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Apresentação

É oportuno dizer que os responsáveis pelo Almoxarifado e Patrimônio de qualquer instituição fazem parte do Rol de Responsáveis, por ocasião das Tomadas e Prestação de Contas perante os Tribunais. Por isso, torna-se necessário que estes servidores tenham conhecimento integrado das áreas mencionadas e também conheçam os passos envolvendo a movimentação de materiais de consumo e permanente, inclusive seus reflexos no novo Plano de Contas. É relevante estudar a Despesa Pública e suas fases, incorporação e desincorporação de materiais de consumo e permanente, atendendo ao disposto nos novos prazos disposto na Portaria de n.º 548/2015, bem como a resolução do Conselho Federal de Contabilidade e do 6º Manual de Patrimônio determinado Pela Secretaria do Tesouro Nacional.

  • Como entender estoque físico com o novo enfoque contábil.
  • Como controlar estoque a partir de novas contas.
  • O novo plano de contas a ser implantado a partir de 2013.
  • O relacionamento de materiais com o manual da despesa pública.
  • A obrigação de controlar os bens de uso comum.
  • O desfazimento de bens.
  • A reavaliação e depreciação de bens públicos.
  • O controle do imobilizado por rádio frequência – RFID.

Público alvo

Contadores que atuam na área governamental, bem como servidores em exercícios nas áreas de fiscalização das contas públicas, contabilidade, orçamento, almoxarifado, patrimônio e execução do orçamento público, bem como gestores com necessidade de conhecimentos da área.

Programa 

A nova contabilidade pública:

  • Contabilidade aplicada à administração pública: conceito, objeto, objetivo, regime contábil, campo de aplicação, o plano de contas e sua nova estrutura, a nova contabilização de materiais.
  • Conceitos de material:material de consumo e material permanente.
  • Parâmetros excludentes.
  • Planejamento de compras, fundamentos das compras públicas, principais problemas do setor de compras, recebimento provisório e definitivo, como registrar os bens de uso comum do povo.

Aquisição de material:

  • Material de consumo: entrada de material, incorporação decorrente de estoque de produção, incorporação por produção própria, entrada de material por doação, reavaliação de material estocado no almoxarifado, baixa de estoque por doação, abandono e inutilização e outras baixas .
  • Material permanente: incorporação de material, devolução de bens ao almoxarifado, recebimento por doação, recebimento por produção própria, cessão de bens em regime de comodato, registro de bens móveis em poder de terceiros, transferência de bens para outra unidade, baixa de bens inservíveis, ociosos, abandono e inutilização.
  • Bens imóveis: incorporação por ajuste, reavaliação, incorporação, baixa por alienação ou doação.

Controle do imobilizado pela metodologia de rádio freqüência – RFID.

  • Reavaliação e depreciação de bens públicos, mensuração e reavaliação de itens de um ativo imobilizado, bens tangíveis e intangíveis, critérios de mensuração e reconhecimento, ajustes de exercícios anteriores, contabilização de todas as fases de reavaliação e depreciação, amortização e exaustão. Como baixar um bem já reavaliado e depreciado, tomando como base a Macro-função do SIAFI 02.03.30, exercícios práticos de depreciação e reavaliações em fichas patrimoniais.

Tipos de inventários:

  • Inventário físico: anual, inicial, de transferência de responsabilidade, de extinção ou transformação; inventário analítico; inventário rotativo; inventário por amostragem; inventário físico de cunho gerencial.
  • Procedimentos a serem tomados pela administração pelo desaparecimento de bens – TCE – TCA – PAD.

Instrutor: Marízio Martins da Costa

Instrutor em nível nacional há mais de 25 anos da Administração Pública, nas matérias de Orçamento e Finanças, Auditoria e Materiais, Gestão de Custos; foi Professor de Contabilidade Empresarial na faculdade UNEB-Brasília; Professor de Pós-graduação da Faculdade Estácio de Sá RJ; Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas DF e Administração pela AEUDF (Associação de Ensino Unificado do DF); Pós-graduação em Administração Pública pela FGV; Foi Diretor de Contabilidade e Delegado de Contabilidade e Finanças do Ministério da Saúde, Foi Coordenador Geral de Controle Financeiro no Ministério da Saúde, Foi Coordenador geral de Fiscalização e Controle no MARE – Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado e do Ministério da Ciência e Tecnologia, Foi Analista de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda.

Investimento

R$ 3.190,00 – Valor especial para envio do empenho ou depósito com até 20 dias de antecedência do início do curso.

R$ 3.390,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consulte.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30 h Início da aula
10:30 h Intervalo
13:00 h Almoço*
14:00 h Retorno à aula
16:30 h Término da aula

Carga horária: 28 horas

Locais e datas

  • Recife/PE – 20 a 23/03/2018
    • Hotel Internacional Palace Lucsim: Av. Boa Viagem, 3722, Boa Viagem, Recife
      Telefone: (81) 4009-2500 – www.lucsimhoteis.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

  • Natal/RN – 17 a 20/07/2018
    • Hotel Pontalmar: Rua Cel. Inácio Vale, 8868, Ponta Negra, Natal, RN
      Telefones: (84) 3646-4444 / (84) 3646-5000 – www.pontalmar.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

  • Fortaleza/CE – 20 a 23/11/2018
    • Hotel Beira Mar: Av. Beira Mar, 3130, Praia de Meireles, Fortaleza
      Telefone: (85) 4009-2010 – www.hotelbeiramar.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

 

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Informações Importantes sobre a inscrição

  1. Procure fazer sua reserva com antecedência para garantir sua vaga e se manter atualizado sobre novidades do curso.
  2. Compra de passagem e reserva de hospedagem: sugerimos que realizem a compra, somente após a confirmação do evento pela Consultre, que será feito por e-mail.
  3. A Consultre reserva-se o direito de cancelar qualquer evento em caso fortuito, por força maior, ou por falta de quórum.
  4. A Consultre reserva o direito de reajustar os valores de seus cursos, avisando no site com um prazo mínimo de 30 dias.

Dados para emissão de Empenho

* Estamos cadastrados no SICAF

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Insc. Estadual: Isento
Insc. Municipal: 24.687-0
Tel/fax.: 27 3340 0122
Site: www.consultre.com.br
E-mail: consultre@consultre.com.br

Dados para pagamento

Por meio de depósito, TED ou ordem bancária, em favor de:
CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

 

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