Ceará e Formado em Processamento de Dados – Universidade Católica de Brasília – UCB. Certificações: Lean Six Sigma Yellow Belt Professional – 6SigmaStudy; SFC – Scrum Fundamentals Certified; ITIL Expert – IT Partners/SP; Cobit 4.1 – ISACA/SP; CBCC (Certified Business Continuity Coordinator) – Strohl Systems/SP; PMP (Project Management Professional) – PMI/SP. Possui experiência de mais de 15 anos no Banco do Brasil, uma das maiores empresas do governo, atuando com diversos projetos na área de Tecnologia da Informação. É Assessor Empresarial de TI na Unidade de Arquitetura e Governança (Ditec/Gearq). Foi Coordenador de projetos do novo modelo operacional e Governança de TI da Caixa de Previdência do BB; Coordenou processos de Gerenciamento de Serviços de TI da Diretoria Gestão de Segurança (Diges/GCN); Foi responsável pela administração e manutenção do Sistema de Compras e Contratações na Diretoria de Logística (Dilog/Gecop).

Investimento

R$ 2.590,00 – Valor especial para depósito ou empenho antecipado.

R$ 2.790,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30 h Início da aula
10:30 h Intervalo
13:00 h Almoço*
14:00 h Retorno à aula
16:30 h Término da aula

Carga horária: 21 horas

Locais e datas

  • São Paulo/SP: 05 a 07/06/2019
    • Hotel Blue Tree Premium Paulista – Endereço: Rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira – São Paulo/SP.
      Tel: (11) 3147-7000 – www.bluetree.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

  • Recife/PE: 02 a 04/10/2019
    • Hotel Internacional Palace Lucsim – Endereço: Avenida Boa Viagem, 3722, Boa Viagem – Recife/PE.
      Tel: (81) 4009-2500 – www.lucsimhoteis.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

Vagas limitadas 2

Atenção! É recomendável que faça sua pré-reserva com antecedência para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo.

 

Garanta sua vaga agora ou fale conosco:

BT_INSCRICAO Whatsapp3

 

Dados para emissão do empenho*

 

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.

Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53

Insc. Estadual: Isento

Insc. Municipal: 24.687-0

Tel/fax.: 27 3340 0122

Site: www.consultre.com.br

E-mail: inscricao@consultre.com.br

* Estamos cadastrados no SICAF

 

Forma de pagamento

 

Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária, em favor de:

CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.

Banco do Brasil

Agência: 1240-8

Conta Corrente: 105.895-9

 

Certidões Negativas

 

A Consultre mantém atualizadas todas as certidões negativas que comprovam sua regularização com órgãos competentes, além de estar cadastrada no SICAF.

. Receita Federal / INSS

. CNPJ

. FGTS

. TRABALHISTAS

. Certidão Negativa Estadual

. Certidão Negativa Municipal

Cursos In Company

Este curso pode ser realizado fechado em sua empresa. Solicite orçamento aqui.

Course Reviews

N.A

ratings
  • 5 stars0
  • 4 stars0
  • 3 stars0
  • 2 stars0
  • 1 stars0

No Reviews found for this course.

0 ALUNOS

    Agenda de cursos

    Cursos In Company

    Desenvolvido por Phidelis