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Ferramentas para auxiliar a pesquisa, a disseminação e a gestão de conteúdos das informações arquivísticas institucionais

 

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Objetivo

Este curso visa desenvolver habilidades de leitura técnica e análise de assuntos com o objetivo de elaborar resumos indicativos, indexar documentos arquivísticos para potencializar o gerenciamento de conteúdos e otimizar pesquisa em sistemas informatizados e na WEB, quanto à criação e a localização de documentos. Também, como classificar documentos e processos mediante o uso de instrumentos classificatórios propostos pelo CONARQ, SAESP e outras instituições.

Público alvo

Profissionais que trabalham com a descrição e a classificação de documentos e processos digitais e analógicos, bem como aqueles que atuam nos serviços de digitalização e criação de documentos digitais, serviços de protocolo, expedição e arquivos, secretárias(os), assistentes e assessores que gerenciam conteúdos institucionais, tanto em âmbito local, como na intranet e internet institucional, membros das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos – CPAD, estudantes e pesquisadores que necessitem aprimorar as técnicas de criação e gestão de conteúdo no âmbito da Administração Pública.

Programa

A gestão de conteúdos e as ferramentas que auxiliam a gestão de documentos públicos: resumo, indexação e classificação.

  • Conceitos relacionados às atividades de elaboração de resumo, indexação e classificação para introduzir o participante ao domínio dessas ferramentas de tratamento da informação;
  • A importância da gestão de conteúdos das redes mundiais.

Documentos públicos: estrutura e modo de construção dos conteúdos arquivísticos.

  • A tipologia textual: tipos, estrutura informacional e funções – a influência no processo de comunicação institucional;
  • Classificação dos documentos quanto ao gênero e natureza do assunto;
  • As espécies e tipologias documentais da formação dos conjuntos arquivísticos.

Técnicas de leitura de documentos públicos e privados

  • Leitura técnica: método para compreender conteúdos arquivísticos e potencializar a representação desses conteúdos;
  • O texto e o contexto dos documentos públicos: a intertextualidade e as relações entre os documentos e o contexto em que se inserem.

Como redigir resumos indicativos: aplicação da NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação.

  • Quais os tipos de resumo?
  • Definições apresentadas pela NBR 6028;
  • Para que servem os resumos indicativos;
  • Tipos e funções;
  • Regras gerais de apresentação;
  • A redação do resumo: exemplos de resumos indicativos.

Como indexar documentos arquivísticos: métodos para análise, determinação de assuntos e seleção de termos – com base na NBR 12.676.

  • Por que a indexação é fundamental para a gestão de conteúdos?
  • Definições dos atributos do processo de indexação;
  • Vocabulários controlados: noções da ISO 25.964-1 – information and documentation – Thesauri and nteroperability with other vocabularies – Part 1: Thesauri for information retrieval;
  • Estágios da indexação;
  • Análise dos documentos de arquivo;
  • Identificação dos conceitos;
  • Seleção de termos;
  • Controle de qualidade.

Classificação aplicada a documentos arquivísticos

  • Por que precisamos da classificação?
  • Definições dos atributos do processo de classificação;
  • Dos planos de classificação: os modelos de referência disponível no mercado;
  • Metodologia de estruturação de planos: como facilitar a navegabilidade dos instrumentos classificatórios;
  • O arranjo dos arquivos intermediários (arquivos centrais ou gerais) após a aplicação do plano de classificação o atendimento ao cliente nas demandas de desarquivamento;
  • A classificação arquivística e a aplicação da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.

Oficinas de trabalho

  • Os trabalhos das oficinas ocorrerão, de forma alternada, entre a teoria e a prática. Com isso, haverá maior interatividade entre os participantes e o facilitador para aplicação dos conhecimentos de elaboração de resumos indicativos, indexação e classificação. Os gêneros documentais objetos das oficinas serão filmes, músicas, artigos, documentos arquivísticos impressos, corrigidos durante o curso como forma de sedimentação do aprendizado.

Instrutor: Luiz Fernando Duarte de Almeida

Arquivista do Serviço Público Federal há 34 anos; Bibliotecário e Documentalista; Consultor e instrutor de Gestão de Documentos e Memória Institucional há 36 anos; foi Arquivista do INSS por 25 anos; Analista Judiciário, especialidade Arquivologia do Tribunal Superior do Trabalho – TST – desde 2008 -; Coordenador de Gestão Documental e Memória do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho; membro do CNJ/Proname; Secretário do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho; instrutor da Consultre desde sua fundação; instrutor de treinamento do TST; Instrutor da Escola de Administração Fazendária – ESAF, ministrou cursos para todos os estados brasileiros, exceto o Amapá. Pós-graduado em “Planejamento, Organização e Direção de Arquivos” – UFF; Pós-graduado em “Documentação e Informação” – UFRJ; Bacharel em Arquivologia – UNIRIO e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação – UNIRIO; Autor dos livros “Ensaios de Sistema de Informação em Arquivologia e Documentação”, publicado pelo Grupo TED e “Administração de Arquivo e Documentação” – Série Manuais CNI, publicado pela Confederação Nacional da Indústria.

Investimento

R$ 2.590,00 – Valor especial para depósito ou empenho antecipado.

R$ 2.790,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consulte.com.br.

Incluso: Material didático e de apoio, pasta executiva, coffee-break, almoço e certificado.

Horário e carga horária

08:00 h Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30 h Início da aula
10:30 h Intervalo
13:00 h Almoço*
14:00 h Retorno à aula
16:30 h Término da aula

Carga horária: 21 horas

Local e Data

  • Natal/RN: 21 a 23/08/2019
  • Salvador/BA: 25 a 27/11/2019

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Dados para emissão do empenho*

 

Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.

Endereço: Av. Champagnat, 645, Sl 502, Ed. Palmares, Centro – Vila Velha/ES – Cep: 29100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53

Insc. Estadual: Isento

Insc. Municipal: 24.687-0

Tel/fax.: 27 3340 0122

Site: www.consultre.com.br

E-mail: inscricao@consultre.com.br

* Estamos cadastrados no SICAF

 

Forma de pagamento

 

Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária, em favor de:

CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.

Banco do Brasil

Agência: 1240-8

Conta Corrente: 105.895-9

 

Certidões Negativas

 

A Consultre mantém atualizadas todas as certidões negativas que comprovam sua regularização com órgãos competentes, além de estar cadastrada no SICAF.

. Receita Federal / INSS

. CNPJ

. FGTS

. TRABALHISTAS

. Certidão Negativa Estadual

. Certidão Negativa Municipal

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