Consultre

Técnicas de elaboração de planos, gestão e avaliação

 

Apresentação

As regras para os órgãos públicos elaborarem e avaliarem os seus Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) foram estabelecidas pelo Ministério do Planejamento (MP). A Instrução Normativa nº 10 – SLTI/MP para regulamentar esta ação foi publicada em 14 de novembro de 2012, no Diário Oficial da União. A norma tem validade para as entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e também para as empresas estatais dependentes, conforme o determinado no Decreto nº 7.746, de junho de 2012.

A Instrução Normativa nº 10 foi criada a partir de reuniões da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública (CISAP). Além do MP, fazem parte desta comissão os seguintes ministérios: Casa Civil; Meio Ambiente; Minas e Energia; Ciência Tecnologia e Inovação; Fazenda; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; e Controladoria-Geral da União. A CISAP foi instituída com o objetivo de implementar critérios, práticas e ações de sustentabilidade no âmbito da Administração Pública Federal.

Os PLS serão ferramentas para permitir a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos que deverão abranger os seguintes temas: material de consumo (papéis e copos de plástico e papel), energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis, compreendendo, pelo menos, obra, equipamentos, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados, de apoio administrativo e de manutenção predial. Especificamente em relação ao material de consumo, estes devem conter, por exemplo, a identificação de similares de menor impacto ambiental para a sua substituição.

Objetivos

O Curso tem por objetivo capacitar os servidores designados como membros das Comissões de Logística Pública Sustentável e tomadores de decisão para o fiel cumprimento das disposições legais e normativas relacionadas com  a gestão sustentável na Administração Pública.

Público Alvo

Servidores designados como membros das Comissões de Logística Pública Sustentável e tomadores de decisão.

Programa

  • Constituição da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável.
  • Práticas de sustentabilidade e racionalização.
  • Conceito de Logística Sustentável.
  • Inventário de Bens.
  • Metodologia de implementação do Plano de Gestão Logística Sustentável.
  • O processo de formulação do PLS.
    • Objetivo do Plano de Ação;
    • Detalhamento de implementação das ações;
    • Unidades e áreas envolvidas pela implementação de cada ação e respectivos responsáveis;
    • Metas a serem alcançadas para cada ação;
    • Cronograma de implantação das ações; e
    • Previsão de recursos financeiros, humanos, instrumentais, entre outros, necessários para a implementação das ações.
  • As iniciativas de capacitação afetas ao tema sustentabilidade.
  • Programas de referência.
    • Programa de Eficiência do Gasto Público – PEG, desenvolvido no âmbito da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – SOF/MP.
    • Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia – SPE/MME;
    • Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – SAIC/MMA;
    • Coleta Seletiva Solidária, desenvolvida no âmbito da Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – SE/MDS;
    • Projeto Esplanada Sustentável – PES, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da SOF/MP, em articulação com o MMA, MME e MDS; e
    • Contratações Públicas Sustentáveis – CPS, coordenada pelo órgão central do Sistema de Serviços Gerais – SISG, na forma da Instrução Normativa nº 1, de 19 de janeiro de 2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI/MP.
  • Avaliação do Plano de Gestão Logística Sustentável.
  • Elaboração do Relatório de Avaliação do Plano de Gestão Logística Sustentável.

Instrutor: Alberto Almeida

Doutorando em Sistemas de Gestão pelo Departamento de Desenho Técnico da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. É professor em programas de pós-graduação lato sensu e de cursos voltados para formação, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos principalmente nas áreas relacionadas a Tecnologia da Informação, Licitação e Contratos e Sustentabilidade. Já atuou como consultor de diversas organizações públicas e privadas. Atualmente, do ponto de vista da pesquisa acadêmica, modelos de ecoeficiência em processos logísticos sustentáveis e gestão de contratos administrativos tem sido seu maior foco de interesse. Ao longo dos 25 anos de sua carreira profissional atuou na prática em atividades de administração de licitações e fiscalização contratual, além de ter participado com instrutor em diversos eventos de treinamento voltados para o setor público. Alberto é Mestre em Sistemas de Gestão pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFF, possui pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Candido Mendes, além de ter ampla formação complementar desenvolvida por meio de cursos de extensão universitária, atualização e capacitação profissional em instituições de ensino como a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e a Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Cursos In Company

Este curso pode ser realizado fechado em sua empresa. Solicite orçamento aqui.

0 ALUNOS

    Agenda de cursos

    Cursos In Company

    Desenvolvido por Phidelis