Consultre

Melhores práticas baseadas no Framework COBIT 5.

Apresentação

Entregar valor às áreas de negócio é hoje o principal desafio da TI. Por isso, atualmente é cada vez maior a necessidade da integração entre os processos de TI e negócios. A implementação de um modelo de Governança pelos gestores de TI é fundamental para consolidar a posição da TI como o principal parceiro estratégico das áreas de negócios.

Flexibilidade e eficiência na implantação das mudanças são as principais qualidades esperadas dos serviços prestados pela TI ao negócio. Neste estágio, os processos de TI devem além de estar altamente integrados aos objetivos estratégicos das organizações, ser capazes de possibilitar aos gestores tomadas de decisão mais assertivas em busca da inovação, o principal diferencial de mercado atual.

Por muitos anos, as organizações puderam sobreviver com um apoio mínimo da TI. Hoje a realidade é muito diferente, a Tecnologia da Informação é um fator crítico de sucesso para as empresas. Com o aumento do peso de importância dentro da organização, devido à dependência cada vez maior dos processos de negócios da tecnologia, a TI passou a enfrentar enormes desafios, tais como:

• Manter a alta disponibilidade dos serviços de TI;
• Gerar valor ao negócio por meio de projetos de TI;
• Reduzir Custos e Riscos utilizando a mesma quantidade de recursos;
• Gerenciar o aumento da complexidade dos ambientes de TI;
• Atender os níveis de “compliance” das mais diversas regulamentações;
• Manter níveis de segurança das informações em todos os canais de comunicação.

Visando enfrentar estes desafios surgiram vários frameworks tanto de governança quanto de controle. O principal deles é o Cobit, que é um acrônimo que significa Control Objectives for Information and related Technology (Objetivos de Controle para Informações e Tecnologias relacionadas). Nele os processos estão estruturados de uma forma gerenciável e lógica, atendendo as várias necessidades de gestão da organização, tratando os riscos de negócio, questões técnicas, necessidades de controle e métricas de desempenho. Ele atualmente tem servido de base às auditorias (internas e externas) apoiando tanto a implementação de controles na Governança de TI quanto na avaliação de compliance destes controles em relação aos normativos dentro das organizações.

Objetivo

Este treinamento tem como objetivo capacitar os participantes a entender: o papel e os desafios da Auditoria de Sistemas e de TI nas organizações; origens e a importância da governança corporativa e da governança de TI; requisitos de um framework de controles de TI; o framework do COBIT, seus componentes e integração com outros frameworks de melhores práticas de TI (SOX, COSO, ITIL, PMBOK, NBR ISO/IEC 27000:2014); principais técnicas de auditoria de sistemas e de TI; planejamento e programação das atividades de auditoria de sistemas e de TI; framework das atividades de assurance; e avaliação do desempenho da área de Auditoria de Sistemas e de TI com base em indicadores (KGI/KPI e KRI).

Público-Alvo

Profissionais de TI, principalmente auditores, gerentes e coordenadores de auditoria, profissionais e gerentes de TI da área de governança de TI que participam ou tenham interesse no processo de auditoria de sistemas, serviços e projetos de TI, assim como na construção de modelos de autoavaliação da organização e de seus sistemas de informação, tendo como base as melhores práticas dos Frameworks Cobit e ITIL alinhados a NBR ISO/IEC 27.001:2005.

Programa

A Governança de TI e os Frameworks de Controle
– Governança Corporativa e Governança de TI
– O framework COBIT: domínios, processos e atividades
– Conformidade com Leis e Regulamentações
– COBIT e o exame CISA;

O Gerenciamento de Sistemas e de Projetos de TI
– O Gerenciamento dos serviços de TI (modelo ITIL V3)
– O suporte e a entrega dos serviços (V2) e o ciclo de vida dos serviços (V3)
– Estrutura da Norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2005 e SGSI;
– Controles: Política de Segurança (A5), Organização da Segurança da Informação (A6), Gestão de Ativos (A7) e Gestão da Continuidade de Negócios (A14)
Processo de Certificação e Tomada de Contas: Auditoria de Documentação e Auditoria de Conformidade

Auditoria de Sistemas e de Processos de TI
– O processo de auditoria de sistemas e de TI
– IT Assurance Guide e o COBIT Control Practices 5.0
– Técnicas de Auditoria de Sistemas: Avaliação de rotinas de processamento (Test-Deck; Simulação Paralela; Mapping, Tracing e Snapshot; BCSE (Base Case System Evaluation); ITF (Integrated Test Facility), Análise de Log’s)
– Avaliação do resultado de processamento (Análise de Dados; Comparação e/ou Confronto de Dados; Confirmação de Dados; SCARF (System Control Audit Review File)).

Padrões, Roteiros e Procedimentos de Auditoria
– Auditoria Integrada – fundamentos e processos
– Planejamento e programação das atividades de Auditoria de Sistemas e de TI
– Trabalhos de auditoria integrada (processo de negócio e apoio de sistemas e de TI)
– Plano anual de auditoria de sistemas (riscos, outsourcing etc)
– Os Relatórios de Auditoria e os Papéis de Trabalho

Instrutor: Luiz Claudio Sales

Professor, consultor e palestrante com experiência em Gestão de Projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) relacionados à testes de ferramentas de computação cognitiva e a implantação dos processos de gerenciamento de serviços de TI (ITIL) envolvendo equipes multidisciplinares. Conhecimento dos processos relacionados à Lei 8.666 referente a Licitações e Contratos em especial para bens e serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação, metodologias ágeis (Scrum, XP) e normas, tais como: NBR ISO/IEC 20.000, 27.000 e 31.000. Experiência como professor universitário (pós-graduação) e consultoria sobre Governança Corporativa e de TIC utilizando-se as melhores práticas de mercado (Cobit, PMBOK, ITIL, BPMN, CBOK, ISO 27000, Lean IT, Scrum e BSC). Mestrando em Direção Estratégica em TI – FUNIBER; possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília; MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Ceará e Formado em Processamento de Dados – Universidade Católica de Brasília – UCB. Certificações: Lean Six Sigma Yellow Belt Professional – 6SigmaStudy; SFC – Scrum Fundamentals Certified; ITIL Expert – IT Partners/SP; Cobit 4.1 – ISACA/SP; CBCC (Certified Business Continuity Coordinator) – Strohl Systems/SP; PMP (Project Management Professional) – PMI/SP. Possui experiência de mais de 15 anos no Banco do Brasil, uma das maiores empresas do governo, atuando com diversos projetos na área de Tecnologia da Informação. É Assessor Empresarial de TI na Unidade de Arquitetura e Governança (Ditec/Gearq). Foi Coordenador de projetos do novo modelo operacional e Governança de TI da Caixa de Previdência do BB; Coordenou processos de Gerenciamento de Serviços de TI da Diretoria Gestão de Segurança (Diges/GCN); Foi responsável pela administração e manutenção do Sistema de Compras e Contratações na Diretoria de Logística (Dilog/Gecop).

Investimento

R$ 2.590,00 – Valor especial para depósito ou empenho antecipado.

R$ 2.790,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consulte.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)

08:30 h Início da aula

10:30 h Intervalo

13:00 h Almoço*

14:00 h Retorno à aula

16:30 h Término da aula

Carga horária: 21 horas

Locais e datas

• Rio de Janeiro/RJ: 12 a 14/06/2019
• Brasília/DF: 09 a 11/10/2019

Vagas limitadas 2

Atenção! É recomendável que faça sua pré-reserva com antecedência para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo.

Garanta sua vaga agora ou fale conosco:

BT_INSCRICAO Whatsapp3

Dados para emissão do empenho*

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.

Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53

Insc. Estadual: Isento

Insc. Municipal: 24.687-0

Tel/fax.: 27 3340 0122

Site: www.consultre.com.br

E-mail: inscricao@consultre.com.br

* Estamos cadastrados no SICAF

Forma de pagamento

Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária, em favor de:

CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.

Banco do Brasil

Agência: 1240-8

Conta Corrente: 105.895-9

Certidões Negativas

A Consultre mantém atualizadas todas as certidões negativas que comprovam sua regularização com órgãos competentes, além de estar cadastrada no SICAF.

. Receita Federal / INSS

. CNPJ

. FGTS

. TRABALHISTAS

. Certidão Negativa Estadual

. Certidão Negativa Municipal

Cursos In Company

Este curso pode ser realizado fechado em sua empresa. Solicite orçamento aqui.

Course Reviews

N.A

ratings
  • 5 stars0
  • 4 stars0
  • 3 stars0
  • 2 stars0
  • 1 stars0

No Reviews found for this course.

0 ALUNOS

    Agenda de cursos

    Cursos In Company

    Desenvolvido por Phidelis