Consultre

“Atualizado com a nova Lei 13.874 de 20 de setembro de 2019 que autoriza a digitalização e a possibilidade de eliminar documentos físicos.”

Ferramentas para auxiliar a pesquisa, a disseminação e a gestão de conteúdos das informações arquivísticas institucionais

 

 

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Objetivo

Este curso visa desenvolver habilidades de leitura técnica e análise de assuntos com o objetivo de elaborar resumos indicativos, indexar documentos arquivísticos para potencializar o gerenciamento de conteúdos e otimizar pesquisa em sistemas informatizados e na WEB, quanto à criação e a localização de documentos. Também, como classificar documentos e processos mediante o uso de instrumentos classificatórios propostos pelo CONARQ, SAESP e outras instituições.

Público alvo

Profissionais que trabalham com a descrição e a classificação de documentos e processos digitais e analógicos, bem como aqueles que atuam nos serviços de digitalização e criação de documentos digitais, serviços de protocolo, expedição e arquivos, secretárias(os), assistentes e assessores que gerenciam conteúdos institucionais, tanto em âmbito local, como na intranet e internet institucional, membros das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos – CPAD, estudantes e pesquisadores que necessitem aprimorar as técnicas de criação e gestão de conteúdo no âmbito da Administração Pública.

Programa

A gestão de conteúdos e as ferramentas que auxiliam a gestão de documentos públicos: resumo, indexação e classificação.

  • Conceitos relacionados às atividades de elaboração de resumo, indexação e classificação para introduzir o participante ao domínio dessas ferramentas de tratamento da informação;
  • A importância da gestão de conteúdos das redes mundiais.

Documentos públicos: estrutura e modo de construção dos conteúdos arquivísticos.

  • A tipologia textual: tipos, estrutura informacional e funções – a influência no processo de comunicação institucional;
  • Classificação dos documentos quanto ao gênero e natureza do assunto;
  • As espécies e tipologias documentais da formação dos conjuntos arquivísticos.

Técnicas de leitura de documentos públicos e privados

  • Leitura técnica: método para compreender conteúdos arquivísticos e potencializar a representação desses conteúdos;
  • O texto e o contexto dos documentos públicos: a intertextualidade e as relações entre os documentos e o contexto em que se inserem.

Como redigir resumos indicativos: aplicação da NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação.

  • Quais os tipos de resumo?
  • Definições apresentadas pela NBR 6028;
  • Para que servem os resumos indicativos;
  • Tipos e funções;
  • Regras gerais de apresentação;
  • A redação do resumo: exemplos de resumos indicativos.

Como indexar documentos arquivísticos: métodos para análise, determinação de assuntos e seleção de termos – com base na NBR 12.676.

  • Por que a indexação é fundamental para a gestão de conteúdos?
  • Definições dos atributos do processo de indexação;
  • Vocabulários controlados: noções da ISO 25.964-1 – information and documentation – Thesauri and nteroperability with other vocabularies – Part 1: Thesauri for information retrieval;
  • Estágios da indexação;
  • Análise dos documentos de arquivo;
  • Identificação dos conceitos;
  • Seleção de termos;
  • Controle de qualidade.

Classificação aplicada a documentos arquivísticos

  • Por que precisamos da classificação?
  • Definições dos atributos do processo de classificação;
  • Dos planos de classificação: os modelos de referência disponível no mercado;
  • Metodologia de estruturação de planos: como facilitar a navegabilidade dos instrumentos classificatórios;
  • O arranjo dos arquivos intermediários (arquivos centrais ou gerais) após a aplicação do plano de classificação o atendimento ao cliente nas demandas de desarquivamento;
  • A classificação arquivística e a aplicação da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.

Oficinas de trabalho

  • Os trabalhos das oficinas ocorrerão, de forma alternada, entre a teoria e a prática. Com isso, haverá maior interatividade entre os participantes e o facilitador para aplicação dos conhecimentos de elaboração de resumos indicativos, indexação e classificação. Os gêneros documentais objetos das oficinas serão filmes, músicas, artigos, documentos arquivísticos impressos, corrigidos durante o curso como forma de sedimentação do aprendizado.

Comentários sobre o artigo 10, da Lei 13.874, de 20 de setembro de 2019, que altera o artigo 2º da Lei 12.682, de 9 de julho de 2012, que autoriza a digitalização de documentos de arquivo e a possibilidade de eliminar documentos físicos, após o implemento da gestão de documentos.

Instrutor: Luiz Fernando Duarte de Almeida

Arquivista e bibliotecário documentalista. Especialista em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense – UFF; especialista em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.  Aposentado como Analista Judiciário, área especializada, especialidade Arquivologia do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Coordenou a Gestão Documental e Memória do TST e do CSJT; o Comitê Gestor do Malote Digital da Justiça do Trabalho; o Grupo de Trabalho de assessoramento em Gestão Documental ao CSJT. Secretariou o Comitê Gestor do Programa de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho – CGMNac-JT. Foi membro da Câmara Setorial de Arquivos do Judiciário junto ao Conselho Nacional de Arquivos; e como membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) junto ao Conselho Nacional de Justiça. Coordenou e implantou os projetos: Arquivoteca Digital; Memorial do TST; planos e tabelas de temporalidade; certificação Programa Memória do Mundo – MOW Brasil, fundo Conselho Nacional do Trabalho – CNT, concedido pela UNESCO; 23 projetos de exposições temporárias; Laboratório de Restauração e Conservação de documentos. Chefiou a Seção de Conservação e Arquivo do Ministério Público Federal – PGR. Atuou como consultor Centro de Pesquisas da Petrobrás – CENPES onde desenvolveu o planejamento e a organização de arquivos técnicos setoriais; ministrou cursos para o SEBRAE, Confederação Nacional da Indústria, Petrobrás e Escola de Administração Fazendária – ESAF. Coordenou a área de capacitação em arquivos no Grupo TED – RJ. Foi arquivista do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, por 25 anos. Secretário executivo do Comitê de Deliberação dos Sistemas de Documentação e Informação do INSS – CEDIN. Idealizou e implantou o projeto CEDOCPREV em várias unidades do INSS. Liderou, junto ao Novo Modelo de Gestão do INSS, a equipe de gestão de documentos e de processos administrativos eletrônicos. Atuou como Vice-presidente da subcomissão do SIGA, junto ao Ministério da Previdência Social. Publicou 2 (dois) livros na área de arquivos. Ministrou cursos de arquivo para instituições em todos os estados brasileiros, durante 37 anos. Instrutor da Consultre desde a fundação da empresa.

Investimento

R$ 2.790,00 – Valor promocional para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

R$ 2.990,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30 h Início da aula
10:30 h Intervalo
13:00 h Almoço*
14:00 h Retorno à aula
16:30 h Término da aula

Carga horária: 21 horas

Local e Data

  • Salvador/BA: 25 a 27/11/2019
    • Fiesta Bahia Hotel – Endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara – Salvador/BA.
      Tel: (71) 3352-0000 – http://fiestahotel.com.br/
      Sugestões de hospedagem

 

  • São Paulo/SP: 19 a 21/08/2020
    • Hotel Blue Tree Premium Paulista – Endereço: Rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira – São Paulo/SP.
      Tel: (11) 3147-7000 – www.bluetree.com.br
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Dados para emissão do empenho*

 

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.

Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53

Insc. Estadual: Isento

Insc. Municipal: 24.687-0

Tel/fax.: 27 3340 0122

Site: www.consultre.com.br

E-mail: inscricao@consultre.com.br

* Estamos cadastrados no SICAF

 

Forma de pagamento

 

Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária, em favor de:

CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.

Banco do Brasil

Agência: 1240-8

Conta Corrente: 105.895-9

 

Certidões Negativas

 

A Consultre mantém atualizadas todas as certidões negativas que comprovam sua regularização com órgãos competentes, além de estar cadastrada no SICAF.

. Receita Federal / INSS

. CNPJ

. FGTS

. TRABALHISTAS

. Certidão Negativa Estadual

. Certidão Negativa Municipal

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