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Práticas atuais, tendências e aspectos que garantem a conformidade dos documentos eletrônicos das instituições públicas com a legislação nacional e melhores práticas internacionais.

 

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Objetivo

Identificar e diferenciar documento eletrônico, documento digital e documento arquivístico e seus suportes;
Analisar as ações a serem implementadas sobre os documentos arquivísticos em seu ciclo documental, seja quando se tratarem de documentos tradicionais, seja sobre documentos eletrônicos/digitais;
Analisar a legislação geral e arquivística pertinente;
Discutir técnicas específicas para acesso e preservação de documentos arquivísticos eletrônicos, de acordo com as fases corrente, intermediária e permanente.

Público alvo

Arquivistas, bibliotecários, técnicos em arquivo e demais profissionais envolvidos com a gestão de informações armazenadas em meio digital, incluindo profissionais de informática.

Programa

A gestão de documentos eletrônicos na administração pública

  • Apresentam-se os resultados de um levantamento de uma década quanto às experiências de instituições públicas – e algumas privadas – sobre o tratamento dispensado aos documentos digitais.
  • Aspectos relacionados à gestão de documentos em geral;
  • Características mais comuns;
  • Propostas de abordagem.

Definições e tipos de documentos eletrônicos: produção e trâmite

  • Discutem-se as definições de documentos eletrônicos mais comuns, relacionam-se os tipos de documentos classificados como documentos eletrônicos, analisa-se a pertinência dessas divisões “tipológicas”. Apresentam-se abordagem sobre sua produção e trâmite e sua distinção com os procedimentos utilizados com os documentos tradicionais.
    • Definições e tipos de documentos eletrônicos;
    • Diferenças entre documentos tradicionais e documentos eletrônicos;
    • Criação, uso e trâmite;
    • Armazenamento e acesso.

A gestão eletrônica de documentos

  • Abordam-se fatores que envolvem a escolha e a implantação de sistemas eletrônicos de gestão de documentos e suas tecnologias.
    • Diagnóstico institucional;
    • Ferramentas tecnológicas: GED, digitalização, workflow, certificação digital.
    • Experiências institucionais.

A legislação brasileira relacionada a documentos eletrônicos

  • Apresenta-se e discute-se a legislação brasileira existente, já promulgada, e aquela ainda em discussão sobre documentos eletrônicos e as normas da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.
    • Legislação federal em vigor, com ênfase na MP 2.200-2/2001, que institui a ICP-Brasil e na Lei 12.527/11, lei de acesso à informação;
    • Resoluções e estudos do Conarq, incluindo o Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (e-ARQ).

A conservação e a preservação de documentos eletrônicos

    • Abordam-se fatores que envolvem a preservação de documentos eletrônicos, contemplando aspectos relacionados à avaliação e ao acesso.
      • Identificação da documentação a ser preservada e os prazos de guarda;
      • Obsolescência tecnológica e degradação física;
    • Políticas de preservação.

Instrutor: Vanderlei Batista

Professor e consultor, em nível nacional, de empresas públicas e privadas na área de Gestão de Documentos Eletrônicos, desde 2002. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília – UnB. Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos. Professor de cursos de pós-graduação e consultor em projetos de gestão da informação. Autor dos livros”Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística”, (2005).”Arquivística: temas contemporâneos” (2007). “Gerenciamento Eletrônico de Documentos de Arquivo” (2012).

Investimento

R$ 2.590,00 – Valor especial para depósito ou empenho antecipado.

R$ 2.790,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consulte.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30 h Início da aula
10:30 h Intervalo
13:00 h Almoço*
14:00 h Retorno à aula
16:30 h Término da aula

Carga horária: 21 horas

 

Local e data

  • Recife/PE: 26 a 28/06/2019
  • Fortaleza/CE: 02 a 04/09/2019
  • São Paulo/SP: 11 a 13/12/2019

 

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Dados para emissão do empenho*

 

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.

Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53

Insc. Estadual: Isento

Insc. Municipal: 24.687-0

Tel/fax.: 27 3340 0122

Site: www.consultre.com.br

E-mail: inscricao@consultre.com.br

* Estamos cadastrados no SICAF

 

Forma de pagamento

 

Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária, em favor de:

CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.

Banco do Brasil

Agência: 1240-8

Conta Corrente: 105.895-9

 

Certidões Negativas

 

A Consultre mantém atualizadas todas as certidões negativas que comprovam sua regularização com órgãos competentes, além de estar cadastrada no SICAF.

. Receita Federal / INSS

. CNPJ

. FGTS

. TRABALHISTAS

. Certidão Negativa Estadual

. Certidão Negativa Municipal

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