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Melhores práticas de gestão baseadas no BSC, ITIL, Cobit e PMBok

 

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Apresentação

Atualmente é essencial que além do tão sonhado alinhamento TI e negócio, os gestores da área de tecnologia se preocupem em integrar seus processos ao ciclo de vida do próprio negócio, visando gerar valor para as organizações. Com o aumento cada vez maior da dependência tecnológica dos processos de negócio, a TI passou a ser encarada em muitas empresas como o principal parceiro estratégico no sentido de alavancar mais negócio de forma rápida e segura. Para tanto, os processos de TI devem ter uma maior qualidade de modo a garantir tanto a mitigação dos riscos, quanto os níveis de disponibilidade dos serviços acordados entre as duas áreas.

Conforme afirmação de Peter Drucker, “não se gerencia aquilo que não se pode medir” e visando enfrentar os desafios da área de TI surgiram vários frameworks tanto de governança quanto de controle. O principal deles é o Cobit, que é um acrônimo que significa Control Objectives for Information and related Technology (Objetivos de Controle para Informações e Tecnologias relacionadas). Nele estão descritas as melhores práticas para o gerenciamento de processos de TI, estruturados de uma forma gerenciável e lógica, atendendo as várias necessidades de gestão da organização, tratando os riscos de negócio, questões técnicas, necessidades de controle e métricas de desempenho. Ele atualmente tem servido de base tanto às auditorias (internas e externas) quanto na avaliação de compliance dos controles relacionados à Governança de TI.

Objetivo

O objetivo principal deste treinamento é capacitar os participantes a implementar uma área de Governança de TI subsidiado por um Sistema de Indicadores de Desempenho (SID) integrados ao PETI (Planejamento Estratégico de TI). Durante o curso serão abordadas questões relacionadas a definição de Indicadores Estratégicos, de desempenho KPIs (lagging indicators), direcionadores KGIs (leading indicators) e indicadores chave de risco (KRI) que visem auxiliar a organização a alcançar seus objetivos e metas em todas as perspectivas definidas em seu planejamento estratégico avaliando os riscos e definindo as melhores estratégias de continuidade.

Público-Alvo

Este treinamento foi desenvolvido para capacitar profissionais de TI, principalmente gestores e gerentes de TI que participam das ações relacionadas a elaboração do PETI, assim como na construção de sistemas de indicadores, tendo como base as melhores práticas em gerenciamento de serviços (ITIL), controle de processos (Cobit), gerenciamento de projetos (PMBoK), sempre alinhados às normas NBR ISO/IEC 27.001:2005, de segurança e a NBR ISO/IEC 31.000:2009.
Programa

Contextualização
• A Governança nas Organizações
• O Planejamento Estratégico – Balance Score Card (BSC)
• O Planejamento Estratégico de TI (PETI)
• Melhores práticas na elaboração do PETI
• O Framework de Controle (Cobit)
• Domínios, Processos, recursos e objetivos de controle

O Sistema de Indicadores de Desempenho
• Conceito de indicadores e métricas
• Tipos de Indicadores: direcionadores (leading indicators) e de desempenho (lagging indicators)
• Características dos indicadores de desempenho de TI
• O verdadeiro SID (Sistema de Indicadores de Desempenho)
• Como vincular os indicadores aos objetivos estratégicos do PETI

As melhores Práticas de Gestão de TI
• A Gestão dos Serviços de TI (ITIL)
• O ciclo de vida dos serviços: estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua
• O Gerenciamento dos Níveis de Serviço (SLM)
• A base da gestão: os Acordos de Nível de Serviço (SLA)

Temas Relevantes
• A Gestão dos Projetos (PMBoK)
• As áreas de conhecimento: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, RH, comunicação, riscos, aquisições e stakeholders
• O Gerenciamento de Riscos
• A Maturidade de TI no Cobit 5.0.

 

Instrutor: Luiz Claudio Sales

Professor, consultor e palestrante com experiência em Gestão de Projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) relacionados à testes de ferramentas de computação cognitiva e a implantação dos processos de gerenciamento de serviços de TI (ITIL) envolvendo equipes multidisciplinares. Conhecimento dos processos relacionados à Lei 8.666 referente a Licitações e Contratos em especial para bens e serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação, metodologias ágeis (Scrum, XP) e normas, tais como: NBR ISO/IEC 20.000, 27.000 e 31.000. Experiência como professor universitário (pós-graduação) e consultoria sobre Governança Corporativa e de TIC utilizando-se as melhores práticas de mercado (Cobit, PMBOK, ITIL, BPMN, CBOK, ISO 27000, Lean IT, Scrum e BSC). Mestrando em Direção Estratégica em TI – FUNIBER; possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília; MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Ceará e Formado em Processamento de Dados – Universidade Católica de Brasília – UCB. Certificações: Lean Six Sigma Yellow Belt Professional – 6SigmaStudy; SFC – Scrum Fundamentals Certified; ITIL Expert – IT Partners/SP; Cobit 4.1 – ISACA/SP; CBCC (Certified Business Continuity Coordinator) – Strohl Systems/SP; PMP (Project Management Professional) – PMI/SP. Possui experiência de mais de 15 anos no Banco do Brasil, uma das maiores empresas do governo, atuando com diversos projetos na área de Tecnologia da Informação. É Assessor Empresarial de TI na Unidade de Arquitetura e Governança (Ditec/Gearq). Foi Coordenador de projetos do novo modelo operacional e Governança de TI da Caixa de Previdência do BB; Coordenou processos de Gerenciamento de Serviços de TI da Diretoria Gestão de Segurança (Diges/GCN); Foi responsável pela administração e manutenção do Sistema de Compras e Contratações na Diretoria de Logística (Dilog/Gecop).

 

Investimento

R$ 2.590,00 – Valor especial para depósito ou empenho antecipado.

R$ 2.790,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consulte.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

 

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)

08:30 h Início da aula

10:30 h Intervalo

13:00 h Almoço*

14:00 h Retorno à aula

16:30 h Término da aula

Carga horária: 21 horas

Locais e datas

• Brasília/DF: 22 a 24/05/2019
• São Paulo/SP: 09 a 11/09/2019

 

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Dados para emissão do empenho*

 

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.

Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53

Insc. Estadual: Isento

Insc. Municipal: 24.687-0

Tel/fax.: 27 3340 0122

Site: www.consultre.com.br

E-mail: inscricao@consultre.com.br

* Estamos cadastrados no SICAF

 

Forma de pagamento

 

Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária, em favor de:

CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.

Banco do Brasil

Agência: 1240-8

Conta Corrente: 105.895-9

 

Certidões Negativas

 

A Consultre mantém atualizadas todas as certidões negativas que comprovam sua regularização com órgãos competentes, além de estar cadastrada no SICAF.

. Receita Federal / INSS

. CNPJ

. FGTS

. TRABALHISTAS

. Certidão Negativa Estadual

. Certidão Negativa Municipal

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