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Competências técnicas e emocionais – liderança, motivação e carreira.

5 dias de imersão, 30 horas de desenvolvimento profissional

 

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Apresentação

Muito mais que assessorar, o profissional experiente de secretariado participa ativamente da gestão e de decisões importantes na organização. Além de aperfeiçoamento em competências técnicas, o profissional de secretariado precisa desenvolver competências emocionais, agregando em sua carreira mais produtividade, felicidade e entusiasmo.

O seminário, distribuído em 5 dias, é um convite a um momento único de imersão, reflexão e troca de experiências sobre questões fundamentais do profissional de secretariado de alta performance.

Objetivos

  • Conscientizar os profissionais de Secretariado que “somente pessoas de qualidade podem fazer produtos ou prestar serviços de qualidade”.
  • Possibilitar aos profissionais de Secretariado o resgate da sua essência, onde está a resposta, bem como os recursos para o sucesso, saúde e felicidade. Tudo está dentro da pedra. Só raspo as saliências desnecessárias”. Michelangelo.
  • Ancorar o estado interno de qualidade, para ampliar a visão e o conhecimento sobre as competências de autoconhecimento, comportamentais, planejamento de carreira, inteligência emocional e resiliência.
  • Praticar exercícios holísticos, contemplando as técnicas do Oriente e Ocidente, psicofísicos, aliados à experiência lúdica, que enriquece o aprendizado.
  • Demonstrar, via permissão e vivência das emoções os benefícios de saber usá-las a favor da felicidade e do sucesso, como matéria-prima dos próprios rituais de qualidade, na vida pessoal e profissional.

 

Programa

 

PARTE A

A Qualidade interior de cada um, via Emoções Primárias: Tristeza, Raiva, Amor, Medo e Alegria.

Reconhecimento, permissão para sentir, expressar de maneira adequada, de acordo com o conceito de Daniel Goleman.

 

PARTE B

Os 5 passos para Desenvolver Inteligência Emocional como fio condutor do aprimoramento de competências comportamentais:

1º Passo – Autoconhecimento

  • Aplicação da Ferramenta SWOT, para identificar pontos fortes, vulneráveis, oportunidades e ameaças
  • Desenvolver Plano de Ação para melhoria dos pontos vulneráveis
  • Planejamento de Carreira, como consequência do Plano de Ação
  • Redesenhar a Carreira, com o suporte do Design Thinking

 

2º passo – Administrar as emoções

  • Aprender a lidar com as emoções que não estão sob nosso controle, assumindo o controle das nossas reações
  • Situações cotidianas que desafiam a manutenção do equilíbrio
  • Identificar gatilhos que desencadeiam o desequilíbrio
  • Vivenciar técnicas que funcionam como antídoto para essas situações
  • Ampliar o leque interno de opções, para poder agir com prevenção e qualidade

 

3º passo – Empatia

  • Conscientizar-se do poder da empatia e como ela pode ajudar na qualidade dos relacionamentos diários com gestores, equipe, clientes externos e internos, pares
  • Colocar-se no lugar do outro e também na idade emocional do outro
  • A nutrição diária da empatia
  • Benefícios e resultados da empatia na qualidade pessoal e profissional
  • A importância da Empatia no exercício da Liderança

 

4º passo Motivação

  • Motivação – Motivo para a ação
  • A importância da motivação para ter sucesso e ser feliz
  • Como encontrar a automotivação
  • Os fatores intrínsecos e extrínsecos da motivação
  • Os fatores motivacionais da Pirâmide de Maslow
  • Por que os profissionais de Secretariado motivados “fazem a diferença” na vida e no trabalho, otimizando resultados?
  • Como manter e nutrir a automotivação, nos momentos de pressão, dificuldades e desafios

 

5º passo – A arte do relacionamento

  • A arte de lidar com perfis heterogêneos e divergentes, com foco na convergência
  • O Desenvolvimento da Liderança – Condição sine qua non para todos os profissionais que lidam com pessoas, como o Profissional de Secretariado
  • Líderes Vencedores – Atuais e Perenes- Seus Conceitos e Lições de Liderança
  • Liderança formal e informal do profissional de Secretariado

 

PARTE C

  • Inovação e Criatividade – O DNA de Inovação do Profissional de Secretariado, com base no Livro DNA do Inovador
  • A importância da criatividade e inovação no cenário atual
  • A criatividade e inovação como recursos para se reinventar e “sair fora da caixa”
  • As 5 Competências do DNA do Inovador, direcionadas para o DNA do Profissional de Secretariado: Associar, Questionar, Observar, Experimentar, Fazer networking.

 

EXERCÍCIOS

Exercícios Holísticos, Psicofísicos e Lúdicos que serão trabalhados, de acordo com os conteúdos

  • Respiração consciente e seus múltiplos benefícios
  • O corpo atendendo sua vocação natural por meio dos movimentos simples – espreguiçar, alongar e similares
  • Meditação ativa e passiva direcionada à vida cotidiana
  • Posturas de yoga que possibilitam consciência corporal e equilíbrio
  • A dança como expressão do corpo e da sensibilidade
  • O canto como catalisador de emoções e relaxamento
  • Desenvolvimento das Dimensões do Ser Integral (Dimensão Física, Mental, Emocional, Espiritual)
  • Ampliação da Percepção, por meio da ativação dos 5 Sentidos (Visão, Olfato, Tato, Paladar, Audição)
  • Relaxamento
  • Automassagem
  • Caminhada
  • Outros Similares

Exercícios de Criatividade e Inovação

  • Vivência lúdica com as 5 competências do DNA do Inovador
  • Criação de uma Escola de Samba, para praticar todos os conceitos aprendidos

 

Metodologia

  • Exercícios de reflexão e interação;
  • Práticas vivenciais, conforme mencionado acima;
  • Dramatização;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Sensibilização musical;
  • Vivência prática de um cardápio de atitudes de qualidade de vida e qualidade profissional, que pode ser incorporado ao cotidiano de cada pessoa (recebem a proposta desse cardápio);
  • Amarração dos exercícios x conteúdos trabalhados x devolutiva em grupo e individual.

Facilitadoras:

Bete D’elia

Diretora da Toucher  Desenvolvimento Humano Ltda, Graduada em Português – Francês pela  USP – Universidade de São Paulo. Pós-graduada (latu-sensu) em Psicologia Universal pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento. Coach, com formação pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Palestrante, instrutora de cursos e consultora de empresas. Articulista de revistas, entre elas a Ser Mais, Capital Público e Vocação Pública,  jornais e sites com temas voltados à gestão empresarial, qualidade de vida, profissionalismo, inteligência emocional, administração do tempo, liderança feminina, entre outros. Autora do Livro Profissionalismo – Não dá para não ter – Editora Gente / As novas Competências do profissional de secretariado, com Edméa G. Neiva – IOB Thomson. Coautora do Livro Gestão do Tempo e Produtividade / Coaching e Mentoring – Editora Ser Mais. Coordenadora e coautora do livro Excelência no Secretariado – Editora Ser Mais. Coautora do projeto “Curso Preparatório para Docência na Área de Secretariado”, premiado no CONASEC 2016 – 1º lugar no voto popular. Coautora do SecretariadoOnline, lançado em outubro de 2017.

Walkíria Gomes de Almeida

 

Mestre em Administração, com concentração em Gestão Internacional pela ESPM- Escola Superior de Propaganda  e Marketing e. Especialista em Gestão Empresarial pela FECAP. Conselheira do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo-SINSESP, gestão 2016/2020. Diretora da empresa PhorumGroup, consultora da Toucher Desenvolvimento Humano, facilitadora  de cursos na  Unisescon- Universidade Corporativa do SESCON- Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo. Palestrante nacional de temas diversos. Autora do livro Competências dos Profissionais de Secretariado em diferentes empresas, Novas Edições Acadêmicas, 2017. Coautora do livro Excelência no Secretariado, Editora SerMais, 2013. Possui 30 anos de experiência como Secretária Executiva de empresas de grande porte. Coautora do projeto premiado no CONASEC-2016- 1º lugar no voto popular. “Curso Preparatório para Docência na Área de Secretariado”, de 2016. Coautora do SecretariadoOnline, lançado em outubro de 2017.

 

Horário e carga horária

08:00 h Início da aula
10:00 h Intervalo
12:30 h Almoço*
13:30 h Retorno à aula
15:00 h Término da aula

Carga horária: 30 horas

Local e data

  • Gramado/RS – 27 a 31/08/2018
    • Hotel Serra Azul: Rua Garibaldi, 152 – Centro, Gramado|RS
      Telefone: (54) 3295-7200 – http://www.serraazul.com.br
      Sugestões de hospedagem

 

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